domingo, 22 de novembro de 2015

O Corpo Docente

Esta fotografia que o Mestre Raul trouxe para o Blog, dá-nos uma panorâmica do leque de professores que leccionavam na Escola no Ano de 1964.
Enquanto pensava na legenda a publicar, olhava para a foto dos professores colocados estrategicamente na escada que dá acesso ao ginásio, e curiosamente, eu que nem sou muito bom fisionomista, lembro-me dos nomes de quase todos.
Naquela altura os Professores “faziam parte da mobília”, alguns até tinham sido alunos na Escola, e o seu percurso como docentes era transversal a várias gerações.

Não resisto a recordar o Mestre Raul, com quem mantenho uma boa relação de amizade, o Silva Bastos, um homem que deixou frutos desportivos e bons hábitos de higiene, o polémico Mestre Pólvora, que sabia de electricidade como ninguém, o Calheiros Viegas, de uma humanidade comovedora, a D. Emilia, cuja aulas de física e química eram um hino ao ensino, e tantos outros.
Deixei para o fim o Eng. Vendas, pessoalmente foi um dos professores que mais me marcou, era um Homem de uma grandeza humana extraordinária.

Sem comentários: