terça-feira, 16 de setembro de 2008

Abril de 66

Esta foto faz-me pensar qual seria a filosofia que obrigava ao uso das batas brancas, não que eu tenha alguma coisa contra as “fardas”, antes pelo contrário, pois assim as classes sociais não eram tão vincadas, pelo menos aparentemente éramos todos iguais.
Mas filosofias à parte esta fotografia foi tirada no dia 21 de Abril de 1966, Dia da Espiga, e as meninas são a Ana Cândido, a Celeste, a Lurdes Peça e a São (que será feito dela?).
Este documento chega-nos pela mão da Lurdes Peça que continua a acompanhar este blog na capital do Algarve.

José Ventura

Comentários:

Não resisto a comentar esta das batas. Lembrou-me as trocas de "piropos" entre as meninas do ERO (as Zebras, por causa das batas às riscas) e da Escola(as Baleias, por analogia com Moby Dick, a Baleia Branca). Não era só entre os rapazes que existiam estas pequenas picardias. Alguma das "Baleias" ou das "Zebras" se lembra disto?

J.J...........17-09-2008

Mais do que as simples picardias a que refere o J. Jales, teriam existido cenas de verdadeira guerra. Não sei se se tratava de «contos urbanos» mas nos 2 anos em que andei na Escola Velha, nas traseiras do Chafariz das 5 Bicas, era frequente ouvir da boca dos veteranos o relato das autênticas batalhas campais à base de pedras ou outros objectos «apropriados» que eram lançados da parte de dentro do muro para a estrada e vice-versa.

Mas eu penso que se tais guerras existiram, mais não eram do que manifestaçôs de mútuo carinho.

Quando o JJ frequentou o ERO, já a escola estava na estrada de Tornada, por isso não poderá confirmar, ou infirmar tais situações, mas haverá por aqui quem possa dizer mais qualquer coisa. Há alguns nomes dos habituais frequentadores do nosso blog que certamente andaram por lá a mandar pedras às «zebrinhas» que desciam a ladeira.


J.L.Reboleira Alexandre......18-09-2008

Olá Zé Luis
Encontramo-nos então hoje deste lado...
Eu já estava no ERO no último ano da Escola Velha (1963/64).
Estão referidos episódios dessas picardias, para além das verbais, nalguns artigos no Blog do ERO, nomeadamente pelo Artur Alves que, no seu "famoso" artigo refere até um deles, passado comigo, junto à Praça de Touros.
Obviamente parece ter sido nos quatro anos (1960-64) em que a Escola era onde referes e o Colégio no cimo da Diário de Notícias que esses "derbys paleolíticos" foram mais frequentes. Depois o afastamento resfriou os ânimos (longe da vista, longe do coração...) e eu acabei por ter vários amigos na Escola na transição de sessenta para setenta. Mas há aqui estórias para contar, mas por gente mais velha que eu!
Estava a brincar com o "deste lado", claro.Um abraço

JJ.........18-09-2008

Olá J.J. e Reboleira: sou mais antigo pois acabei o curso em 59/60 e o que eu posso dizer das confrontações entre escola e liceu era apenas no futebol, mas mesmo assim havia boa amizade, entre muitos que eu me lembro e que eram o Ventura o Honório os Calistos o guarda redes Varela o To Freitas o F. Figueiredo os Morais e outros. Numa das fotos do ERO, está um que se tornou famoso no meu Sporting: o Moura e que se tornou conhecido pelo nome de Lourenço. Não estou bem certo quem é o Jales mas o nome não me é estranho Estou aqui no Canadá fez no dia 7, 42 anos, mas joguei a bola com todos eles e alguns possivelmente tiveram que ir ao oftalmologista pois nunca sabiam por onde eu passava com a bola.Se a memoria não me atraiçoa o liceu era perto do Capristanos antes de ir para o presente local De verdade não me lembro de grandes eventos entre as meninas do liceu e as da escola a não ser quando havia algum jogo de bola entre as duas equipas e ai sim havia alguma rivalidade Como o Jales entrou no blog se ele tiver oportunidade de falar com o Zé. L. Lalanda, se ele se lembra da sua récita que era assim :
O CATAVENTO
Vaidade, pedantismo sem mistura No fundo entre tretas bagatelas. Entre patetas faz mistura Mas o que o amigo não revela E não ser galo nesta altura Mas sim uma reles tampa de panela. O Figueiredo sempre vinha com o Bate leve , levemente Como quem chama por mim...... O saudoso Leiria com o Edital Manuel era um petiz de palmo e meio Ou pouco mais teria de verdade.......Agora como muitos de nós teve como professor o Pr.Lalanda Ribeiro,isto era o que se cantava a caminho do pinhal do parque em que ele era o maestro

O SOL ANDA E DESANDA
CORRE O MUNDO, CORRE O MUNDO
EM REDOR
EU NAO ANDO NEM DESANDO
SOU LEAL SOU LEAL
AO MEU AMOR

A MINHA VIOLA E NOVA
COMPREI-A POR UM VINTEM
UM VINTEM NAO E DINHEIRO
MAS A VIOLA TOCA BEM

Tudo isto foi há 60 anos certamente haverá alguns enganos. Amigo Reboleira eu vou de volta a Portugal por uns tempos. Montreal talvez um dia Adeus jovens do outrora Chaves

Joaquim Chaves………20-09-2008


Já tive ocasião de escrever ao Blog do João Jales dizendo que há demasiadas historias á volta disto.Todos falam de lutas e rivalidades noutros tempos, mas nunca no tempo deles!!!O Zé Luis diz que foi antes dele,mas antes dele foi o Joaquim Chaves que diz que jogavam`á bola e se davam todos bem! Houve sempre bocas e uns chega pra lá quando havia copos,miudas,bailes mas mais nada e nunca apareceramam os valentões que participaram a dizer como foi.Tem graça o J chaves dizer que se lembra do nome do Jales e depois falar do oftalmologista - pois o Dr Jales é o pai dele!Abraços e saudades.

Fernando Rodrigues......23-09-2008

Na foto me dá a impressao de ser a Sao Barbosa, se assim for está nos USA à largos anos.

Orlando Desidério.........08-12-2008

Sem comentários: