quarta-feira, 9 de março de 2011

Notícias da Mirton



No inicio de Fevereiro a propósito das “Lourinhas da nossa Escola”, o Orlando Santos comentava;

“Já agora e para me enquadrar no tema das loiras, essa turma tinha uma loirinha linda chamada Maria Mirton Leitão Fragata, que nunca mais vi e que julgo estar também pelas Américas. O local ao certo penso que nem o Manuel Vasconcelos sabe ...”


Pois é, o Blog tem na verdade uma força que por vezes me surpreende, e cá está a Mirton a dar sinais de vida através do Zé Alexandre Reboleira. Diz ele: Zé, Recebi estas fotos da minha vizinha, ali a 5 minutos de carro, Myrton Belo, que naquele tempo era Fragata, com o texto que segue.


«Se quiseres podes usar as fotografias no blog (podes fazer um concurso de reconhecimento). Eu não tenho muita pachorra para escrever em português, nunca foi o meu forte... então agora !!!»

Como não reconheço ninguém, e a Myrton só parece reconhecer o Vasconcelos....pudera... pede para o pessoal da altura, Orlando, Ana, Matilde e obrigatoriamente o Manuel Vasconcelos darem uma ajuda.


Comentário:

Sou leitora assidua do blogue, no entanto nunca fiz comentários mas hoje resolvi dar uma ajuda na identificação da ultima foto (que está muito reduzida) Cá vão os nomes dos colegas que reconheci De baixo para cima: Teresa Monterroso, Silva,Rosário Milhanas, Espirito Santo (eu),Esmeralda Vasques,Espadana, Isac,Fátima Vieira,Vasconcelos Mirton,Emilia Anabela,Adelaide Seixas,Dulce. Esta foto foi tirada numa visita de estudo à Abadia de Alcobaça em 1967 ou 68 Pode ser que mais algum colega reconheça os restantes

Maria do Espirito Santo .............10-03-2011

A Maria do Espírito Santo que diz ser leitora assídua do Blog, pela primeira vez faz aqui um comentário. Não tenho o prazer de a conhecer, mas, creio que não só o Zé Ventura como todos aqueles (poucos) que por aqui aparecem. gostariam de contar com mais uma colaboradora e não apenas comentadora. Cá ficamos à sua espera. Beijinhos para as senhoras e abraços para os senhores.

Fernando Santos. ........11-03-2011

Obrigada Maria do Espírito Santo pela ajuda de reconhecimento de colegas, essa foto tem uma nota no verso ‘’ Escola de Alcobaça - viagem de estudo 29.3.1966" as outras duas (Pic-nic do N.A.J. na quinta do Quim Vieira – Carrascas) Estas fotos saíram do baú depois do Alexandre ter-me tentado a ir espreitar o blog, daí a minha curiosidade, que continua em boa forma, quis associar nomes a caras...mas com pouco sucesso! Isto 40 e tal anos mais tarde é um pouco difícil! Mesmo o Alexandre que deveria reconhecer as lourinhas, a tarefa complica-se com imagens a preto e branco. Enfim... a situação dá-nos oportunidade de fazer uma ‘’ conversinha de café ’’graças à tecnologia que encurtou a distância. Um abraço fresquinho de Montreal

Myrton .....................14-03-2011

O Comentário do Fernando Santos parece que deu resultado. Possivelmente até nos conhecemos (como se costuma dizer de vista). È claro que também eu admiro muito o trabalho e a dedicação do Zé Ventura para que possamos reavivar memórias de tantos anos. Agora para ti Myrton Fiquei feliz por teres respondido e vou tentar dar uma ideia ao rosto individual de cada um Nas duas primeiras fotos julgo que a primeira de óculos é a Matilde,a da fita branca na cabeça acho que seja a Perpétua, a outra de óculos julgo ser a Leonor.
Não reconheço os outros. Na foto reduzida começo da esquerda para a direita na ultima fila 1º Não sei a seguir parece-me a Fernanda Saragoça (julgo estar nos Estados Unidos)3ªTeresa Monterroso 4ª não sei, 5ªo de óculos é o Silva a seguir a Rosário Milhanas (Mizá) 2ªfila- 1º sou eu,a seguir a Esmeralda Vasques (Foz do Arelho) ao lado da Esmeralda (de òculos e garvata) é o Espadana, depois não sei bem mas parece-me o Alpalhão, segue-se a Fátima Vieira, o que está de pé (não se vê o rosto) não sei. 3ªfila-É o Vasconcelos, és tu, o rosto masculino a seguir não sei a seguinte é a Emilia Anabela, logo a seguir não sei,depois é a Dulce e a de óculos escuros é a Adelaide Seixas.
Mas claro 4o e tal anos depois é dificil reconhecer todos. Um abraço para ti também e muita saude

Espirito Santo..........15-03-2011

Depois de ver os comentários da Espirito Santo, chego à conclusão de que nas minhas tentativas de acerto na identificação, se os exames de hoje fossem como dantes, era chumbo garantido. Não a menciono a ela nem ao Manel, mas esses são facilmente identificáveis. Nada melhor do que um copy/paste do mail que mandei à Myrton antes das fotos terem sido enviadas para o Blog.
«Carissima Dá-me impressão que não posso ajudar muito. LOL A única onde me parece reconhecer alguém é a que está identificada 1966. Na segunda fila, atrás dos ajoelhados o 3º da esquerda será o Espadana ? De joelhos o 3º a contar da Direita o Luis Fernandes, da loja David, que vive agora na Serra do Bouro e ao lado o Augusto Gonçalves. Das meninas, nada, niet. Manda na mesma, pois o pessoal aprecia»

J.L Reboleira Alexandre .............16-03-2011

Também possuo a 1ª e a 2ª fotografia e acho que sou capaz de identificar quase toda a gente. Foi um dia de convívio do NAJ - Núcleo de Amizade e Juventude, na Quinta das Carrascas. Vou procurar nos meus álbuns, onde poderei ver melhor, e depois deixarei aqui a identificação que conseguir fazer.

Matilde..........28-03-2011

A data destas fotografias é 20 de Setembro de 1968 e o acontecimento foi um Pic-nic do NAJ - Núcleo de Amizade e Juventude, na Quinta das Carrascas, como já foi referido.
Primeira foto - No topo: Fernanda Dinis. Fila de cima: Matilde, Mizá, Mirton, Teresa Constantino, Carmo Franco. 1ª Fila: Mercês Silva e Sousa, Perpétua, Antónia, Judite(?), Conceição(?), Graça Dinis. Em baixo: Helena Romão, familiar da Conceição (?).
Esta está!
Agora a mais difícil.
Segunda foto - Fila superior : Matilde, Alberto Lemos, Perpétua, Conceição(?), Carlos Salgado, ?, Orlando, Venda(?), Manuel Vasconcelos. Abaixo destes, à esquerda, até ao 1º plano: Helena Romão, Carmo Franco, Manuel Leite Gomes / Mercês Silva e Sousa, Tó Elias / Mirton / familiar da Conceição(?) / Graça Dinis (sentada à frente). Retomando a direita, abaixo da 1ª fila: ?, Judite(?), Teresa Constantino / Mizá, Quim Vieira, Antónia, Padre Chico. Ao centro: Fonseca.
Espero que não esteja muito confuso.
E vão lá mais de 40 anos!

Matilde ...............29-03-2011

Olá Matilde, estás de parabéns pela memória... já agora podes tentar a outra foto.
É sempre um prazer recordar as pessoas com quem partilhámos as brincadeiras, os risos, os choros, os ensinamentos, naquela idade em que todas as experiências são cruciais para o desenvolvimento de cada indivíduo.
Um abraço

Myrton.........29-03-2011

Olá, Myrton! Tu eras linda, simpática, alegre e divertida. E lembras-te da nossa turma?
A 3ª fotografia não sou capaz de fazer melhor do que já foi feito. É que nessa eu não estou. Nas outras, estou eu e as minhas memórias.
Quando por aqui passares, não te esqueças que gostava imenso de te rever.
Beijinhos.

Matilde...........02-04-2011

Sem comentários: