quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Encontro de Fim de Verão


A Isabel Alves deu uma saltada a Portugal e deu-me o prazer da sua visita. Deste encontro fica a foto e o mail que agora recebi.

O tempo foi escasso mas suficiente, foi um prazer conhecer-te pessoalmente, ir até á tua loja pela proximade da merceria Pena levou-me até aos tempos de menina quando ía com a Mãe ás compras especialmente, o fiambre de que eu sempre gostei mas só do Pena.

Desde que os meus pais emigraram em 74 eu só visitei Portugal 6 vezes, este ano talvez pela idade avançada dos meus pais, e talvez por o meu pai ser o último da geração as minhas primas decidiram organizar uma festinha para eles na Foz. Foi uma grande alegria ver primas que já não via desde 1974. Toda esta estória só para dizer que fiquei com imensa pena de não ter podido passado mais tempo contigo e de teres visto também a minha irmã, ela estava em Alfeizerão, casa dos sogros.

Vai aqui a foto que tiramos juntos.
Zé por agora é tudo, cumprimentos do Emanuel.(Marido)
Isabel Alves

Comentário:

Vim passar uns dias às Caldas e como não podia deixar de ser fui visitar o Zé. Passei à Mercearia do Pena, olhei para a Montra e tive um choque! Mais uma que se apagou, pensei! Em vez do habitual Bacalhau e seus derivados, a montra estava com roupas. Depois, observando melhor, lá vi umas latas de conserva como que apenas servindo de decoração. Virei a esquina, parei à porta, e então vi que lá dentro ainda funcionava a mercearia embora completamente remodelada. Contudo a montra da Rua Heróis da Grande Guerra, não entendi porquê, também estava com diversas roupas em exposição.
Tal como em Olhão e Faro, o Comércio está a desaparecer do centro das cidades. Só vemos lojas de porta fechada, as montras tapadas com papéis, e, cartazes dizendo: aluga-se, trespassa-se ou vende-se. É uma tristeza!
Curiosamente num dos últimos dias de Agosto estive em Vila Real de Santo António e constatei que a Zona comercial estava bastante animada. Não sei se por estarmos no final do Verão, ou, talvez porque ainda vêm alguns espanhóis fazer compras ao lado de cá.

Fernando Santos ..Caldas da Rainha, 26-09-2011.

Sem comentários: