quinta-feira, 18 de junho de 2009

No Portugal dos pequeninos

Esta reportagem fotográfica vem do álbum do António Marcos, e recorda uma visita dos alunos ao Portugal dos Pequeninos em Coimbra.
Os “meninos” já eram um bocado crescidos para se enquadrarem no cenário, mas lá que estavam divertidos, estavam.
O passeio teve lugar no dia 10 de Abril de 1954, e a revelação das fotografias foi feita a 13 do mesmo mês na Papelaria Tália, conforme se pode constatar.

José Ventura




Esta reportagem fotográfica vem do álbum do António Marcos, e recorda uma visita dos alunos ao Portugal dos Pequeninos em Coimbra.
Os “meninos” já eram um bocado crescidos para se enquadrarem no cenário, mas lá que estavam divertidos, estavam.
O passeio teve lugar no dia 10 de Abril de 1954, e a revelação das fotografias foi feita a 13 do mesmo mês na Papelaria Tália, conforme se pode constatar.

José Ventura

Comentários:


Olá Zé Ventura!
Esta reportagem fotográfica é de 1954, e certamente que alguns dos fotografados foram meus conhecidos. Por isso teria grande prazer em saber quem são. Estive há dias nas Caldas e alguém me disse que o Manuel Mogo me viu aqui em Olhão, mas por qualquer razão que desconheço não lhe foi possível aproximar-se de mim. Embora mais novo que eu, convivíamos com certa frequência, talvez devido à profissão do pai (Acordeonista) que me procurava afim de reparar os seus equipamentos sonoros.Caso o Mogo queira contactar-me, tenho muito gosto nisso.Parabéns Zé Ventura ! O Blog está a melhorar mas os comentaristas continuam a ter medo de escrever, como é o caso do Mogo que na lista dos antigos alunos nem consta o seu email.
Um abraço.

Fernando Santos.......19-06-2009

Meu caro Fernando Santos
Nao tenho o prazer de o conhecer pessoalmente- sou de uma geração anterior á sua-
Contudo se o seu problema é encontrar o Manuel Mgo, fa-lo-á sem quaiquer problemas, desde que numa manhá proxima se desloque ao Café Central situado junto á Praça da Fruta nas Caldas. O Mogo, o Marques, O Siopa e outros são "habitués" daquele Café
Cumprimentos

Antonio Nobre......19-06-2009

Fernando Santos, apesar de não estar a ver quem és, vou-te tratar por tu, pois eu era um dos colegas mais próximo ao Mogo e sei que ele continua meio envergonhado, eu até tenho o email dele e se quiseres eu dou. Ora na 1ª foto o segundo da direita em pé e o Raul que nessa altura estaria na cerâmica antes de ter ido para os serralheiros, os outros lembro-me mas faltam-me os nomes pois quando entrei na escola eles já andariam no 3ªano. Na 2ªfoto o Subtil encostado ao poste e em frente de oculos e a Branca de Salir agora nos E.U. 3ª foto vestida de branco e a Alice Reis e a quarta e outra vez a Branca e ao lado a Gracinda Nazare. Na 4ª foto, o Luis Filipe, lado direito agarrado ao poste. Em baixo o Salvador " o Pilas", mas nessa altura era mais conhecido " por Pescadinha marmota". Na 5ª foto na frente,no meio, outra vez o Salvador, Eu penso que nas fotos estara tambem a Maria Emilia da Foz e o Gaspar. Talvez apareça alguem da época que possa dizer algo e que nao tenha receio do computador.
Chaves.............20~06-2009
Olá Chaves
És uma autêntica enciclopedia. Um abraço. Cumprimentos á tua mulher

Antonio Nobre.........20-06-2009
Olá Chaves!
O melhor mesmo é o tratamento por "tu".
O Mogo já era um rapaz envergonhado no meu tempo, agora não sei como é...
Agradeço então que me envies o endereço dele, e obrigado pela identificação dos fotografados. Lembro-me de alguns nomes, mas nas fotos não os consigo identificar.
A Maria Emília da Foz que referes seria aquela moça alta que vinha todos os dias de bicicleta e morava numa casa perto do Patrício quase em frente à estrada que vai para o Penedo Furado? Que será feito dela?
Vou estar uns dias ausente, e só quando voltar verei a tua resposta.
Obrigado por tudo.
Um abraço.

Fernando Santos........22-06-2009

Para que a reportagem ganhe ainda mais qualidade, teremos de restituir o nome de Portugal dos Pequenitos ao parque temático de Coimbra. O «Portugal dos Pequeninos» corresponde a uma outra realidade bem diferente da representada nas fotografias...
Artur R. Gonçalves..........23-06-2009
Sempre atento o meu amigo Artur. Será defeito profissional ? Não, não és obrigado a responder. A cultura no seu todo, também passa por aí. E no meio dos pontos (como se dizia dantes)a corrigir «de ses élèves» -sei que aprecia a lingua de Molière- ainda vem aqui mudar os títulos do ZV.

Abraço cá de longe, também muito ocupado, mas roubando sempre um quinhão (há muitas luas que não usava tal palavrão)do tempo, para aparecer por aqui.

J.L.Reboleira Alexandre......24-06-2009

Sem comentários: