terça-feira, 23 de junho de 2009

Serralheiros de 1954

Estas fotografias fazem parte das recordações do António David Domingos, que nunca foi aos encontros dos antigos alunos, mas no próximo ano vai fazer questão de participar, e levam-nos até aos anos cinquenta.
Nesta altura o Curso de Serralheiros dava os primeiros passos, mas os alunos, António David Domingos e José Santana Marques, estavam “equipados” à maneira.
Como curiosidade a foto de cima foi tirada junto ao portão que dava acesso à Mata, e a de baixo à porta da mercearia que ficava em frente à Escola.

José Ventura Comentários:

Duas fotografias que não conhecia,que fazem recordar a grande amizade que havia entre mim e o David. Estranho estar com cigarro na boca, eu que nunca fumei.
A mercearia em frente ao portão da escola tinha ao fundo um "BAR" que a "malta" gostava de visitar.

Santana Marques.......24-06-2009

Eu estava à espera, que alguém do tempo,dissesse algo,mas como ainda não aconteceu,lá vou tentar esclarecer uma dúvida, pois até posso estar errado. O portão de acesso à mata era um portão, de ferro fundido e um pouco trabalhado. Eu penso, mas aceito estar enganado, que o portão na foto era um pouco mais acima e era quando acabavam os arbustos "diosporos" que tinham umas bolinhas roxas e que até se comiam e que tinham um sabor enjoativo.
Ao fundo, quando se virava à direita tinha acesso a mata, esse portão, estava no lado à esquerda e que dava acesso a uma quintinha com muitas flores e árvores de fruto e que ia até ás traseiras do chafariz da 5 bicas. Falando nos dois personagens da foto: O Santana, sempre que vou a Portugal encontro-me com ele no Central,o David quando ainda jovens tivemos umas arrelias e ficamos zangados,mas quando um dia nos cruzarmos vamos rir desses tempos. Em 2008 estive na festa da escola e estive com o Armindo " corta pescoços" e falámos do David e dos belos tempos.

Chaves........24-06-2009


Embora um pouco mais novo que estes dois distintos Serralheiros, lembro-me perfeitamente deles. Assim como me recordo da loja em frente do portão. Essa era a mercearia do Sr. Augusto, conhecido por Augusto do João Vintém, que, ao lado, tinha uma cocheira (havia, aliás, várias cocheiras na Rua Diário de Notícias - o Zé Albino, O João Cristo, O António Alves).
Ao lado do portão de entrada para o pátio da Escola ficava a taberna da viúva do Baltazar (hoje em ruinas...)
E aí, estou a ver o velho Pacheco dos gelados, com o seu carrinho...
Concordo com a leitura do Chaves quanto ao outro portão - aquele que aparece na fotografia - que protegia uma horta e roseiral muito bem cuidados que havia nas traseiras do Chafariz das Cinco Bicas.
E lembro ainda a casinhota que ficava ao fim do muro que aparece na foto. Essa casinhota era o poiso habitual do guarda da Mata a quem fazíamos a vida negra e a quem chamávamos "o Sapo". Lembram-se, rapazes ?
Um abraço

Noronha......24-06-2009


Amigo Noronha Leal, tens esses nomes todos em mente, mas será como eu, que me lembro de pequenos pormenores do passado e os que se passaram à dias perdem-se na memoria tão facilmente?
Falas do guarda da mata "O Peixe Sapo", eu penso que todos os antigos alunos da velha escola se lembram dele e da casota, onde ele descansava e que tinha dezenas de nomes e corações com uma seta, inscrito nas suas paredes O seu verdadeiro nome era Sr. Longo e seu grande problema era ser muito zeloso por tudo que se passava na Mata e que eu agora vejo ter sido uma grande qualidade, mas na altura nos jovens queríamos era paródia e jogar a bola e ele por vezes não deixava.
Falas dos antigos donos desses estabelecimentos que existiam na Rua Diário de Noticias que tinha mais dois nomes, Chafariz das 5 bicas e para alguns Rua do Pr Barreto. Com a tua boa memoria, talvez te lembres que nessa mesma rua viviam os Nobres e julgo eu que o pai vendia no seu estabelecimento carboneto que provocava uma reacção química como que a água estivesse a ferver e então lá havia um grupo de malandrecos que punham isso no tanque do chafariz para assustar os animais quando eles estavam a beber.
Brincadeiras do passado que agora não tem graça nenhuma. Cumprimentos

Chaves.......25-06-2009


Mas que memórias tão fresquinhas a destes condiscipulos.
E lembram-se que havia também na Mata uns parques de merendas sempre muito limpos?
O nosso amigo "sapo" usava um boné cinzento com umas iniciais HRDL...

Bolas...agora "olhando para trás", tudo isto já foi há tanto tempo...!!
Um abraço para a rapaziada...

Maximino.......25-06-2009


Caro Maximino já agora posso dizer que havia mais que uma indicacão de Parque de Merendas e os brincalhões do teu tempo, deves saber quem são, por vezes andavam muito ocupados a tapar as duas letras do meio das MERENDAS, para depois ser a gargalhada.
Coisas do passado e que nos traz agora boas memorias.

Chaves.............26-06-2009

Sim, sim...
E também havia dessas coisas que as letras destapadas anunciavam...
Mas garanto...que nunca tapei nenhuma placa...
Mas algumas vezes recordo e não por saudosismo, esses tempos já passados há muito...!!!
Não vou dizer que eramos melhores do que os jovens de agora...
Mas eramos seguramente muito diferentes...!!!

Mas no fundo...eramos jovens também...!!!

Maximino........27-06-2009

Sem comentários: