quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Padre Borges, que é feito de si?

Foi com grande emoção, que no passado dia 1 de Dezembro, me reencontrei com o Padre Borges, que há 52 anos, foi meu professor de Religião e Moral e um dos melhores e mais velozes extremos do futebol da altura sobretudo quando, puxando a batina para cima e agarrando-a com a mão esquerda, cavalgava toda a linha lateral a grande velocidade.

O reencontro deu-se durante um casamento, na Foz do Arelho, em que eu era convidado e ele era um dos celebrantes.

No fim da cerimónia fui dar-lhe um abraço. Não me reconheceu nem sequer se lembrou do meu nome mas perguntou-me de imediato por um menino de Alvorninha que era muito bom aluno mas de cujo nome também não se lembrava. Disse-lhe que era o Fernando Noronha Leal e dei-lhe conta do seu percurso académico e profissional. O Padre ficou emocionado pois sempre considerou que aquele menino de Alvorninha tinha condições que lhe auguravam um grande futuro se fosse possível continuar a estudar.

O Padre Borges é pároco na Igreja de Marvila, em Santarém, onde tem desenvolvido uma obra extraordinária direccionada para as crianças e os idosos.

Julgo que era muito interessante reunir um grupo de alunos para o ir visitar a Santarém pelo que deixo aqui abertas as inscrições.

Um grande abraço para todas as antigas e antigos alunos da nossa Escola com desejos de um grande 2008.

Sanches

Comentários:

Meu caro Sanches. O Padre Borges também foi meu professor de Religiao e Moral e já nessa altura - passaram-se mais de 50 anos - primava por uma postura altamente didáctica e sobretudo humana. Gostosamente aderirei a uma visita que eventualmente lhe venhamos a fazer.
Um abraço.
Se porventura me quiseres contactar fá-lo para o telemovel 914739325

Antonio Nobre......02-01-2008

Sem surpresa - pois tivémos, há dias, oportunidade de partilhar, a duo, a informacão que aqui deixas - li, com imenso gosto e total concordância, os adjectivos que empregas para falar do Padre Borges! Mas foi com emocão e muita gratidão que soube da memória que o Padre Borges guarda do "menino" de Alvorninha! Pois esse menino, hoje com 62 anos, avô de dois netos, terá um ENORME prazer em reencontrar e abracar esse HOMEM BOM que marcou a minha juventude e influenciou tanto a minha vida! Obrigado, Padre, e até breve.

Fernando Noronha Leal.........03-01-2008

Pois eu também gostava de ir...oxalá escolham um dia em que eu possa, mas também não deixava de ser interesnate ele estar no próximo almoço (não esqueçam 10 de Maio-2008)...
Eu por acaso, encontrei-o talvez há uns dois anos, na Sacristia da Sé de Santarém e estive a falar com ele uns momentos...

Maximino.............03-01-2008

É impossível não nos lembrarmos do Padre Borges a povoar as memórias da nossa adolescência, cheia de questões a que ele sempre dava uma resposta adequada. O meu reencontro começa por se fazer já aqui. Para o meu professor, o abraço amigo de um dos muitos alunos que teve e que, muito naturalmente, não recordará.

Artur R. Gonçalves......03-01-2008

Toda a minha preparaçao cristã foi feita e acompanhada pelo Padre Borges, catequese, formaçao para "menino de coro" hoje acolitos julgo ser assim o nome e depois religiao e moral na Escola Comercial, era o Padre do cinema aos domingos no Salão Iberia, das excursoes aos seminarios, do futebol na Parada e de toda uma vida cristã sã. Ele enchia a igreja de juventude, lembro-me da Semana Santa das procissoes, etc.etc.
Curiosamente afastei-me da vida religiosa quando da partida dele para Santarém, mas sempre o recordo e temo-nos encontrado por aí entre os anos que vão passando. Para ele sempre fui o Gomes, nome herdado dos meus irmãos mais velhos que tambem passaram por ele.
Um abraço para si Padre Borges.

Guilherme Santos.........04-01-2008

Também quero deixar uma linha: o padre Borges, já nem me lembrava...
e saber que ele casou tanta gente! tenho que regredir muitos anos, é evidente, e lembrar as missas, as prossissões, a catequese até ficou uma lágrima aqui ao canto...
um beijinho para si, padre Borges

São Morgado.......05-01-2008

Depois de uma certa ausência aqui estou eu de novo para falar do Padre Borges,pois se a minha memória nao me atraiçoa a minha turma foi a primeira a ter aulas com o P.Borges, que foi para o lugar de uma outra professora de R.Moral (nao me lembro o nome) e possivelmente ele também se deve lembrar de mim pois eu encontrei-me com ele há uns anos no Pão de Ló em Alfeizerão e ele reconheceu-me. Além disso recordamos o empurrão que eu lhe dei nas costas para ele não acertar na bola e marquei golo. O Padre Borges protestou mas como o árbito era dos Serralheiros, nao anulou o golo e assim ganhamos a partida.

Belos tempos,quem nos dera
Voltar a ver o P.Borges correndo
Levantando sua bata
Lembrar jogos do quimera
No nosso Campo da Mata SAUDADES

Joaquim Chaves.....05-01-2008

O padre Borges foi sem dúvida um dos professores que mais marcou pela positiva os alunos do nosso tempo,( falo por mim) tambem o recordo com carinho, e folgo saber que está bem pois não o vejo há muitos anos, mas não sabia que o Guilherme era um menino do coro, essa é nova quem diria.

Anónimo.......08-01-2008

Se na data tiver disponibilidade também gostaria de estar presente. Um abraço

Carlos Esgaio......13-01-2008

Eu também gostaria de ir visitar o Padre Borges, apesar de ter notícias dele de vez em quando através de uma prima que reside em Santarém. Espero que esta visita se concretise.

Teresa Morgado.......21-01-2008

Caramba, o Padre Borges era bom de bola mesmo, tinha uma corrida que nem imaginam. Uma pena que o Benfica nunca o descobriu. E esse menino, o Fernando Noronha Leal , lembro bem dele, todo bem comportado e dedicado ao estudo. Espero que ele tenha tido o sucesso que merece.Um abraço do Duarte Lopes da Turma dos Serralheiros. Será que alguém lembra?

Duarte Lopes .......28-02-2008

Sem comentários: