sábado, 10 de fevereiro de 2007

Uma Escola com História

A Escola Industrial e Comercial, que tem como patrono Rafael Bordalo Pinheiro, permaneceu e prestigiou-se, cumprindo há mais de 120 anos a parte que lhe competia.
Durante décadas de formação, transportou a chama que alimentou muitas empresas com muitos e bons técnicos e quadros médios.
Ao longo destes anos uma grande parte da população estudantil do Concelho por lá passou.
Vem esta introdução a propósito destas fotografias de uma visita a Óbidos dos alunos de 1936, que nos chegam através da Ida Rosa, uma “menina” com oitenta e picos anos, que se junta a nós nestas recordações de uma Escola que faz parte da história da Cidade.
ZV
Comentários:
Deve ter sido uma longa viagem, à distante Vila de Óbidos! Tanto quanto me parece, a fotografia maior foi tirada na Igreja do Senhor da Pedra, quando os estudantes já avistariam as muralhas do castelo, preparavam os seus cadernos para os apontamentos devidos e arranjavam forças para o resto da caminhada. A outra mostra que a vila foi "conquistada" e nada melhor do que o pelourinho para fixar o acontecimento para a posteridade.O blog vai cumprindo o seu papel de aglutinador de pessoas com uma base comum: terem sido alunos de uma Escola com mais de um século de existência e uma vasta e rica história, que merece ser divulgada e, sobretudo, preservada.
Orlando Santos .........11-02-2007


E deve ter sido uma viagem memorável...Puderam certamente vir pelo meio da estrada sem serem atropelados...Não sei se foi no tempo da uva madura, mas talvez não, pois esse era tempo de férias...e digo isto prque pela beira do caminho...havia boa uva...Deve ter sido "dia de festa" em Óbidos, pois ao contrário do que hoje acontece...nesse tempo era invulgar tanta gente ao mesmo tempo...Foi certamente uma viagem alegre...pois é sempre motivo de alegria visitar Óbidos...
Maximino Martins...........15-02-2007
Amigo Zé,
Que alegria ter encontrado esta foto!!! Bem mesmo no centro está o avô numa das suas célebres aulas ao ar livre, a minha avó falava muito destes passeios de bicicleta!!! Apesar de pequena, creio que a minha mãe que se chama Li também se encontra aí.obrigada por este presente

Isabel do Valle (neta de Morais do Valle - Director da Escola -1945)........16-12-2008
Também fiquei emocionada quando, por acaso,me deparei aqui com esta bela fotografia.
No entanto, penso que não foi a primeira vez que a vi, mas o que é certo é que não sei em que album de família pára...!

Lia Morais do Valle /neta de Alberto Morais do Valle.........26-01-2009

Sem comentários: