terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

O Pacheco

O poder que a Internet tem de chegar a toda a gente permite descobrir e ser descobertos pelas mais variadas pessoas, neste caso, ligados de alguma maneira à nossa Escola.
Desta vez o contacto foi do Fernando Pacheco, o filho do “Velho” Pacheco, que para todos os que andaram na Escola Velha, é uma figura incontornável. Quem não se lembra dele com o seu triciclo no portão de entrada a vender os gelados, os barquilhos e a bolacha americana.
O Fernando que também foi aluno da Escola (curso nocturno de Electricistas) vive em Lisboa e enviou-nos esta fotografia acompanhado da nota que o seu pai, Virgílio Pacheco, faleceu em 1989 com 83 anos.

ZV

Comentários:

Em primeiro lugar, o desejo de Descanso Eterno, para "o nosso amigo" Pacheco...
Por acaso é uma figura de que já me tenho lembrado várias vezes...assim como me lembro de alguns funcionários...de alguns professores...e claro de muitos colegas...
Há "coisas" que marcam as nossas vidas para sempre...
E "a nossa" Escola e muito do que à volta dela girava...é uma marca indelével...
Agora mesmo...estou a lembrar-me daquela "taberninha" logo à esquerda de quem saía o portão...(não, não pensem que são lembranças alcoólcas...)
E os parques de merenda da velha mata...?
E o Guarda?...o Sr. Enxuto não era...?
Tantas recordações, que "nos ajudam" a viver...porque o passado "se bem aproveitado"..sempre nos vai rejuvenescendo...
Obrigado por último ao amigo Zé Ventura...
Ainda bem "que inventaram" a Net...ainda a tempo "de entrarmos" nela...

Maximino Martins..........21-02-2007

Passaram-se 40 anos e a imagem do Sr Pacheco dos gelados que eu guardo é exactamente a que a foto nos dá. Quantos gelados ele vendeu aos jovens da nossa geração? Não só nos portões da escola velha, que para nós durou apenas dois anos de Ciclo, como também nas festas das aldeias dos arredores, incluindo, e sobretudo na nossa. Ao ler e reler a maioria das mensagens, creio que afinal nós fazemos parte da geração dos últimos românticos.

José Reboleira Alexandre.......21-02-2007

"...creio que afinal nós fazemos parte da geração dos últimos românticos."
Achei engraçado este comentário do nosso colega Reboleira...
Mas a verdade, é que "conhecendo" algo das gerações que nos antecederam...e "conhecendo parte da história" das que nos precederam...a verdade é que posso dizer que "gostei de ter nascido", de maneira a fazer parte da nossa geração...
Eramos melhores?
Eramos piores?
Não sei...eramos diferentes...e isso é certamente um motivo para recordarmos felizes...os nossos tempos...!!!

Maximino Martins..........22-02-2007

Quando eu entrei para a nossa escola, havia nomes famosos; o Jaques, o Benardo, o Salvador (Pilhinhas)e outros. A Rute da Foz, nome bastante popular. Penso eu que quando teve inicio o curso do Serralheiros ai houve uma grande transformacao é quando o nosso saudoso Prof. Sarmento nos apelidava; lá vem os brutos. Ainda comigo na escola então apareceram os gozões Xavier, saudoso Ze Maria, Arlindo, Lobato, V. Corado, Sanches, Ramiro, Monteiro, LUA e outros. O tempo da vida militar aproximou-se (guerra) e tudo se modificou um pouco. Todos encaram a vossa época como a melhor (mas nada como a ternura dos fins dos 50'S e Parte dos 60's).

Joaquim ..........13-05-2007

O Guarda da mata, mais famoso era o Peixe Sapo, depois então veio o Enxuto, que de verdade era muito mais pacifico. O Peixe Sapo, nome verdadeiro nao sei, era um homem que tinha um verdadeiro amor à profissao.

Chaves..........14-05-2007

Sem comentários: