domingo, 22 de outubro de 2006

A Mocidade Portuguesa

A propósito destas fotografias do Jaime Neves, aqui fica um apontamento sobre a “Bufa”, nome pela qual era conhecida Instituição do Regime.
A Mocidade Portuguesa foi criada em 11 de Abril de 1936, a secção feminina só três anos mais tarde é que apareceu. Tinha como objectivo incutir nos jovens valores nacionalistas e patrióticos do estado Novo. O movimento não era voluntário pois a inscrição era obrigatória, e as faltas poderiam levar ao chumbo do ano escolar. Naturalmente após o 25 de Abril esta foi extinta.
A Mocidade tinha um Regulamento, possuía hino, fardamento próprio, uma hierarquia de comando, e promovia diversas actividades nas escolas, entre as quais se contam a edição de revistas, nomeadamente de quadradinhos, Lusitas, Pisca-Pisca, Fagulha. O Desporto Escolar foi uma das vertentes mais apreciadas pelos alunos.

Hino da Mocidade Portuguesa masculina:

Lá vamos, cantando e rindo, / levados, levados, sim, / pela voz do som tremendo / das tubas, clamor sem fim. / Lá vamos, que o sonho é lindo, / torres e torres erguendo, / rasgões, clareiras abrindo, / alvas de luz imortal, / roxas névoas despedaçam, / doiram o céu de Portugal. / Querer, querer, e lá vamos, / tronco em flor estende os ramos / à mocidade que passa.

ZV

Comentário:

Como graduado da Mocidade nos anos 60 nunca ouvi chamar de bufa mas sim de piolhos verdes.

Anónimo..........04-06-2007

Sem comentários: