domingo, 1 de março de 2009

Baile de Finalistas de 1969



















Na semana passada a propósito do baile de finalistas de 1971, escrevia a minha amiga Lúcia Vital que a sua geração tinha rompido com o clássico “ Segundo Galarza”...
Vamos lá fazer uma pequena correcção. Até 1968 os bailes dos finalistas tinham o “conjunto Segundo Galarza” como animador das festas. Foi o meu ano de finalistas que "mandou ás ortigas" a tradição e fomos até Santarém contratar “Os Charruas” que eram uma banda que fazia furor na altura pois tinha obtido o 3º lugar no concurso de ié-ié realizado no antigo Cinema Império.
Esta banda criada em 1967 tinha na sua composição Dany Silva (viola baixo), Carlos Sardinha, (viola solo), João Baptista (bateria) e João Magalhães (voz e viola ritmo).
O disco "Povo", um EP (disco de vinil a 45 rotações) com 4 canções, foi editado em 1968 sendo a canção “Os teus olhos senhora” a que fez maior sucesso.
As fotografias que encimam este texto são do baile de finalistas de 1969 e vêm do álbum da Beta (cá da casa) e da Virgínia.
Na foto de baixo, que a Ana Cândido guarda no seu álbum, podemos ver um aspecto do ginásio da Escola, devidamente decorado, onde decorreu o baile em 11-02-1969, já lá vão quarenta anos.
José Ventura

Comentários:

Muito bom este post, até pelos aspectos documentais em relação aos Charruas e à influência das novas músicas nos gostos da juventude caldense dos anos 60. Eu, que sou um interessado por estes assuntos, só posso saudar o autor e o blogue.
Shegundo Galarza foi um importantíssimo músico, empresário, maestro, pianista e compositor basco com grande sucesso e cinquenta discos gravados em 3 continentes. Eu percebo o sentido em que o seu nome é usado (uma clássica orquestra de baile, que eu também não quereria ouvir nessa altura), mas atenção que é um músico com uma carreira notável de mais de cinquenta anos. O seu filho, Ramon, continua ligado à música ligeira em Portugal, como músico e produtor.Foi o baterista do primeiro álbum do Rui Veloso, por exemplo.
Por outro lado quero recordar que os Charruas vieram depois ao meu Baile de Finalistas, em Fevereiro de 1971, devido precisamente aos contactos que cá deixaram nesta ocasião. Como se vê os "mundos" do Colégio e da Escola cruzavam-se, naturalmente, nesta época.

J.J............05-03-2009

Foi neste baile de finalistas de 1969 que eu pela 1ª vez fiz um nó de gravata e vesti casaco para ir a um baile que era de gala. Tambêm pela primeira vez levava dama combinada,embora na clandestinidade.O meu par era deslumbrante,não vi mais ninguêm na sala. Eu estava feliz e muito entusiasmado com a noite romântica que iria ter . Dançar com a mulher que amava ao som do conjunto segundo gallarza.UM SONHO.Como era da "praxe", logo de início convidei então o meu par para me acompanhar numa bebida ao bar que era no rez do chão. escolhemos uma mesa e embrenhamo-nos em conversas de amor.Após declarar toda a minha paixâo e ao regressar à sala de dança para dar entao inicio à noite maravilhosa de romance, ouvindo o dito conjunto, eis que os pais muito ofendidos pela nossa ausência do salão já estavam de pé para se retirarem do baile e assim o fizeram.Passei então todo o baile no palco junto ao famoso guitarrista do conjunto e ao fim de algum tempo já lhes fazia companhia nas garrafas de whiskey que em grupo iamos despejando. E assim,por naquela época, as meninas serem acompanhadas pelos pais aos bailes, fiquei sem dançar ao ritmo do famoso conjunto segundo gallarza.

Guilherme...........05-03-2009

Que linda historia de amor, deus queira que seja por muitos e longos anos, com um beijo da tua afilhada.

Leonor...........28-04-2009

Sem comentários: