domingo, 5 de outubro de 2008

Maria Helena Coimbra

A Gazeta das Caldas na sua edição de 3 de Outubro dava-nos conta da morte da Dra. Maria Helena Coimbra que além de Conservadora do Museu de José Malhoa, foi também Professora na Escola Industrial e Comercial de Caldas da Rainha, na década de sessenta.
Entrou para o Museu José Malhoa em 1949, tendo estagiado com João Couto, Maria José Mendonça e António Montez, onde esteve como conservadora interina até 1951, através de concurso passou a efectiva em 1969. Ocupou ainda o cargo de Conservadora do Museu de Arte Popular em Lisboa e frequentou um estágio em Columbos (Ohio) nos Estados Unidos.
Nesta fotografia, que se junta a este pequeno texto, datada de 1966 podemos ver além de outros professores a Dra. Helena Coimbra (fila da frente, terceira da esquerda para a direita).

José Ventura

Nota: vale a pena ler o post do Prof. João Serra em O que eu andei...

Comentários:

Nesse ano foi minha professora a Drª. Maria Helena Coimbra, tive conhecimento hoje ao abrir a Gazeta, que faleceu no passado dia 24 a minha madrinha de crisma, de todos os meus professores na nossa escola foi sem dúvida a que mais saudade me deixa, pela meneira de estar, de conviver com todos. Um bom exemplo a seguir. embora não seja bem o local apropriado permita-me Ventura que apresente por este meio os meus pêsames à familia.

Anónimo.......05-10-2008
Caro Jorge; Alguém me mandou um Blog com a notícia do falecimento da Helena. Eu Queria responder mas não consegui. Aqui vão os meus sentimentos, talvez tu possas colocar no Blog. Conheci a Helena na América. A sua alegria e simpatia cativou-me, apesar da distância que nos separou a Helena foi uma amiga muito dedicada e sempre disposta a ajudar-me com muito amor e amabilidade. Apesar de eu ter algumas amigas em Portugal considerei a Helena uma amiga muito especial. O seu sorriso estará sempre na minha memória. A nossa amizade será eterna. O seu amor pela familia, especialmente pelo Jorge, também será eterno.
Este mail foi enviado para o Jorge, (Julgo que é o Sr. Jorge Ribeiro, marido da Dra. Helena Coimbra)que depois reenviou para o Blog com o comentário: Esta pessoa, em tempos idos, viveu nas Caldas da Rainha com os pais. O pai teve aí uma oficina.
Jorge......11-10-2008

Sem comentários: