domingo, 14 de dezembro de 2008

Meninas de 1935

Estas fotografias dos anos trinta têm o condão de nos transportar aos tempos em que as “Escolas” tinham uma filosofia de vida que não tem nada a ver com os dias de hoje.
É incrível como o tempo passa depressa e quando percebemos, a escola não faz mais parte de nossas vidas. Deixamos de ser alunos para sermos profissionais.

…mas nostalgias à parte esta fotografia, das mais antigas que tenho da Escola Industrial e Comercial das Caldas da Rainha, vem do álbum de recordações da Professora Ermelinda, (fila de cima, terceira a contar da esquerda), é datada de 20 de Fevereiro de 1935, quando ainda era aluna, pois mais tarde viria também a dar aulas de desenho.

José Ventura

Comentários:

Como nos é dado observar, a Escola ainda não tinha inventado na época a moda/imposição das «batas brancas». Mesmo assim, as meninas estão todas muito compenetradas do seu papel, muito direitinhas e alinhadas, a sorrir para a posteridade. Passadas três quartos de século, pergunto-me quantas delas poderão comentar esta fotografia. Espero que todas o possam fazer e que o façam. Seria um prazer.

Artur R.Gonçalves........15-12-2008

Estou inteiramente de acordo com o Artur R. Gonçalves.
Fotografias desta época não têm aparecido no Blog.(Venham mais!)
As meninas devem agora rondar os oitenta e tantos anos, certamente algumas já cá não estão, mas seria interessantíssimo, e para mim uma enorme alegria, saber quantas ainda poderão aparecer no Blog para nos contarem algumas estórias, ou dar notícias da sua existência.
Um Abraço.

Fernando Santos.......16-12-2008

Sem comentários: