domingo, 16 de março de 2008

A camioneta dos Claras

Esta fotografia do álbum da Professora Ermelinda, faz hoje 41 anos pois foi obtida em 16 de Março de 1967.
A camioneta dos Claras, levou alunas e professoras a uma viagem de estudo e a pausa foi aproveitada para a tirar a fotografia onde se pode ver as Professoras Margarida Ribeiro, e Ermelinda e um montão de alunas que também quiseram aparecer no retrato.

José Ventura

Comentário:

Se a nossa saudosa, Dra Deolinda Ribeiro, ou a «Super» como carinhosamente a tratávamos, aparece várias vezes referenciada neste Blog, já a sua jovem sobrinha, Margarida Ribeiro, creio ser esta a primeira fotografia na qual ela aparece. A tia era uma figura típica da minha aldeia, usando um tipo de vestuário que não se coadunava em nada com os padrões da indumentária feminina da época. Se durante a manhã enfiava umas calças e calçava umas botas de borracha, e se punha à frente do carro de bois, à tarde pegava na sua viatura, um Lancia, se a memória não falha, que chegava a dar 100 Kms à hora, e lá ia na sua forma típica de conduzir, meio encostada à porta meio encostada ao assento, dar mais umas aulas. A Dra. Margarida, que ensinou a mim e a muitos de nós, Física e Matemática, foi com imenso prazer e muita emoção que a revi há um pouco mais de um ano quando fui tomar o pequeno almoço, num pequeno café que frequento quando volto às Caldas, ali para os lados dos enormes mamarrachos da Avenida.Mal a vi dirigi-me a ela de imediato e cumprimentei-a com um comentário provocador, evocativo daqueles tempos. Como há muitos anos que não nos víamos, e não me reconheceu na altura, ficou-se pela defensiva, mas ao primeiro índice sobre a minha identidade notei-lhe um brilhozinho nos olhos e uma imensa felicidade. Falàmos do passado, da minha vida no Québec, da minha familia no Chão da Parada, dos meus filhos canadianos, de tanta coisa em tão pouco tempo. Aproveito este espaço para uma homenagem singela e simples à Dra Margarida Ribeiro, mais uma digna representante da minha aldeia na nossa escola. Depois daquele breve encontro não mais a voltei a ver. Espero que possa continuar a ir tomar a bica ao seu café preferido.

J.L.Reboleira Alexandre........17-03-2008

A camioneta dos Claras leva um montão de meninas difíceis de identificar a uma tal distância no tempo. Em contrapartida, é com grande alegria que revejo o sorriso simpático e ímpar da Dra. Margarida Ribeiro, minha professora de Ciências no Ciclo Preparatório, que frequentei ainda na escola velha junto à Mata Real e ao Chafariz das Cinco Bicas. Como duvido ter a sorte do Zé Luís de a encontrar um dia destes nas Caldas, cidade que visito tão espaçadamente, envio-lhe daqui a saudação muito especial de um muito jovem discípulo que a recorda com muito respeito e afeição.

Artur R. Gonçalves........17-03-2008

Sem comentários: