quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Corpo Docente - II


Julgo que seria interessante identificar todos mas, para isso, parece-me talvez fosse útil um esquema de numeração, para que não nos repetíssemos e fosse facilitada a identificação a quem visita o blog e não é desse tempo. Eu reconheço quase todos ...Deixo o desafio para o esquema, depois dou uma achega (grande).Alguns marcaram-me muito (Jorge Amaro, Elvira Bento Monteiro, Alice Carvalho Freitas, Maria do Céu, etc.).Fico à espera do esquema !!!

O Orlando Santos pediu, e cá está, ficamos à espera da identificação de todos.

Comentários:

O meu contributo, com a ajuda do Elísio, e algumas dúvidas:

1 – Pe. Paulo Trindade Ferreira (falei há dois com ele);
3 – Prof. José Lalanda Ribeiro, querido Mestre e Amigo;
4 – Prof. Abílio Moniz Barreto, meu Professor, de minha Mãe e de meu Tio;
10 – Mestre Raul;
11 - Dr. Jovalino Vieira Lino;
13 – Escultor Eduardo Loureiro;
14 – Dr. Leonel Sotto Mayor;
15 – D. Maria Xavier;
16 – D. Marilde;
17 – Esposa do Dr. Paiva(?);
18 – Drª Margarida Ribeiro;
19 – Mestre Pólvora;
20 – Prof. Silva Bastos;
23 – Mme. Nicole Ballu-Loureiro;
24 – Drª Deolinda Ribeiro;
25 – D. Maria do Céu Sousa;
26 – Drª Alice Freitas;
28 – Dr. João Correia;
29 – Drª Isabel Correia;
31 – Dr. José Manuel Bento Monteiro;
32 – Drª Elvira Bento Monteiro;
36 – Dr. Paiva;
38 – Dr. Joaquim Sarmento;
43 – Eng. Venda;
47 – Dr. Jorge Amaro;
48 – Eng. Periquito.

Um abraço.
Matilde.........28-01-2010

Entre os presentes na foto além dos muitos que reconheço mas da memória já se vareram os nomes, e outros já não são do meu tempo lembro-me ainda
3-Prof.Lalanda
4-Prof.Barreto
1o-Mestre Raúl
11-Dr.Vieira Lino
14-Dr. Leonel Sotto Mayor
15-DrªMaria Xavier
21-Metre Apolinário
22-Mestre Realinho
31-Dr. Bento Monteiro
38 Dr-Sarmento
48 Eng.Piriquito
43-Eng.Vendas

Carlos Nobre.......28-01-2010


Complementando as identificações da Matilde Couto e do Carlos Nobre, aqui vão mais alguns:
7 - Drª. Lígia Realinho
12 - Mestre Cadete
33 - D. Ermelinda
41 - D. Otília
49 - Drª. Emídia
50 - D. Rosa Faria
Julgo que a Drª. Julieta Paiva está no lugar 42 e não no 17, como indica a Matilde.
Já faltam poucos ...

Orlando Sousa Santos.......28-01-2010

O Elísio julga que o 9 é o Mestre Mateus.
De facto, tinha identificado a D. Ermelinda no 33 e esqueci-me de a mencionar. Foi colega da minha Mãe na Escola e foi minha professora e do meu filho mais velho, Ricardo.

Matilde ..........28-01-2010


O 46 é o Dr. Calheiros Viegas. o 8 é o Eng. das disciplinas de electricidade, fisica e quimica que também era dos antigos serviços da antiga Seol, ? Correia. O 9 parece-me o Gabriel.

Chaves.......29-01-2010

Fiquei bastante surpreendida com a vossa memória, não identificaria metade destes nossos grandes professores!
No entanto, verifico que falta reconhecer o número 8.
Não tendo sido meu professor, conheci-o desde que nasci, pois era meu vizinho. Trata-se do Engº Pinto Correia, pai da "Leninha Arroz".
Creio não estar enganada.

Fátima Valente.......29-01-2010

Como vês, Zé
Este Blog está cheio de surpresas. Esta fotografia que publicaste e as respostas recebidas são prova. Após cerca de 50 anos volvidos sabemos os nomes dos nossos mestres bem como a matéria que ministraram.
Será que daqui a 50 anos, os que hoje recebem aulas, recordarão com tanta clareza os seus mestres? Não acredito, pois os políticos conseguiram transformar os professores em nómadas, quais “ciganos” saltitando de escola em escola, de cidade em cidade, onde nem sequer têm tempo para criar raízes e muito menos deixarem rastos de amizade.
Transformaram o ensino numa profissão industrial e comercial retirando-lhe o prazer de ensinar e aprender, conhecimento e dedicação, amor e prestígio.

“Aprende donde vens, antes de saberes quem és e para onde vais.”
È uma máxima há muito esquecida. Veremos… ou talvez não… que tais filhos estamos a deixar que o Estado crie para a Nação.
Um abraço

A. Justiça.......29-01-2010


Parece-me que o nº 2 é o Mestre (?) Silva que dava aulas oficinais ao 3º ano dos serralheiros.
Na fotografia publicada em 18 de Março de 2008 - terça-feira - que mostra uma aula de oficinas, na Escola-Nova, está o Mestre Silva.
Outros professores de que me lembro mas que não consigo reconhecer na fotografia são: Mestre Dordio, Dra. Maria Fernanda (esposa do Mestre Mateus) e aquele Senhor, não recordo o nome, que tinha um estabelecimento de produtos e máquinas para escritório ao lado da garagem dos Capristanos/Claras.
Um abraço

A. Justiça.......30-01-2010

Ná...a minha memória não me ajuda nesse exercício...!!!

Se eu estava convencido que ia fazer 66 este ano, quando afinal serão (graças a Deus...) 67...como me iria lembrar agora, desses nossos mestres doutros tempos...?

Abraço e parabéns...!!!

Muita cabecinha de fosforo vocês comem...!!!

Maximino.........30-01-2010


Caros AMIGOS
creio que o Nº2 seja o mestre Flor da Silva(serralharia)
Um abraço

A.Gandaio...........30-01-2010

Parece-me que o 37 é o Professor de Canto Coral que sucedeu ao Padre Renato; não consigo lembrar-me do nome.

Matilde........30-01-2010


(Não vou adiantar nada mas vou entrar)
O Colega e Amigo Maximino não se lembra? Vá lá, faça um esforço.
Mais uns anitos tenho eu (sou da colheita de 1938), e ainda me recordo de quase todos.
O Prof. Lalanda foi o meu 1º professor, na 1ª classe da Instrução Primária.
O Prof. Barreto, Dr. Leonel Sotto Mayor e Dr. Sarmento ainda foram meus professores na Escola Comercial. Que saudades destes HOMENS que marcaram tanto a nossa adolescência.
Quanto ao Mestre Raúl, é "rapaz" do meu tempo de Escola, pelo que seremos +/- da mesma "colheita".
A maioria dos outros Professores, foram do meu relacionamento em contactos diversos nas Caldas.
O tempo passa, mas as boas recordações ficam gravadas.
Cumprimentos para todos, e grato aos Colegas que colaboraram na identificação.

Mário Reis Capinha..........30-01-2010

Amigo Capinha o ser mais novo às vezes não ajuda muito...!!!
Mas já agora vou "desajudar"...
A colega Matilde pergunta se o nº37 não será o Professor de Canto Coral que substituiu o saudoso Padre Renato...
Eu creio não estar enganado, mas parece-me que nesse tempo o prof. de canto Coral era o Herminio Maçãs, que era muito mais novo do que o nº 37 aparenta...mas possivelmente sou eu que estou enganado...!!!
.......
(1 hora depois)
Não há mesmo quaisquer dúvidas de que em matéria de memória...vou ter que fazer muito mais exercício...
A possível "descoberta" que eu tinha feito de dar nome ao Professor de Música...esqueçam...
O Hermínio Maças por esse tempo já não era professor na Escola, mas já se encontrava no serviço militar...!!!
Decididamente...desisto...!!!

Maximino.........31-01-2010

E, lá em cima, o 51, talvez seja o Professor Vaz Fontes.

Matilde.....31-01-2010

Como pode o Professor Herminio Maçãs, em 1964 - data da fotografia - estar na tropa se em 1960/61/62 foi meu Prof. de Português?
Nessa altura ele era novo... mas não tão novo!
Fazendo contas...se assentou praça com 21 anos, o que era normal, em 1960 teria 17/18 anos!
Um abraço

A. Justiça..........01-02-2010

Meus amigos, vocês não têm memória, têm chips INTEL (dos melhores, claro...)na cabeça. Eu se reconheci dois ou três foi o máximo, por isso nem tive coragem de responder ao post. Nada de desencorajar Maximino, há quem esteja bem pior.

J.L.Reboleira Alexandre...........01-02-2010

Amigo Justiça...
É que eu como não confio totalmente na minha memória ram, nem tão pouco no meu processador...
Fui à fonte...isto é, falei mesmo com o dito...
E a verdade é que o Hermínio Maças, não chegou a estar na Escola Nova...não lhe foi dada espera no serviço militar e teve mesmo que alinhar...!!!

Maximino.......02-02-2010


Olá pessoal.
Já vai algun tempo que não participava no nosso blog, pois foi tanto tempo que até me esqueci do password para poder comentar, enfim isto reflete simplesmente a minha idade que já vai pregando algumas partidas de memória ou falta dela, mas como gosto de a manter na melhor forma possivél, assim visito o nosso blog, pois para mim é uma maneira muito gratificante de fazer exercicio para a minha memória.
Falando em exercicio não podia deixar passar sem elogiar o nosso incansável Zé Ventura por este excelente exercicio que ele nos trouxe o qual também digamos que envolveu alguns colegas que nem sempre participam mas como o desafio era de verdade bom o fizeram e com bons comentários.
Embora eu não possa ajudar muito sobre as fotos, a única coisa que posso dizer é que como outro colega também não consigo dar com a cara do Mestre Mateus nem da sua esposa Dona Fernanda, fora isso só me resta agradecer por o belo exercicio, ainda há alguém que diz que as fotos não devem ser tão utilizadas no blog, pois eu acho que tudo, tem o seu próprio valor e acho que neste tema temos a prova em que as fotos também dão a sua mais valia.
Obrigao Z.V.
Um abraço para todos.

Antonio Abilio...............27-02-2010

Sem comentários: