O Livro “A Acção da Rainha D. Leonor” é um dos melhores estudos que conheço sobre a figura da nossa notável Rainha, síntese perfeita da sua psicologia, da sua obra e do meio complexo de um tempo trágico e esplêndido em que viveu.
…A Autora, Dra. Deolinda Ribeiro, que ia ser a primeira senhora do concelho das Caldas a formar-se numa Universidade, nascera numa aldeia ligada, precisamente á lenda da fundação do Hospital e da Vila pela Rainha D. Leonor.
A circunstância de ter nascido no Chão da Parada, uma aldeia rural, tornou-a numa mulher que apreciava muito os lavradores sendo conhecida uma quadra tão castiça que proferia:
Sapateiros e carpinteiros
E alfaiates… nada são!
-Homens são os lavradores
Que enchem a casa de Pão.
1 comentário:
Foi minha Profª de História, nutria por ela, como por outros, uma grande admiração e amizade...
Interessante que tenha sido o Dr Fernando Correia a escrever o prefácio.
Certamente a maior parte dos colegas não conheceu o dr Fernando Correia...
Foi meu amigo e cunhado de uma grande amiga minha, a criadora do Bordado de Óbidos a Sra D.Maria Adelaide Ribeirete, que por sinal era prima de uma funcionária da Escola de que não me recordo o nome, apenas que era mãe do Adalberto que também trabalhou na Secretaria a escola...
O sr Dr Fernando Correia era um grande estudioso da Rainha Dona Leonor...
Escreveu muitos livros sobre ela e o Hospital Termal, recordo-me de conferir com ele muitas das provas que antecediam a edição dos Livros...
O Hospital das Caldas tem o nome dele...
Dr Fernando da Silva Correia...
Enviar um comentário