domingo, 8 de junho de 2008

Exame de Economia Doméstica

Uma das disciplinas comuns ao Comércio e Formação Feminina era a Economia Doméstica onde era ministrado o saber de como ser “Boa dona de Casa”.
Nesta fotografia da Alda Marques podemos ver as finalistas da Formação Feminina de 1960-61 no seu exame, que teve como avaliadores a Dra. Alda Maurício (professora de Higiene), o Dr. Sarmento (Professor de Física e Química), a D.Ermelinda (Professora de bordados) e o Dr. Calheiros Viegas.
Para identificar as alunas é preciso ajuda.

José Ventura

Comentários:

Se o texto está correcto, uma das disciplinas comuns do Comércio e Formação Feminina era a Economia Doméstica. Só se era no curso do Comércio para as meninas. Neste caso, quer dizer então que ensinar as bases do Comércio aos meninos não era a mesma coisa que ensinar às meninas. É que, que eu me lembre ,nunca nas minhas aulas se falou de Economia Doméstica (nem tão pouco na arte de fritar um ovo)ou de outros tipos de economia. Perto desta última, creio, e se a memória não falha, que existia apenas Noçôes de Comércio. Se estou equivocado, alguém me corrigirá.

J.L.Reboleira........08-06-2008


O Reboleira tem razão "ganda" gafe... De facto no Comercio havia as disciplinas de "Noções de Comercio e Economia Politica mas NUNCA Economia Domestica... Isso era "coisa" de meninas, disciplina essa que naturalmente, presumo eu, lhes foi muito util na vida futura.Cumprimentos para toda a rapaziada dos anos 60

Antonio Nobre.......09-06-2008

Pois é Reboleira...foi um lapso certamente...!!
Nós no Comércio talvez aprendessemos a forma de comprar o ovo mais barato...!!!Um abraço

Maximino........09-06-2008

Vamos lá então pôr ordem nesta dúvida. Quer me parecer que o Reboleira, o António Nobre e o Maximino estão um pouco esquecidos; não admira, “é da idade”. O Comércio Feminino, na verdade, tinha uma disciplina de Economia Doméstica tal e qual como a Formação Feminina e tinha como Professora a Dra. Helena Gouveia. O programa da disciplina era igual, apenas diferia na cor dos aventais, quadrados azuis e brancos para a Formação Feminina, e quadrados vermelhos e brancos para o Comércio.

José Ventura.......09-06-2008

Certamente não foi esquecimento, mas que é "imperdoável":), é! Então aquela Senhora que está em primeiríssimo plano, com um ar muito sério a provar certamente alguma iguaria produzida pelas nossas amigas da Formação Feminina, ninguém diz quem é? Então ninguém se lembra da D. Maria José, professora de Fisico-Químicas a quem nós apelidávamos de de de... - isso mesmo!

Aires Macela - 09-06-2008

Digam o que disserem, a imagem é o testemunho histórico de uma época pretérita que os tempos presentes têm dificuldade em compreender. A cor dos aventais, um simples apontamento folclórico elucidativo do sistema curricular de então.

Artur R.Gonçalves........11-06-2008

Na vida aprendi a "saber ganhar " mas e tambem "saber perder". Penitencio-me e peço desculpa. O Ze Ventura tem razão. Com efeito a disciplina de Economia Domestica tambem existia para as "meninas" do Comercio. Mas essa de nos chamar "cotas"... dá para refletir. Saudações Leoninas

Antonio Nobre.......11-06-2008

Nem é preciso desculpas, bastam as Saudações Leoninas que é coisa de bom gosto.

José Ventura.......11-06-2008

Olhem devo mesmo estar velho (e esquecido...!!!), mas não me lembro mesmo de as meninas da minha turma terem essa aula de aprendizagem culinária...!!!
Mas se vocês o dizem, meus amigos...quem sou eu para duvidar...!!!
Ahhh...uma coisa não esqueci: Viva o Sporting pois então...!!!

Maximino.......12-06-2008

Já agora e numa adenda às últimas mensagens, não é só o Maximino que está esquecido, há muitos mais a fazer parte do grupo. Da Economia Política ainda me lembro, até do formato do livro pelo qual aprendiamos, mas como as turmas até ao 3º ano não eram mistas, claro que os meninos não se podem lembrar. Que todas as meninas tivessem as tais aulas de «cozinha» «acho muito bem» pois nessa altura os «homens verdadeiros» não pegavam nos tachos nem nas panelas. Para terminar, por que não dar também um viva ao grande SCP. Afinal poderemos não ser 6 milhões, mas pelo menos aqui estamos em maioria.

J.L.Reboleira Alexandre...........13-06-2008

Cheguei hoje de férias e só agora acedi ao blog. Corroborando as palavras do Macela, confirmo que a senhora que está de chávena na mão foi nossa professora de Física e era por nós apelidada de "chispas". Mas a senhora que está ao seu lado, em primeiro plano, quem é?Lembro-me que foi nossa professora de Inglês e de que me expulsou 2 ou 3 vezes das aulas, mas não consigo recordar o seu nome.Vai uma grade de minis para quem acertar e já sei que é o Noronha que vai ganhar! Um abraço.

Sanches..........16-06-2008

1 comentário:

Andreia Tiago disse...

Boa tarde Caríssimos sendo filha de uma das alunas deste curso Gostaria por favor de saber como se chama o livro e autor do livro de economia doméstica famoso por compilar todas as artes de cozinha e saberes da casa. Agradeço a vossa ajuda e parabéns pela Vossa formação a qual penso que todos deveríamos ter tido e tão importante nos dias que hoje correm! Obrigada