domingo, 27 de setembro de 2009

Um jogo de Basquetebol

Se pensam que os “craques” do Basquete só estão na NBA, desenganem-se, aqui estão as equipas que participaram num emocionante jogo que deve ter acabado 10 a 10 ou coisa parecida. Os participantes são do curso do Comercio de 1967, e identifico na fila de cima; O Olímpio Leitão, o Vitor, o Luzio e o Espadana. Em baixo; o Espanhol, o Mateus, o Alpalhão e o Alexandre. Como o tempo passa, ao ver esta foto lembrei-me das aventuras vividas com os meus amigos Luzio e Alexandre, que a morte já levou há mais de 30 anos. Estas fotos estão no álbum do Olímpio Leitão.

Comentário:

Zé, falas em 10 a 10, e penso que estás a pecar por excesso. É que ao ver a segunda foto, realmente o Cesto estava lá tão alto, que dificilmente a bola entrava. Nunca entendi o porquê do Silva Bastos nos obrigar a fazer desportos que detestávamos e nos impedir de jogar uma boa futebolada. Enfim, manias..., se calhar já era obra do sistema. Claro que me refiro ao sistema da época, que não tem nada a ver com aquele de que agora tanto se fala. Fui colega de alguns destes atletas, mas se as caras já não estão lá na memória, os nomes que mencionas, esses sim, todos bem vivinhos. Até que um dia, todos nos juntemos ao Alexandre e ao Luzio.

J.L.Reboleira Alexandre..........28-09-2009

O Silva Bastos odiava futebol. O meu amigo Miguel Bento Monteiro, que o conhecia bem, foi seu aluno no Colégio e nos Bombeiros, conta dois episódios que o ilustram bem em dois posts que ecreveu no Blog do ERO. Nós também não apreciávamos Basquetebol no colégio, lembro-me de um jogo que terminou 4-2 perante a fúria impotente do professor...

J.J...........28-09-2009

Consigo identificar mais alguns, para não arriscar os que não tenho a certeza: na fila de cima, precisamente ao meio, está o Arnaldo Custódio, hoje distinto advogado nesta praça; entre o Luís Luzio e o Manuel Espadana aparece o Orlando Paulo; na fila de baixo, protegido pelo João Espanhol e pelo Fernando Mateus, está o Luís Botelho José que, para nós, foi sempre e ainda é o Lica. O Prof. Silva Bastos não gostava mesmo nada de futebol, modalidade que apelidava de coicebol.

Orlando Sousa Santos............30-09-2009

Sem comentários: