sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Ah “Ganda Bordalão”

Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro

...raça de Campeão que fez sonhar um País inteiro....pela primeira vez um ciclista português andou 16 dias à frente de uma das maiores provas do World Tour....aos 22 anos João Almeida, Pantera de sua mãe e nosso também, entra na galeria restrita dos maiores ciclistas do mundo e da sua geração, fazendo prever façanhas futuras que nos voltarão a emocionar....oh velhos do Restelo que vêem nas novas gerações só declínio, digam-me lá que outra se iguala a esta em feitos nas Artes, na Ciência, no Desporto....fossem dessa fibra os que se alcandoram na política e sei lá onde poderíamos chegar....força Bordalão, chegues onde chegares já mereces o nosso respeito e gratidão...podem ser enormes esses 2' e 16" que te separam da "rosinha" mas ainda faltam 3 dias e só tu sabes o que isso significa....mas olha, sonhei o Pessoa, em teu nome e memória, a reescrever estes versos:

“Aqui ao pedal sou mais do que eu:

Sou um Povo que quer o céu que é teu;

E mais que o mostrengo, que me a alma teme

E roda nas trevas do alto deste terreiro;

Manda a vontade, que me ata e não geme,

Que sou João Almeida Primeiro!»

.....ganda puto da minha terra...(se algum dia leres isto gostava de te fazer um pedido: não podes guardar uma "rosinha" para o átrio da nossa Escola?)

Professor aposentado da ESRBP, José Manuel Pereira da Silva




Sem comentários: