domingo, 1 de novembro de 2009

A visita dos amigos

Com alguma frequência tenho o prazer da visita de antigos alunos da Escola, uns porque descobriram o Blog outros porque algum amigo falou deste “movimento de unificação” dos Antigos Alunos. Não imaginam o meu “drama” quando sou confrontado com pessoas que não sei o nome e não consigo relacionar as feições actuais com as do tempo de Escola. Com alguma “mestria” tento apanhar alguma indicação até conseguir uma identificação que me possibilite um diálogo com algum sentido. Foi o caso do José Carlos Tomás Marques que vive em Famalicão da Nazaré, que não via há muitos anos. Em determinada altura da conversa perguntou-me: Não me estás a conhecer, pois não? Claro que não, porque quem eu conhecia bem, era o atleta da foto da escola, tenho lá a culpa que tenha mais quarenta anos em cima. Zé Ventura
Comentários: Realmente a espécie humana é um ser com características muito especiais. O ZV não tem que se sentir mal por não conhecer o respeitável senhor da esquerda. Há um nome da minha turma do 1º ano do Ciclo (turma B?)que nunca mais esqueci. O nome é José Carlos Tomás Marques que ainda me lembro como sendo da zona de Alfeizerão. No entanto a personagem a quem pertence o dito nome desapareceu completamente da minha memória creio que no final desse mesmo ano. Também me lembro que era um dos bons alunos da turma. Depois disso o vazio é total. Só o nome se mantém bem presente. Como vive em Famalicão, quantas vezes nos teriamos cruzado nas minhas inúmeras visitas à praia do Salgado que frequento desde, creio, 1967 ou 68, quando os acessos até de moto eram dificeis. Por isso Zé, se conheces o atleta da foto, eu nem isso, lembro-me que esta foto já fora publicada no passado e nela além do Silva Bastos, só reconheço o meu primo Louro e os «selireiros» Daniel e Cardoso. Abraço J.L.Reboleira Alexandre.........02-11-2009 Isto não tem nada a ver com a foto agora publicada, mas é curioso que o ano passado em Junho foi publicada uma foto pelo amigo Z.V. com dois amigos de escola e um deles era o Joao Alcino Carvalho. Ora estando eu no aeroporto de Lisboa no autocarro que me levaria ao avião, olho para o lado e de repente vejo naquela pessoa algo que eu ja teria visto antes. Não muito a vontade perguntei-lhe se ele era das Caldas e a resposta foi sim mas como iamos para o avião a conversa ficou por aí. Ja sobre o Atlantico voltámos a falar e agora sei que ele é meu vizinho em Mississauga e que veio para o Canadá em 1975 e eu em 1966. Nunca me lembro de o ter visto antes e foi apenas a foto do nosso blog que me chamou a atencao. A minha memoria tem dessas coisas, por vezes esqueco minutos atrás, outras vezes navego no passado com facilidade. Chaves..........04-11-2009 Olá Quim Será que estou certo em dizer que já regressaste de todo para Portugal? Por aquilo que li fiquei com essa ideia. Com respeito a teu comentário, olha como é que são as coisa, há uns anos atrás também me aconteceu exactamente a mesma coisa, estou na bicha para entrar no avião de regresso ao Canadá e encontro o João Alcino que nós conhecíamos mais por o João Azeiteiro no bairro do Viola. E é da minha idade e tu és um pouco mais velho. Eu conheci-o logo porque brincamos juntos quando éramos miúdos, Não há dúvida que o mundo na realidade é muito pequeno. Quim, é um gosto ler os teus comentários assim como de todos os outros colegas participantes. Espero que saibas quem sou, embora não nos vejamos muitas vezes eu sou o Abilio Um abraço António Abilio.........04-11-2009 E um prazer, aparecer mais um e tu o Toino és benvindo, pois já deste mais um pouco de vida e ate trouxeste a tua prima ao blog. A ultima vez que nos vimos foi no clube de Mississauga quando da vinda da Alexandra ( fadista), ao clube. Nós por cá no Canadá por vezes só nos vimos numa festa no aeroporto ou então quando alguém dos nossos conhecimentos se vai embora deste mundo. Eu ainda continuo no Canadá só que agora passo mais tempo em Portugal, mas aqui estão os filhos e os netos e eu gosto de passar o Natal com eles. Chaves............05-11-2009 É verdade Quim! neste pais não estamos cá para fazer turismo, isto tambem é uma terra tão grande que dificilmente nos encontramos muitas vezes só em festas ou em funerais. Quim bem haja para ti que já chegaste ao tempo em que passas mais tempo em Portugal, do que aqui, eu ainda não cheguei a esta nova etapa da vida, mas tal como tu, os filhos e os netos, estão cá. Desejo que passes um feliz Natal e prospero Ano, na companhia de toda a tua familia. Um abraço.do amigo Toino Abilio.........06-11-2009

Sem comentários: