terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Recordações do Borlão

Olá sou a Isabel, vivo em Mississauga na província do Ontário, já há algum tempo que não escrevo. Reparei que nos post anteriores um dos comentadores foi o Mário Capinha, que pelos vistos é primo do Tó-Zé Blanc. O nome de Capinha levou as minhas recordações para os anos setenta. Na minha adolescência eu estive enamorada pelo Tó-Zé Blanc (sem ele saber, claro) primo do Mário. Antes de emigrar para o Canadá com os meus pais, em 1974, morei no Borlão e durante a hora do almoço sentava-me na minha varanda a ver os dois irmãos, o Tó-Zé e o Mário dirigirem-se para casa através do portão onde a antiga Câmara tinha arrecadações perto do Tribunal. Recordações que o Blog acordou....e me transportou até aos meus doze anos. Um abraço para todos e participem porque o blog é muito interessante, e para quem está longe ganha uma dimensão ainda maior. Isabel Alves

Comentários: Lembro-me perfeitamente do Largo do Burlão assim... E lembro-me da inauguração da Igreja de NªSª da Conceição, que deve ter sido inaugurada aí pelos anos de 1952 mais ou menos... Não tenho bem a certeza, mas eu nasci em 1943 e ou 10 anos...!!! Lembro-me perfeitamente do tempo em que se faziam as feiras nesse espaço e lembro-me de um acidente que aconteceu com uns aviões que rodavam presos por cabos de aço sensivelmente no local onde hoje é o Café Maratona...não morreu ninguém mas houve feridos... Já lá vai um montão de tempo...!!! E já agora alguém sabe porque se chama "burlão" aquele espaço...?? É que só muito mais tarde apareceram naquela zona algumas instituições bancárias...!!! Era usó ma piada, claro...ou talvez não...!!! Abraços do Maximino ................19-01-2011 Vou fugir um pouco do tema do post, até porque a última mensagem do Maximino (espero que brevemente possa voltar a subir a encosta do Santo Antão...) poderia encaminhar-nos para caminhos ínvios. Não conheço a Isabel, pelas datas partiu daí «borrachinho pequenino» para o Ontário, mas demonstra lidar facilmente com a nossa lingua o que é sempre de louvar. E até aqui fala nos seus amores platónicos. Todos os tivemos e vão sair cá para fora mais alguns de certeza. Meus caros vizinhos de Mississauga, considerando as mensagens que aparecem por aqui, os mais regulares A. Abilio e o Chaves mais alguns de vez em quando...Afinal quantos caldenses há por aí ? Muitos ! Abraço J.L Reboleira Alexandre ..........19-01-2011

Nas minhas contas eu queria dizer 9 ou 10 anos...ninguém por aí sabe dizer a data da inauguração...? E pensando melhor, para evitar que o amigo Reboleira entre por caminhos ínvios... Talvez borlão venha de borla...e isso dá muito mais pano para mangas... Mas quando comentei nem reparei nessa grafia... E meu amigo no que respeita à minha saude, quase poderia dizer(forçando um pouco...) que quando um cão é danado...todos lhe atiram...!!! Agora não me faltava mais nada do que uma constipação... Desde que deixei de tomar a vacina bacilococovínica...estou muito mais fragilizado...!!! Um abraço para todos os amigos e amigas...claro...!!! Maximino .............20-01-2011

Maximino, se tens uma constipação, quer dizer que estás constipassado, de"moda" Chaves ..............24-01-2011 Engraçado, andei a vasculhar no Google e deduzi que o nome de "Borlão" ou "Burlão" talvez nascesse por causa das feiras que se faziam por lá e os carteiristas abundavam naquele espaço cheio de turistas. Gostei de ler o sítio Mistura Grossa onde conta também o seu ponto de vista sobre o Borlão. Beijinhos. Lurdes Peça.........25-01-2011 Olá Lurdinhas Uma analogia bastante interessante. Isabel Alves.......... 27-01-2011 Olá Isabel tudo bem contigo? Parece mal dizer, mas já não me lembro da tua cara, seria pedir muito se entrasses em contato comigo, por email e assim talvez me recordaria pelas fotos que possivelmente vais enviar, pode ser? Pede ao Zé Ventura que ele tem. Beijinhos Lurdes Peça .............30-01-2011

Sem comentários: