quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Noticias da Alemanha

Olá Zé Ventura Mando-te umas fotos que encontrei há dias no álbum do meu pai. A primeira penso que seja do meu primeiro ano do ciclo em 1969 ou do segundo em 1970.
Eu sou o quarto em baixo do lado esquerdo. Tenho pena mas não me lembro dos nomes dos outros colegas. A segunda Foto, penso que seja de um passeio de finalistas entre 1961 e 1972 pois meu pai foi motorista nos Claras e ele fez muitos passeios com os finalistas. O Meu Pai é o António de Jesus Santos que era conhecido na altura pelo “destravado” ou o “maluco das caminetes”. Na foto ele é o primeiro em baixo do lado direito. Um abraço Filipe Santos
O Colega Filipe Santos enviou este mail acompanhado com as fotos que se publicam, posteriormente tentei obter mais alguns elementos mas não foi possível porém descobri que andou nos electricistas em 1973, vive na Alemanha e tem uma banda que pode ser visitada e até escutar algumas músicas em

Comentário:

As fotografias de grupo com o tempo acabam todas por se confundir umas com as outras. Sobretudo quando os protagonistas se transformaram em meros figurantes de uma encenação perdida. O que se pudesse dizer de uma delas em particular acaba por se poder aplicar às restantes em geral. Os próprios cenários parecem perpetuar-se de pose em pose. Então, o silêncio ensurdecedor do «déjà vu» instala-se. No caso concreto do tal «passeio de finalistas», consigo identificar com segurança os professores Isabel e João Correia, grandes organizadores destes eventos anuais, e com algumas reticências o professor Joaquim Sarmento. As escadarias e igreja de Santa Luzia lá estão a recordar-me que em 1968 lá estive igualmente a celebrar a conclusão do curso. Os Se’tores de Inglês e Matemática faziam parte dos excursionistas, mas não o de Física e Química. E a imagem já começou a falar, a desvendar alguns dos seus mistérios. Não foi tirada seguramente nesse ano. Todavia, o motorista talvez fosse o «destravado/maluco das caminetas». Quem souber que o diga.

Artur R. Gonçalves........12-09-2009

Sem comentários: