sábado, 5 de março de 2011

o Carnaval aí está

O Carnaval vai perdendo algum fulgor ou melhor dizendo, nós vamos perdendo algum fulgor para o Carnaval, mas em tempos que já lá vão era festa rija durante os 4 dias. Os bailes do Lisbonense, dos Pimpões, da Columbófila e dos Bombeiros deram lugar a festas nos Bares e clubes nocturnos. Na foto do lado o par de dançarinos são a Maria dos Anjos e o Zé Manuel, na foto em baixo um grupo prontinho para a folia e o Manuel Venda, que nos enviou a fotografia, estará certamente no grupo.

Comentários: Olha que bem que ficaram os dançarinos nesta foto, a sempre bonita Maria dos Anjos e o Zé Manuel que era tão certinho, talvez por ser filho do Sr. Policia (ou estou a fazer confusão?) mas ao mesmo tempo sempre folião. Zé Ventura tenho que confessar que há um tempo para cá estava decidido a tornar-me mais leitor e menos participante na parte da escrita, deixando essa parte para os amigos que têm a veia para o fazerem melhor do que eu. Mas como nunca fui muito disciplinado resolvi então mais uma vez dar o meu contributo, depois de ver essas carinhas dos nossos tempos, embora o Zé Manuel ser uns dois anos mais velho do que eu e a Maria dos Anjos talvez um ano mais do que eu, por serem mais velhos eu tinha uma certa admiração por eles, por isso eu não me consegui conter e assim escrevi. Porque até há pouco tempo parecia que só os ex colegas residentes no Canadá é que tinham as memórias afinadas e vontade de participar nos comentários. Deve ser derivado ao clima frigido em que vivemos que nos mantém as memórias frescas. Bem como eu costumo dizer, terei que o fazer, se o Homem de lá de cima nos deu dois ouvidos e só uma boca por alguma razão foi, de certo para ouvirmos mais e falarmos menos, pois eu vou tentar no futuro fazer isso mesmo. Desejando a todos um Carnaval cheio de folia e boa disposição. Um abraço do Antonio Abílio ........07-03-2011 A Maria dos Anjos, por estar numa foto com o José Manuel, disse-me para ir ao blogue da escola, afim de ver a foto, como de ler alguns comentários. Depois de uma espreitadela, coisa que não faço com assiduidade (passo agora tanto tempo por lá, que já não tenho paciência para mais qualquer coisa que diga respeito à escola) e de ver algumas fotos, assim como alguns comentários de "alguma malta do meu tempo", dei comigo a responder a uns comentários que por aqui aparecem. Um dos comentários é feito pelo António Abílio, ora como eu tive um amigo chamado António Abílio, calculo que seja o mesmo. Umas futeboladas, uns bailes de garagem e outros divertimentos, foram momentos bons da nossa juventude. O A. Abílio foi para os USA nos anos sessenta e depois disso nunca mais o vi e calculando que seja o mesmo A. Abílio que imagino, envio-lhe um abraço como cumprimento. Para terminar, refiro que alguns nomes atrás referidos, como o M. Vasconcelos, Ventura, Xavier, Espanhol (Spa), Mirian, J. Manuel, M. Anjos, Odete, Reboleira e a Áurea, fazem parte do meu passado escolar. Um abraço para todos e até à próxima. J. Carlos Abegão.........11-03-2011 Enquanto o A. Abilio divaga sobre os olhos e os ouvidos, e como ontem só cairam mais 50 cms de brancura, vou dar mais uma ajuda. Não sei se o Zé Manel filho do policia é aquele que eu penso. O da foto andou na minha turma do 3º ano do Comércio em 67, e sempre o conheci pelo Silva ao quadrado pois o nome era/é José Manuel da Silva Almeida e Silva. Tal como para o A. Abilio, lembro-me pois apesar de estarmos na mesma turma o Zé Manel era uns anitos mais velho, mas bom rapaz, e ao contrário de outros não chateava os «miúdos». J.L.Reboleira Alexandre..........11-03-2011

Ora cá está o blogue a fazer o que eu sempre espero, a trazer alguém a participar e a recordar a nossa juventude e o passado. Parece uma caixinha de surpresas, de vez em quando lá aparece mais um, desta vez foi o meu caro amigo Abegão graças á Maria dos Anjos que lhe disse que visitasse o blogue e assim o fez, o qual me sensibilizou profundamente saber que ao fim de 46 anos ainda se lembra de mim e dos bons bocadinhos que passamos juntos quando éramos miúdos, por isso os meus sinceros agradecimentos. Amigo Abegão quando eu visitar as Caldas na próxima vez, farei questão do reencontro para relembrar velhos tempos. Estás correcto na minha pessoa só eu vim para o Canadá, quem foi para USA foi o meu primo Fernando (Fanoca) isto só para teres melhor ideia que decerto também te deves recordar ele também era neto do (Tio Chico Frazão) em frente da tua e da casa da M. dos Anjos. Foi verdadeiramente um prazer ler o teu comentário termino agradecendo á Maria dos Anjos de te espevitar a curiosidade e de tu o fazeres, um forte abraço aos dois e igual para todos os ex-colegas. Quanto à fartura de brancura que o J.L.R.Alexandre fala deve de estar a findar, pois já as temperaturas começaram a subir e a chuva de certo vai derreter o que caiu. J.Reboleira quanto ao Zé Manel não sei se foi seu colega de turma porque eu nesse ano Já cá estava, mas concordo consigo que ele era bom rapaz e que vivia na rua da Emenda perto do Bairro do Viola em frente de outro nosso colega o João Alcino (Azeiteiro) que também se encontra aqui por estas zonas de Toronto o qual já não vejo há muito tempo, pode ser que a nossa colega Isabel Alves saiba algo dele? Isto é o que lhe posso ajudar com respeito ao Zé Manel Silva, sim filho do Sr.Policia. Obrigado amigo J.L.Reboleira por sempre dar o seu contributo e continuidade ao nosso blogue, pois é bom ler os seus comentários. Um abraço Antonio Abilio.............13-03-2011 Sou leitura assídua do Blog mas confesso que nunca participei com comentários pois a minha especialidade é mais “números” do que letras, porém desta vez não resisti a comentar as palavras simpáticas do António Abilio, que me surpreende, como é que se lembra de mim passados mais de 40 anos. Recorri a alguns amigos para me avivar a memória (que já não é o que era) dos tempos em que vivi nos prédios do Viola, já que é certamente desse tempo que o António Abilio se lembra de mim. Eu, sinceramente, não me recordo muito bem, por isso amigo António Abilio fico à espera de algumas dicas para satisfazer a minha curiosidade. E Já agora que vim ao blog aproveito para dar os parabéns ao Zé Ventura por manter vivo este nosso “cantinho” aqui na Net que nos têm permitido “viver de novo” momentos brincalhões, felizes e até amorosos que preencheram a nossa Juventude. Um abraço grande a toda a “Rapaziada” que passa por aqui pelo blog. Maria dos Anjos.........14-03-2011 Maria dos Anjos, já não és a primeira pessoa a comentar sobre a minha boa memória, mas digo-te que não faço nada de especial para a manter viva, simplesmente como saí de Portugal muito jovem sempre mantive vivo na mente o que de bom deixei para trás. Não sou saudosista de maneira nenhuma, pelo contrário sempre “Práfrentex”, mas também gosto de recordar aos tempos de felicidade da juventude. Maria dos Anjos não sei que dicas te poderei dar para que te lembres de mim, mas vou tentar embora como citas já lá vão mais de quarenta anos, eu sou neto do Sr.Francisco (Chico) Frazão o Ceramista que morava em frente dos teus Pais, eu vivi nos Prédios ao lado do Arco na Cave (A Família Peça morava por cima) até á idade dos cinco anos, depois vivi no prédio da Matilde Gama (Santana) no Borlão e mais tarde na Avenida, perto do Grémio e Bombeiros, vim para o Canadá com 14 anos, porém durante o tempo que aí vivi ia todos os dias ás minhas raízes do Bairro Viola, brincar com a rapaziada, com o meu tio Chico Frazão o Abegão, Peças, Tónecas neto do Sr. Nogueira do Café, entre outros, que mais te posso eu dizer? Sou sobrinho da Antonieta sou primo do Narciso José que foi morar para a tua casa quando os teus Pais de lá saíram e agora tem uma casa de produtos de Natura no Beco das flores. Enfim lembro me de todos os que fizeram de algum modo parte desses tempos, de ti a tua irmã, da Lena Limão, Helena Arroz, Fátima e do irmão Valente isto tudo pessoal que em algum tempo viveu no Prédio do Viola. Para finalizar a minha Mãe Chama-se Otília era Modista e o meu Pai Abílio e era Carteiro. Espero que te pudesse ter ajudado de alguma forma, mas não me admiro se não te conseguires lembrar, na realidade são muitos anos. Fico Feliz para todo o efeito por ter conseguido envolver mais dois amigos no nosso Blog. Para ti Maria dos Anjos um grande beijo e um forte abraço para todos os nossos colegas. Antonio Abílio. ..............15-03-2011 Pois é!!! Jose Manuel da Silva(2). Jorge Saldanha...........24-3-2011

Sem comentários: