terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Dia de Santo Antão

Se o Dia da Espiga era um dia de festa, o Santo Antão em Óbidos, também levava muitos alunos a faltar às aulas para ali se deslocarem.
O Orlando Santos diz a propósito deste dia….Apanhava-se a "automotora das 3 e um quarto" e o regresso era feito a pé. Nesse dia não havia aulas e os professores marcavam os números dos alunos faltosos no pequeno quadrado do livro de ponto, para não ser falta colectiva, que poderia cheirar a greve. Por vezes aparecia um ou outro mais "cumpridor" que queria ter aulas e, naturalmente, o primeiro professor que o recebia mandava-o ter juízo. As escadas não custavam nada a subir ... ainda será assim?Nesta foto de 1968, podemos ver no regresso da festa, o Cabé, o Cardeal, o Ventura, o Dias e o Calisto.
Diz quem sabe que a caminhada e o ar fresco, fez muito bem a estes jovens.

Nota: A propósito desta fotografia, e depois de uma "investigação" certeira, consegui localizar o meu Amigo Cabé. Vive em Alpiarça, já falei com ele e se não for antes, em Maio vamos dar aquele abraço, e pôr a conversa em dia.
Zé Ventura
Comentário:

E por onde andam estes e outros antigos alunos, que não mais se abalançaram...a subir as escadinhas do Monte do Santo Antão?

Este ano não pude cumprir "a tradição"... uma constipação ("coisa" que noutros tempos não seria impeditiva...) não permitiu "estar presente"...

Mas para o ano se Deus quiser...o Maximino vai voltar à Romaria...

Maximino Martins.........31-01-2007

Sem comentários: