segunda-feira, 5 de junho de 2006

Canto Coral - 1961/1962

As aulas de Canto Coral eram sempre iniciadas com a história do Tonecas. Um de nós lembrava o momento que tinha ficado em suspenso na aula anterior e o Padre Renato prosseguia o relato, sem quaisquer hesitações.

A ingenuidade de quem tinha 9/10 anos levava a pensar que a história era real ou estava bem memorizada. A imaginação do Padre Renato e a vontade de nos prender a atenção fazia o resto. Era uma delícia ouvi-lo: pela história em si e por, pelo meio da mesma, surgirem chamadas de atenção sobre a forma correcta de dizer e escrever em bom português.

A iniciação musical vinha a seguir, às vezes completada com um bom ralhete a punir a desafinação.

Há alguns anos adquiri um "livrinho", modesto, editado por Renato André Ramos, Pároco de Tornada.
Chama-se Redigir correctamente e é uma grande aula de português em forma de história, tal como a do Tonecas.
Devia ser de leitura obrigatória para muita gente que por aí anda a escrever e a falar "de cátedra".

OSS

Comentário
..E as sessões de hipnotismo (só para rapazes) enquanto as meninas assistiam encantadas com aquele fazer de realidade tão "real"?

LL
..........06-06-2006
Bastante interessante a figura do Padre Renato, com aqueles óculos pequenos e redondos de aros pretos, parece que o estou a ver...
Como poderei adquirir o tal "livrinho" que tu mencionas neste texto? Já fui à Bertrand mas precisam do nome da editora, se puderes indica-o. Obrigada.

Lurdes Peça..........17-08-2006

Só hoje vi o teu comentário. O livro foi comprado na Loja 107 e era uma edição de autor. Amanhã, vou tentar passar por lá, para ver se ainda existe algum exemplar.

Orlando Santos..........31-08-2006

Sem comentários: