domingo, 19 de julho de 2015

1957-58 2º Ano Ciclo turma D

Aqui está mais um painel de “Cromos” que precisam de identificação, como se pode ler no titulo trata-se do 2º Ano do Ciclo turma D do ano de 1957/58.

1 comentário:

Fernanda Beatriz disse...

Este painel de "Cromos" que me preparo para identificar, afasta-se do seu significado por ser a preto e branco (os cromos são coloridos). Mas se o termo se refere ao elemento químico número 24 da classificação periódica "Crómio": metálico, muito duro e muito pouco fusível; então sim!...
Pela minha atividade profissional, entrei no sistema de formação de turmas e, apercebo-me que estive incluída numa turma de meninas que tinham de se levantar às 5h ou 5h30m da manhã, para se deslocarem para Caldas da Rainha, para a sua Escola. Os transportes tinham horários de saída, dos locais das suas habitações, entre as 6h e 6h30m.
- Grande painel de "Cromos"... muita força de vontade!!!
É um painel, do qual me orgulho fazer parte! Hoje reconheço que foi muito importante para a minha formação futura, já que mais tarde, nos últimos anos do m/ curso da Formação Feminina, percorri a pé, com muita naturalidade, todos os dias, 1km de casa à Escola e, vice-versa.
Sinto que devo louvar também, os pais deste "painel"! Deste e de outros semelhantes !!!
Pessoas que tinham uma visão de futuro muito diferente de outros. Não recearam enviar as suas filhas, com apenas 11 ou 12 anos, para fora das suas zonas de conforto, para frequentarem a Escola numa cidade que mal conheciam.
Ao olhar todas estas fotos, fui instigada a fazer um comentário que por sinal, vai longo. Peço desculpa e agradeço aos que tiveram paciência para o ler.
Passo a identificar o painel: o nº148-sou eu-Fernanda Beatriz (protegida na época, por Deus e pelos Anjos, aprumadinha para a fotografia),de Caldas; nº149-Rosa M. Feliciano, de Salir de Matos; nº150-Dalila, de Óbidos; nº151-Fernanda Manuela, de Caldas; nº152-Francelina, do Vau-Óbidos; nº153-M. Adelina (infelizmente, já desaparecida do nosso convívio),do Bombarral; nº-154-Celeste, do Bombarral; nº155-Cristina Foros, de S. Martinho do Porto; nº156- (?); nº157-Fátima, de Caldas; nº158-(?); nº159-M. José, do Imaginário; nº160- (?); nº161-Perpétua, da Useira(?); nº162-Rosa Maria (outra colega que já não se encontra entre nós), de Alfeizerão; nº163-M. do Rosário, do Imaginário; nº164- (?); nº165-Teresa Carinhas, do Bombarral.
- Peço, que me perdoem as colegas que não consegui identificar. Fico à espera de um comentário vosso.
Obrigada, Zé Ventura por este momento de saudosismo. Também por manteres a união desta população escolar "Cota" (como dizem os n/netos).

Um grande abraço para todos!





Fernanda Beatriz