quinta-feira, 12 de março de 2009

Alunos de 1934

O Blog ao longo dos seus 3 anos de actividade, já publicou mais de meio milhar de fotos, porém, estas que hoje se publicam têm um significado especial pois são as mais antigas do nosso vasto arquivo.
Estas preciosidades vêm do álbum da Professora Ermelinda que conforme se pode constatar em 1934, era aluna. (Ver a foto de cima: fila de baixo, quarta a contar da esquerda).
Sobre estas fotos, haverá muitas histórias para contar e tenho a promessa da Professora Ermelinda que em breve iremos passar para o Blog algumas delas.
Na foto de baixo, a “Camioneta de Excursão” pelos vistos foi emprestada pelo Hospital Rainha D.Leonor.

José Ventura

Comentário:

Uma autêntica preciosidade, como o ZV diz. O «charme discreto da burguesia» caldense daquela época está todo na foto de cima. A elegância dos anos 20 da Europa chegaram uma década mais tarde às Caldas e a beleza da mulher daquele período passa por aqui. Como são todas belas afinal, as mulheres dos anos vinte !
E como era bem diferente a forma de vestir das classes mais desfavorecidas (a grande maioria)das gentes das áreas rurais da zona.
Poderá a minha antiga professora de desenho, 30 anos mais tarde,(era esta a disciplina ?) a bela Ermelinda da foto, dissecar este tema numa próxima intervenção no blog ?

J.L.Reboleira Alexandre.........12-03-2009

O que mais me fascina nestas velhas fotografias é a suprema distinção dos retratados, o apurado aprumo de docentes e discentes, tão diferentes das assumidas nos nossos dias. Os tempos eram mesmo outros, desconhecidos para a maioria dos leitores deste blog, deste nosso encontro com a Escola, com as suas origens e historial passado e recente. Tal com o Zé Luís, fico à espera do testemunho feito de palavras escritas da Professora Ermelinda.

Artur R. Gonçalves.........13-03-2009

Sem comentários: