terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Notícias de Faro

O Blog lá vai aos poucos juntando o “pessoal”, desta vez as notícias chegam de Faro do colega do Curso Comercial, finalista em 1968, o Artur Henrique Ribeiro Gonçalves.

Nada melhor para ilustrar as suas próprias palavras do que a pauta da turma B do 3º Ano do Comércio.

Caros Colegas
Descobri por acaso o BLOG da Confraria dos Antigos Alunos da Escola Industrial e Comercial das Caldas da Rainha.
Fiquei agradavelmente surpreendido c/ a fotografia publicada a 4 de Novembro de 2007, «Uma visita a Guimarães» (1968). Sou o Artur, agora com mais 39 anos. No final do ano seguinte passei a frequentar o Instituto Comercial de Lisboa e, a pouco e pouco, as idas às Caldas começaram a diminuir. Posteriormente passei p/ as Universidades Clássica e Nova de Lisboa. Vivo em Faro desde 1976, sou casado, tenho duas filhas (28 e 18 anos) e sou professor de Cultura Literária na Universidade do Algarve…
… A Escola Industrial e Comercial das Caldas da Rainha (era assim que na altura – julgo eu saber – se chamava) voltou à minha memória e, muito embora nunca mais a tivesse visitado, é como se me sentisse – de novo – no seu interior.
…O texto desta mensagem não transmite nada de muito transcendente. Mas, para todos os efeitos, pode ser entendido como um testemunho verdadeiro de alguém que se sentiu profundamente surpreendido por se rever numa fotografia com cerca de quarenta anos. De ter voltado a ver algumas caras reconhecíveis, entre as quais a da minha professora de Inglês, a Dra. Isabel Correia, organizadora infatigável dessa viagem de finalistas/estudo. O que é feito dela e do marido? Ele foi meu professor de Matemática, no ano seguinte, na Secção Comercial. Lembro-me do Limpinho, da menina dos óculos e da menina da mala (nomes?) e do Luís. (Referência à foto publicada em 4 de Novembro de 2007)
…O mundo é pequeno pelo que nada nos impede se vislumbrar um reencontro. A ideia do encontro anual parece-me interessante e exequível. Assim a oportunidade se proporcione.
Bom, a ver vamos!... Entretanto, espero manter-me em contacto convosco. Ou por mail ou pelo BLOG. Posso ter muitas tarefas, mas nunca deixo de encontrar um tempinho livre para responder.
Um abraço a todos os colegas do passado, com certeza amigos do presente e, estou certo, do futuro e de todos os tempos.

Artur Henrique Ribeiro Gonçalves ……. Faro 10-12-2007

Comentários:

Pois então meu amigo (sou mais velho na Escola..."mas fomos" colegas..."!!!)...marque lá na sua agenda: Almoço dos Antigos Alunos dia 10 de Maio de 2008...
Um abraço
(Eu não o conheço, mas certamente outros que o conhecem vão aparecer a seguir...)

Maximino.......12-12-2007

Bom, venho aqui comentar só por graça,o meu irmão é mesmo e exactamente o nº anterior, o 653, o Tó Moragado, e só por ler isto é que digo que é tão fixe haver este circuito em que, quase, voltamos a esses tempos...
onde já vão!!!lembro-me do Limpinho, não reconheço mais ninguém na foto. Apareçam! é bom recordar e, como diz o outro, recordar é viver.Um abraço e um beijinho

São Morgado........12-12-2007

Que grande turma!Para além do Artur Gonçalves, que só agora deu sinal de vida (serão resquícios da timidez de há 40 anos?), "perdi" o outro Gonçalves (António Augusto).
Com excepção do Luzio, que já fez a viagem para a qual todos temos bilhete, os outros estão por aqui ou visitam a cidade com alguma frequência.
O "aparecimento" do Artur fez-me "rebobinar a cassete" e rever o filme dos miúdos que éramos (alguns já com barba bem cerrada).
Reconhecerei hoje o Artur? Estará anafado como eu? E os cabelos, serão brancos?
Aparece em Maio! Não é só "conversa de velhos"... e vale a pena!

Orlando Santos.........12-12-2007

Já olhei várias vezes para esta lista e posso dizer que práticamente todos estes nomes estão bem guardados na minha memória. Mas há aqui qualquer coisa «que vraiment me chicote» (isto é francês canadiano e quer dizer: faz-me uma confusão dos diabos. É que estava convencido que o meu amigo Orlando Santos tinha sido meu colega no 1º ano do Ciclo,na escola velha, e afinal na altura em que ele, aluno exemplar estava a terminar o Curso Geral do Comércio, já eu um pouco cábula estava na Secção Comercial. Será que houve algures influências maléficas de alguém de saias ou «je suis dans les batates», volto a traduzir: estou equivocado.
Desculpa lá Orlando mas vais ter que pôr isto a limpo.

J.L.Reboleira Alexandre.......13-12-2007

A confusão do meu amigo Zé Reboleira Alexandre não tem a ver com a sua "cabulação", o meu "brilhantismo" ou a "influência das saias". Em Outubro de 1962 fomos caloiros na Escola velha, com a volta ao Chafariz e a medição do campo de vólei com um fósforo. Em 1963 fizemos, ainda na velha, o 2º. ano e em 1964 inauguramos a Escola nova, com pompa e circunstância, no 1º ano do Geral do Comércio. No início de 1966 (2º período do 4º ano) tive um problema de saúde, que obrigou a um internamento hospitalar de quase 6 meses. Foi-se o ano ... e o Zé. Em Outubro de 1966 regressei para o mesmo 4º ano e o Zé Reboleira tinha fugido e era finalista. Alguns companheiros menos ingratos tinham esperado por mim ...Como está fresca a memória desses tempos ... a de há pouco já falha muito.

Orlando Santos........15-12-2007

Sem comentários: