domingo, 30 de novembro de 2008

Núcleo de Teatro

Actividades Circum Escolares Escola Industrial e Comercial das Caldas da Rainha

Este prospecto, anuncia a iniciativa do Núcleo de Teatro da Escola, dirigido pelo Professor J.M.Bento Monteiro, coadjuvado pelo então jovem professor Mário Tavares.

O mais importante deste tipo de acontecimentos, era o envolvimento dos alunos, fossem do Comercio ou da indústria.
Por outro lado as representações, traziam à Escola os pais , os familiares e muita gente que gostava de teatro e que via nestes acontecimentos culturais qualidade e entrega.
Os anos de 1967, 68, 69,70 foram sem duvida anos extraordinarios de iniciativas promovidas pelos alunos da Escola.
Tenho que vos confessar que este periodo que antecedeu o 25 de Abril, foi vivido com uma intensidade estonteante fazendo desse periodo o meu tempo de eleição.
Aos muitos colegas que neste nucleo de teatro participaram o meu abraço fraterno e o desejo de que um dia nos possamos encontrar todos, para matar saudades e rever-nos.

Jorge Sobral

Comentários:
É espantoso como algumas pessoas têm a capacidade de preservar memórias do esquecimento e de as transformar em documentos históricos de valor inestimável. O JS é um desses privilegiados. O programa do «Serão de Convívio» guardado tantos anos é elucidativo da dinâmica do Núcleo de Teatro da Escola, dirigido pelo Prof. Bento Monteiro. Só é pena que seja omisso na indicação do ano a que se refere esse 13 de Março. A minha intuição analítica leva-me a apontar o início da década de 70, já que o lançamento nacional do Manuel Freire no panorama musical português só se deu com a sua interpretação da «Pedra Filosofal» no Zip-Zip, programa que RTP transmitiu entre Maio e Dezembro de 1969. Na altura em que terá estado na Escola, já eu tinha saído das CdR, pelo que terei perdido um óptimo espectáculo. Felizmente que no dia 29 de Março de 1974 não deixei fugir a oportunidade de o ver ao vivo no Coliseu de Lisboa. Eu e mais uns bons milhares de companheiros no «1.º Encontro de Música Portuguesa», organizado pela Casa da Imprensa. O 16 de Março tinha sido há pouco, o 25 de Abril estava já a caminho.
Artur R. Gonçalves.......01-12-2008
Este meu comentário tem o propósito de esclarecer a data do cartaz. No canto inferior direito está inscrita a data de 1971.
Jorge Sobral............22-12-2008

Sem comentários: