quarta-feira, 6 de julho de 2011

Encontros de verão

O Blog dos antigos alunos, que já vai no sexto ano de actividade, tem proporcionado momentos muitos agradáveis. Desta vez tive o prazer de encontrar o António Abilio, que nos segue no Canadá.
O António Abilio, que eu não conhecia, ou pelo menos não me lembrava, já está no Canadá desde 1964, mas na verdade tem uma “memória de elefante”, quando se fala nos antigos alunos, nos prédios do Viola, do Borlão e de outros temas dos anos sessenta parece que o Homem nunca saiu de cá.
Mas principalmente é uma pessoa com quem dá prazer estar, em suma é um amigo que me irá dar uma enorme alegria no dia que puder estar connosco nos Encontros anuais.       
Claro que como qualquer Português que se preze este nosso encontro ficou selado com uma almoçarada e para compor o ramalhete convidei algumas caras bonitas, como se pode ver pela amostra junta ( A Rosa que fique descansada que ele portou-se muito bem).  

Comentários:

Depois destas simpáticas palavras do amigo Zé Ventura, venho aqui fazer o meu agradecimento publico.
Há dois anos a esta parte que sigo o blog com um prazer imenso, pois tenho encontrado e reencontrado amigos dos nossos tempos de miúdos o que me tem proporcionado momentos muito agradáveis, mas ao vivo foi uma experiencia totalmente fora de serie, simplesmente "espectacular".
Fiz do amigo Zé o elo de ligação que me proporcionou estes momentos, assim como visitar e depois almoçar com as manas Maria dos Anjos e Fernanda e a minha Prima Mizá, vi e convivi também com o C. Abegão, Fátima Valente, Odete Maçãs com Álvaro Carvalho e Irmão, João Hespanhol, Zé Manel Dória e Milu, Quim Chaves, Cané, estive no Algarve com a minha maravilhosa amiga Lurdes(Peça) a qual tentou arranjar um almoço com o amigo Fernando Santos e o Zé Ventura, mas derivado a ser altura de férias e eu estar demasiado ocupado com o internamento do meu Pai no hospital de Faro, não nos foi possível, mas embora ter sido uma visita muito curta e rápida fizemos o melhor dentro das circunstâncias, falei ao telefone com o Victor Peça e pelo meio tive de dar apoio e fazer visitas á brigada da terceira idade que eu considero as minhas tias e tios, primos que são obviamente mais velhos do que nós.

Em suma agradeço do coração o maravilhoso bocadinho de bem estar que me foi proporcionado nesta inesperada visita vou de certeza guardar estas memórias na minha memória de Elefante como o Amigo Zé diz.

Um forte abraço de amizade a todos.

Antonio Abilio ...............08-07-2011

Malvado relatório de auto avaliação, não me apetece nada olhar para isto. Toca o telefone, e ao olhar para o visor, reparo que é a minha amiga Fernanda. Ouve lá, estás com muito que fazer agora? Fiquei na dúvida entre saber o que queria de mim, e começar com o relatório, que não me apetecia nada fazer. O que é que queres, é alguma coisa que valha a pena? Claro que é, deixa o que estás a fazer e vem até aqui ao escritório, mas olha que tem de ser já, não te podes demorar, vais ver que tenho uma boa surpresa para ti, mas não te preocupes com o aspeto, pois não é nenhuma vamp.
Apesar do último aviso, resolvi avançar, quanto mais não fosse para ter mais uns bons bocados de cavaqueira, com aquelas que eram as minhas "irmãs" do nosso tempo de escola, e adiar aquilo que não me estava a apetecer fazer, o malvado relatório. Chegado ao local, subi calmaente os degraus que me separavam do 1º andar, onde a Fernanda e a sua prima Ofélia, me esperavam com cara de caso. Ao ser convidado a entrar numa sala contígua ao escritório, logo estranhei, pois não é hábito nos nossos dois dedos de conversa, irmos para salas tão pouco usadas.
Pelo sim pelo não, avancei devagar, que diabo de encontro as minhas "irmãs" tinham preparado para mim. Num breve olhar pela sala, os meus olhos cruzam-se com a Mª dos Anjos, o Zé Ventura e uma outra pessoa que logo de imediato não reconheci. Sorrisos e mais sorrisos na sala, enquanto eu tentava decifrar o enigma daquela criatura, de certo modo familiar, mas que não poderia afirmar com garantia, que era esta ou aquela pessoa, embora fosse certamente um amigo há muito desaparecido da nosso convívio e da nossa cidade. Olhando novamente para todos eles,vi que esperavam com alguma ansiedade, o eu conseguir ou não, decifrar o puzle que eles me tinham arranjado. Levantou-se o "desconhecido" e de imediato dei conta que ele devia comer todos os dias e muito bem, peso era algo que não lhe faltava, a sua cara era-me familiar, mas... então o pseudo desconhecido voltado para mim, disse: "então, como estás?". O clique deu-se, ao ouvir a sua voz, grande surpresa me tinham preparado, ali estava o António Abílio, o meu amigo de tantas e tantas brincadeiras, que há tanto tempo estava longe do meu imaginário. Foi sem dúvida um momento que vai perdurar muitos e muitos anos no "DVD" que vai gravando a nossa existência.
A partir daí, todos sabemos o capítulos que se seguiram, eu só quis aqui recordar neste 1º capítulo, o reencontro.
Um abraço para todos

J. Carlos Abegão.................10-07-2011

Carlos, é, sem dúvida, bem divertida a tua descrição sobre o encontro com o António Abílio!
Que dilema tu viveste, mas, fizeste a opção correcta!
O mesmo se passou comigo!
Há pouco mais de uma semana, chegada das compras no nosso insubstituível mercado, toca o telemóvel... número desconhecido... e uma voz forte, pergunta:
--"É a Fátima?"
--"Sim, sou eu, quem fala?"
--"Alguém que não te vê há imenso tempo e que..."
Num ápice, muitas pessoas se perfilaram na minha mente, quem será?... a curiosidade era enorme!
Revelada a identidade da figura mistério, convidei-o a vir até minha casa, a que acedeu e houve um desfile infindável de recordações do passado, tendo eu concluído que a sua memória era, de longe, superior à minha!
Só por graça, conto-vos este pequeno pormenor em que ele falhou, o que é, aliás, compreensível; ao indicar-lhe que vivia sobre a Farmácia Rosa e indagando se sabia onde era...
--"Claro, acho que sim!"
Quando desci à sua espera, minutos depois, surge o António Abílio (reconheci-o pelas fotos que me tinha enviado), informando-se junto de uma Senhora e apontando precisamente para o lado contrário.
Ele não tem culpa que a Farmácia tenha agora uma outra localização e que, nesse espaço, esteja agora um outro estabelecimento comercial, o que o confundiu um pouco!
Lamento, no entanto, que a razão da sua vinda até ao nosso País tenha tido origem num incidente envolvendo o seu pai, mas, parece que está tudo a correr bem e, apesar das saudades da sua Rosa, das suas meninas e dos seus netinhos, com toda a certeza que ele apreciou bem estes momentos em que matou saudades de alguns de nós e em que passeou até por terras algarvias...
Quanto a mim, já tive o cuidado de lhe agradecer particularmente este seu gesto que não vou esquecer, foi de uma grande amabilidade e ternura!
E, António, a promessa continua de pé - um dia destes, vou visitar os teus pais e dar-lhes os parabéns pelo maravilhoso filho que têm!
Beijinhos!


Fátima Valente..............11-07-2011

Já estou mesmo a ver a babinha a escorrer pelo queixo e a cair pelo chão, fazendo uma pocinha... Tantos elogios, tantas palavras bonitas, até já falaram na tua barriguinha e tudo, mas eu só digo uma coisa, quando o Abílio esteve comigo, subiu e desceu as escadas do hospital até ao 6ºpiso e sem dificuldade nenhuma, por isso a barriguinha é só para encher as calças e compor o resto da figura!!! Beijinhos a todos
Lurdes Peça................13-07-2011

Será que ainda vou a tempo de comentar sobre "encontros de verão?" Os nossos amigos Abegão e Fátima são de tal modo habilidosos com as palavras que cativam até os mais preguiçosos!Também eu fui surpreendida com a visita do António Abílio, que apareceu no café que frequento todas as manhãs. E logo a seguir fui convidada para almoçar em agradável companhia. Obrigada Zé Ventura!Pois também troquei com o meu primo recordações do passado, da escola e da família,ainda tivemos alguns encontros com amigos/as comuns e ele teve oportunidade de conhecer a minha família.Foi muito agradável a companhia do António Abílio que tal como a Fátima diz é uma pessoa maravilhosa. Nota-se no brilho dos olhos,quando fala dos seus familiares.Beijinhos.

Mizá...................13-07-2011

Sem comentários: