domingo, 31 de janeiro de 2010

Cada um com o seu par

…Cada um com o seu par, porque está o baile armado.

Não se sabe se os pares mostravam os seus dotes de dança ao som de Roberto Carlos, Nelson Ned ou Cliff Richard, o que é certo é que não eram “pés de chumbo”.
Estas fotos do Rogério Guimarães e do Quaresma, sobre bailes fazem-me recordar as diversas “matinés” que se faziam aos Sábados à tarde, nas mais variadas garagens.
Desse tempo em que o Vinil era rei e as cassetes faziam as primeiras aparições, fica a nostalgia daquelas tardes memoráveis.
No caso destas fotos julgo foram obtidas numa festa da Espiga, por alturas de 1967.

Comentário:

Uma festa da espiga bem diferente das anteriormente documentadas. Se calhar, até nem foi tirada na Quinta Feira da Ascensão. Os pares rodopiam ao som de uma qualquer música que nem os donos da fotografia quiseram revelar. Se calhar, o momento até nem foi captado em 1967. A terra batida da primeira foto é substituída pelo estrado de madeira da segunda, sem que os executantes da dança se preocupem muito com esse pequeno pormenor. Se calhar, os bailes até se fizeram em dias diferentes. A assistência observa atentamente o evoluir dos acontecimentos à espera de identificar os executantes. Se calhar, tiveram tantas respostas como nós que continuamos a olhar para esses momentos suspensos num espaço e num tempo desconhecidos à espera de alguém que nos esclareçam sobre tudo aquilo que não se sabe.

Artur R.Gonçalves.........01-02-2010

Sem comentários: