sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Faleceu o Escultor Eduardo Loureiro

O Escultor Eduardo Loureiro, faleceu hoje aos 84 anos de idade. (Nasceu no Rio de Janeiro -Brasil em 25 de Abril de 1928)
Eduardo Loureiro, casado com Nicole Loureiro, que conheceu nas Belas Artes do Porto, em 1965, sucedeu ao Dr. Leonel Sotto Mayor como director da Escola Industrial e Comercial Rafael Bordalo Pinheiro, onde esteve em funções até 1975.
 
Como não fui aluno do Professor, transcrevo aqui um comentário feito há uns meses pela Esmeralda Duarte.
 
Fui aluna do Escultor Eduardo Loureiro, na disciplina de Desenho, nos dois anos do C.Preparatório. Eu adorava este Mestre - pois ele dava uma grande atenção aos meus trabalhos de Desenho e sentia assim o meu trabalho reconhecido. No final desse período de 2 anos e na altura da escolha do curso a seguir, o nosso Escultor decidiu chamar os encarregados de educação de dois alunos da minha turma. Claro, um foi o meu. Quando meu pai chegou a casa (eu estava mesmo convencida que o professor o tinha convencido) disse-me peremptoriamente "nem pensar!" - só permitiria que escolhesse ou o Curso Comercial (G.Comércio) ou o Industrial (Formação Feminina). Claro nesse dia as lágrimas foram muitas.
Nos anos que se seguiram os sonhos foram ficando recalcados e de vez em quando lá me debruçava sobre o papel rabiscando algo que me vinha à memória - mas foram ficando esquecidos na gaveta. Agora no meu tempo livre de reformada dou azo a esse sonho e exponho-o aos olhos de quem quer - foi o meu professor, o nosso Escultor Eduardo Loureiro que um dia tive o prazer de reencontrar e que me aconselhou a nunca esquecer esse meu sonho.

Comentários:

Triste notícia ao abrir esta página! Olhei para a foto e lembro-me perfeitamente das aulas de desenho, 4 horas seguidas que eu adorava e que passavam ràpidamente... absorvia todo o ensinamento e conselhos que ele me dava ao meu traço, estou
triste pelo desaparecimento deste mestre em todo o sentido da palavra, gostei muito dele como professor e como pessoa! Ainda me recordo quando houve um concurso a nível escolar para elaborar um papel de rebuçados de marca "Seivomel"(penso que era este o nome) e o mais creativo ganhava um prémio, eu e a Aida Dias, fomos as escolhidas para tal projecto e não é que ganhámos!!! O prémio nunca vou esquecer, um saco enorme recheado de todas as qualidades de caramelos e rebuçados e uma valente dor de barriga no dia seguinte! Amanhã vou olhar o céu e ver se as nuvens têm outro contorno, mais ao estilo do mestre, o azul do céu esbatido como ele sabia fazer e talvez consiga ver entre as estrelas do céu, à noite, o olhar dele que nunca vou esquecer quando nos explicava a técnica do desenho! Descanso eterno mestre e faça daí, onde está, um pouquinho mais colorido este mundo cinzento! Até um dia!


Lurdes Peça..........02-09-2012

Que Descanse em Paz...! - Dele lembro-me de após o 25 de Abril num "Plenário" no Ginário da Escola, ter sido "como era hábito ao tempo"...ferozmente atacado por alguns...
Recordo especialmente o ataque de alguém que ao que se dizia tinha entrado para professor, inteiramente "pela mão" do então Director e que foi quem mais o atacou...
Eu ao tempo já era pai, e passei pela Escola no Curso Nocturno, para fazer umas disciplinas que me faltavam para terminar o Curso...
Já era adulto (e com ideias próprias) e com idade para "não correr atrás do foguetório"...
Não sei se o Director era ou não merecedor das tais críticas que lhe faziam os chamados individuos "de esquerda"...
Mas não se ataque ninguém daquele modo...as pessoas têm direito a manter a sua dignidade (enfim...: mais um excesso, dos muitos acontecidos)...
Certamente nunca mais se deve ter esquecido desse enxovalho...


Maximino..................02-09-2012

Fiquei tão triste com esta notícia! As pessoas que constam no album das nossas boas recordações ficam sempre na nossa memória como alguem que vamos eternizando... este Mestre ficará para sempre no meu Album de Vida!
Os meus sentidos pesamos à sua Família!


Esmeralda Duarte...............02-09-2012

Não conheci o escultor Eduardo Loureiro, por isso não me permito tecer qualquer juízo. Todavia, devo dizer que tanto o texto da Esmeralda como a homenagem que a Lurdes Peça lhe dedica me deixaram bastante sensibilizado. De certeza que este bom professor, lá no tal "profundo azul do céu esbatido" vai agradecer aos seus alunos o reconhecimento que neste lugar lhe prestam.
Até um dia, caro ESCULTOR, PROFESSOR, e DIRETOR. Descanse em paz!

Fernando Santos.................02-09-2012

Sem comentários: