quinta-feira, 17 de março de 2011

Os Prédios do Viola

O António Abílio deu o mote sobre os Prédios do Viola, e os comentários têm sido vários, aliás parece que o difícil é encontrar alguém que não tenha morado lá.

Pois bem para ilustrar os comentários da Fátima Valente e do Carlos Abegão, aqui fica duas fotos do Prédio em questão que para quem não sabe faz gaveto com a Rua Mestre Francisco Elias e Rua Dr. Carlos Manuel Saudade e Silva e foi inaugurado em 1948.

Acompanho regularmente o nosso blog e deparei há dias com um diálogo entre a Maria dos Anjos e o António Abílio.
E, de repente, surge o meu nome e o do meu irmão, Zé Valente, como residentes nos Prédios do Viola, o que corresponde à verdade.
Lá nasci num 1º andar e lá vivi até aos meus 10 anos!
Que saudades tenho daqueles edifícios cor-de-rosa, que, apesar de muito deteriorados, (afinal, têm mais de 60 anos), nos recordam as nossas brincadeiras ao fim da tarde, tranquilas e despreocupadas, em plena Rua Fonte do Pinheiro, até soar a voz materna chamando para o jantar.
Além dos nomes mencionados, permitam-me acrescentar também os irmãos Barbosa - Alberto e Jorge, vulgarmente conhecidos por Manecas e Jójó e cujos pais foram quase também meus pais, uma vez que, vizinhos "Esquerdo/Direito", foram das primeiras pessoas a conhecerem-me quando nasci. A nossa ligação afectiva foi tão intensa que vivi lado a lado com eles praticamente até casar, embora noutro ponto da cidade.
Quanto ao António Abílio, lembro-me bem dele, a sua mãe era uma excelente modista.
E, ao longo da minha vida, privei sempre de perto com a Tia Palmira (que já lá vai) e com a sua filha, Eduarda, que vive no Seixal, recordas-te?
E, a propósito da Maria dos Anjos, e corroborando com comentários anteriores, devo confessar-vos que, sendo eu extremamente ciumenta, tenho que aceitar e concordar com aquilo que o meu marido afirma - que, daquela idade,
ela é a rapariga mais bonita das Caldas!
O que uma pessoa tem que ouvir...
Mas ele tem muita razão, aliás, não só ela, mas também a mana Fernandinha, são ainda muito mais bonitas interiormente!
O texto vai longo mas não resisti a evocar com muita saudade e emoção os nossos queridos "Prédios do Viola", onde vivi uma meninice bem feliz!
Beijos para todos e até Maio!

Fátima Valente

Olá Abílio.
Não é a Mª dos Anjos a responder, mas o JC Abegão. Gostei imenso da tua perfeita e completa descrição de toda a malta do nosso tempo do Bairro do Viola. Todos aqueles de quem falaste, ainda andam por cá. O teu primo "Fanoca", visitou-nos no final dos anos 90, talvez 1997 ou 98. Na altura, o seu pai (teu tio) ainda estava vivo e morava na casa que era do Chico, como penso que deves saber. Depois da morte do seu pai, a sua mãe deixou de novo as Caldas e parece-me que foi viver com ele para os USA. Tive um ou dois breves, muito breves encontros com ele, pois o "Fanoca" da nossa juventude, não era o mesmo que eu vim a encontrar 30 anos depois. A mãe dele (tua tia), foi sempre de uma simpatia extrema, assim como o seu pai, desde que regressaram dos USA, no entanto o teu primo revelou-se uma pessoa que eu não conhecia. Encontrei-o primeiramente no Algarve, em vez de ser nas Caldas e depois de tantos anos de afastamento, limitou-se a dizer: "Olá, como estás, eu estou bem lá pelos “States”, tenho ali a minha filha e ali os meus pais, nós ainda nos vamos ver por aí". Pois foi mais ou menos isto, que foi o nosso encontro. Com isto quero dizer, que quando vieres cá, conto que o nosso seja um pouco mais animado. Para finalizar, uma brincadeira, a Odete, ainda mora cá.
Um abraço

J. Carlos Abegão
Comentários:

Ora cá está o nosso blog a funcionar na perfeição:
A reencontrar velhas amizades e da mesma forma a fazer reviver boas memórias dos nossos tempos de miúdos. Primeiro quero agradecer as simpáticas palavras e saudar a Fátima se me permite para mim era (Fátinha) com todo o respeito.•
Eu estou muito feliz por várias razões, uma é saber que pessoas como a Fátima que já não convivem comigo há quarenta anos, ainda se recordam de mim, outra é conseguir reviver em conjunto com eles a nossa juventude, como a Fátima dizia deixa tantas saudades e tudo era mais simples.
É verdade os Barbosas embora mais velhos do que eu,foram alguém com uma certa relevância no Bairro, éramos todos amigos. A Maria dos Anjos era bonita e muito simpática, mas deixa que te diga tu Fátima, sempre foste também simpática mesmo depois de saíres do Bairro, tu e o teu irmão Zé falavam e cumprimentavam o pessoal que lá ficou e os que de lá saíram como eu, isso não se esquece é um sinal de humildade e forte personalidade.
Eu já tinha tido vontade de me meter contigo noutro comentário, mas pensava que não te lembravas de mim e para não fazer má figura abstive-me, agora só me resta agradecer de teres dado continuidade ao comentário, continua a escrever pois gosto de saber de vós e de ler as vossas estórias (historias) e comentários.

Um beijinho para ti e dá cumprimentos ao teu irmão.

Quanto a ti, Abegão, tive também muito gosto nas tuas palavras sobre as nossas recordações e brincadeiras.
Tenho pena que tivesses uma experiencia menos boa com o meu primo, mas sei à partida que eu te irei procurar quando ai for na próxima vez, pois gosto de cultivar amizades, acho que os amigos assim como a família são coisas fundamentais na felicidade e na vida de uma pessoa.
Abegão quanto á tua brincadeira só te digo estás sempre na mesma brincalhão!

Até breve um forte abraço para ti e outro para todos os colegas.

Antonio Abilio .........17-03-2011
Foi com imensa alegria que vi as imagens dos prédios do Viola, e li os comentários.
É verdade que moram ali para sempre muitas das nossas recordações de meninos.
Uma das histórias que publiquei sobre as minhas memórias "O meu primeiro filme" descreve precisamente o medo que eu tive ao passar pelo arco dos prédios do Viola para entrar em casa.
No prédio morava também o sr. Jaime que era alfaiate.
Um dia ele lembrou-se de organizar num terreno em frente ao prédio, umas verbenas por ocasião dos Santos Populares.
Simultaneamente, formou também um rancho folcórico infantil, cujos elementos eram os miúdos que moravam no prédio, ou que residiam próximo do mesmo.
Penso que isto aconteceu em 1958 ou talvez 1959, e eu fiz parte desse rancho.
Esta fotografia é uma recordação de uma das nossas actuações em frente aos prédios do Viola.
Eu sou o último com o arco a esconder uma parte do rosto.
O meu par é a Emilia
Na minha frente está ö "Xico Frazão"
Não me lembro do nome do par dele.
Na frente do "Xico" é o Fanoca, segundo uma identificação feita pelo António Abilio, a quem enviei também esta foto.
Foi uma ideia genial o Zé Ventura ter criado este Blog que nos permite reviver e recordar momentos tão agradáveis da nossa juventude.
Abraços

Faustino Rosário............19-03-2011


Antes que o próprio veja a foto e dizer que eu estou errado, gostava de pedir desculpa ao Faustino se lhe fiz pensar que na foto estava o Fanoca, porque ele não é, mas sim parece-me ser o Tonito que vivia no terceiro andar em casa da tia Celeste se me lembro bem o marido era bate-chapa, por sinal ao lado do par do Chico que é a Maria irmã do Zé do Turita, pois não me recordo dos últimos nomes.
Espero ter feito bem a correcção com as pessoas certas, se não espero que algum dos nossos colegas os identifique correctamente.
Um abraço a todos do

Antonio Abílio.......20-03-2011


Curiosamente tenho uma história engraçada passada no bairro Viola.

Nunca lá vivi, mas na véspera de um exame de Francês fui para lá estudar com os meus colegas de turma das Secções , Vitor Rego, Carlos Marques e José Lopes.

A senhora da casa tinha já uma certa idade, e tratava-nos como se fossemos os seus netos preferidos.

Bem durante a tarde lá fomos estudando e estávamos preparados para fazer uma directa pois as dificuldades eram mais que muitas.

Eu era o pior da turma a Francês, e a ansiedade apertava um bocado, pois enquanto os meus colegas posicionavam-se para os 14 ou mais eu sinceramente pensava que tanto poderia ser 8 ou 12.

Já lá para o final da tarde começou a haver algum barulho e para nossa surpresa, estavam a preparar um bailarico lá na rua.

Musica e umas carinhas todas bonitas a olhar para a nossa janela foi uma tragédia para o nosso Francês !!.

E lá fizemos um intervalo que seria curto conforme o previamente combinado e lá fomos nós escada a baixo.

Bem o pequeno intervalo acabou numa noitada que durou até de madrugada.

Ainda hoje recordamos com gargalhadas os comentários que íamos fazendo a caminho do exame,danados, sem pregar olho, e nem ter estudado o que devíamos.
Não íamos nada contentes com o nosso comportamento.

Só me lembro de uma frase entre outras, dita por um de nós, "Somos uns desgraçados", em vez de estar a estudar toda a noite ainda acabamos por nos espalhar.
Mas não foi assim, todos nós passamos e até com notas razoáveis e eu continuei a ser o pior de todos, mas lá passei com um 11 que para mim não foi nada mau.

Perdemos alguns pontos no Francês mas tivemos uma bailação toda catita.
Tempos difíceis !!

Ramiro Ruas ............21-03-2011

Pelo andar da carruagem vejo que ainda faltam entrar muitos passageiros, e os Prédios do Viola têm dado motivo à entrada de novos "Estoriadores". Vêem como o Blog se vai animando? Da minha parte apenas me recordo que em 1948 quando fui viver para Caldas, os prédios ainda não estavam concluídos, e também me lembro de ouvir dizer ter sido o Viola quem introduziu o novo sistema de construção utilizando blocos de cimento em vez dos habituais tijolos.
Há uns anos atrás, numa das minhas idas a Caldas deu-me para ir ver se os prédios do Viola ainda existiam. Andei por ali à volta perdido naquele emaranhado de novas construções, e depois de encontrar a Rua da Fonte Pinheiro foi-me fácil a sua localização.
Nessa altura reparei que o ano de 1948 não era comum em todas as frentes do Empreendimento.

Fernando Santos........21-03-2011

Olá Abílio
Peço desculpa, mas só hoje tive possibilidade de responder, mas devo dizer que com ajuda da tua “Explendida memória” foi fácil recordar muitas pessoas que fizeram parte da minha meninice.

Um caso curioso que faço questão em salientar, é que me recordo perfeitamente do café do Sr Nogueira, que na altura foi um dos primeiros a ter televisão, e permitia aos miúdos do Bairro (caso nos portássemos bem) ir ver televisão para o seu café em troca de um gelado feito com água e groselha na couvete do congelador do frigorifico, que custava 5 Tostões, e dizia o Sr Nogueira que era para ajudar a pagar a taxa da televisão.

Ainda bem que existem momentos guardados num cantinho especial das nossa memórias, que os “ANOS” não conseguem apagar .

Um Xi coração para todos que viveram nos prédios do Viola.
Um grande abraço para ti.

M. dos Anjos ..........25-03-2011

António Abilio tens toda a razão o par da frente é realmente o Tonito,
hoje António Barreto, que vivia com os meus tios Celeste e Artur Nobre.

Carlos Nobre........27-03-2011

Olá!
Eu nasci nos prédios do Viola, em Junho de 1964...
bem hajam!

Di..........02-04-2011

Não morei nos prédios do viola, ms também faço parte de um grupo de miúdos agora já um pouco (cotas) e saudosistas que anualmente se encontram para extravasar as saudades!
O Abegão foi muito incisivo na observação ao António Abilio !...
Claro que sou a Odete e recordo-me bem dele ,mas a vida levou-nos por outros caminhos e só desejo que sejas muito feliz junto da tua familia, eu tambem tenho dois filhos e duas netinhas que me dão muita felicidade! de qualquer modo fico contente por saber que nos lembras ao fim de tanto tempo e distancia!

Odete Macãs.........03-04-2011

Olá Carlos Nobre obrigado pelo tua clarificão do nome correcto do Tonito e dos teus tios os quais me lembro perfeitamente, assim como o (Tonito)também tinha um irmão que vivia com o Pai, o Sr. Barreto relejoeiro que tinha uma oficina ao lado da papelaria Aurea no Burlão. Penso que o nome do irmão é Victor Barreto se não for faz o favor de me corrigir.

Não posso deixar de saudar a minha amiga Odete Maçãs e lhe agradecer as palavras que me enviou.
Sim a vida levou-nos por diferentes caminhos,mas agora depois de tantos anos e de já sermos então "cotas" conseguimos travar contacto coisa que nenhum de nós já mais esperava, mas as novas technologias teem destas coisas e o nosso Blog de certo tem ajudado muito a muitos colegas a saber algo de quem já não se sabia nada.
Olha foi bom saber de ti e continua a participar por aqui é sempre bom saber dos nossos amigo e ex colegas do tempo de Escola.
Felicidades para ti e todos os teus.
Um abraço do amigo.


Antonio Abilio..........06-04-2011
E eu, não podia, obviamente, deixar de me juntar a todos vós, para fazer uma referência aos vários anos que diariamente caminhava para a SEOL, meu primeiro emprego, e cujos serviços administrativos funcionavam exactamente no primeiro andar desse prédio. Lembro-me muito bem de muitas pessoas que lá moravam nessa data, inclusivé alguns colegas como o Sr. Kuartel e o Senhor Pessa. Do café do Sr. Nogueira lembro-me das saborosas bifanas e cachorros que eu e muitos colegas mandavamos vir a meio da tarde, através do nosso contínuo Fernando Margarido. Foi muito bom ter visto esta fotografia e saber que o prédio ainda existe, pois há muitos, muitos anos, que não passo lá, apesar de ir frequentemente às Caldas. Cheguei até a pensar que já tinha sido demolido para novas construções. Felizmente ainda está vivo e fico feliz por isso.

Gracinda Vidigal..........19-11-2011

Sem comentários: