terça-feira, 17 de maio de 2011

…E voltamos aos Prédios do Viola


O encontro da “Malta” já ficou para traz, e voltamos de novo às pequenas “estórias” do Blog.
Ainda sobre os “Prédios do Viola” recebemos do António Abilio a seguinte Foto com este pequeno texto

Aqui envio uma graça que encontrei no velho álbum, já que alguém dizia quem é que não morou nos Prédios do Viola?
Pois bem aqui estão alguns rapazes e raparigas que lá moraram e grande parte foram nossos colegas de escola na R.B.P.
Vou tentar dar os nomes que me lembro, espero ajuda para identificar os restantes.
De pé, da esquerda para a direita; Fanoca, a menina era filha de Sr. Barbeiro não me recordo do nome, Pinto, Jalica e Antonio Leitão, outra menina que não me recordo, José Luis Parreira, Lurdes Peça, Augusto Lixa de Lisboa e Chico Frazão que era o guarda-redes.
Em baixo; Gloria irmã da Jalica, Eu o Vasco que não morou lá mas fez parte do grupo, depois só consigo identificar mais o Victor Pessa.
Esta foto foi tirada lá para entre 1958 a 60 e devia ter sido um jogo com o Bairro da Ponte ou rua 31 de Janeiro.
Mais alguns amigos e ex residentes do Bairro do Viola.
Um abraço para todos.

Antonio Abilio

Comentários:

Então?!
Que se passa? Não aparece mais ninguém para contar uma daquelas histórias dos vossos tempos passados nos Prédios do Viola? Já passaram dois dias! O António Abílio está à espera! Tanta "malta" que ali morou e ninguém diz nada...!?
A Fernanda Amaro perguntava há dias onde estava a malta do tempo dela.
O que direi eu da malta do meu tempo!
Dos prédios do Viola apenas me recordo que em 1948 ainda não estavam terminados mas já por lá haviam alguns moradores.
Ouvia dizer que eram os primeiros Prédios que se estavam a construir com blocos de cimento porque ficava mais barato que o tradicional tijolo. Creio até, ser a primeira vez que se fazia tal género de construção em Portugal mas não sei se era verdade.
Nessa altura eu tinha iniciado a minha actividade profissional na Central Eléctrica, e lembro-me de ter ido muitas vezes a esses Prédios ajudar o Tavares electricista da Câmara na montagem dos contadores de electricidade.
Além disso, também durante algum tempo andei num vai e vem pela Rua da Fonte do Pinheiro tentando conquistar uma "garota" que nunca me passou "cartão".
De momento é o que me ocorre sobre os Prédios do Viola, mas, se me avivarem a memória talvez haja mais alguma coisa para contar.
Na foto que o António Abílio enviou, contei 15 jovens. A Lurdes Peça, que o António Abílio diz lá estar, já em tempos deu a sua contribuição. Então onde param os outros?
Não necessitamos copiar ou imitar, mas vejam o que se passa aqui: http://oscosteletas.blogspot.com/

Olhão, 20-05-2011
Fernando Santos.

Olá amigos!
Tenho andado afastada por razões familiares, mas agora que tudo voltou ao normal cá vai o meu contributo para encher este espaço!
Já tinha esta foto que o Abílio me tinha enviado e gostei de a rever, lembro-me dos tempos que jogávamos todos à bola no terreno em frente do Bairro.
Eu entrava sempre, pois quando a bola saltava para a serração e carpintaria “Oliveiras”, era um problema, se fosse um rapaz buscar a bola, os empregados não a davam e se fosse eu, o regresso da bola era garantido!
A menina que está ao pé do Fanoca, é a Maria do Rosário, filha do Eduardo barbeiro que tive o prazer de falar com ele quando tirei a foto com o Sr. Jaime, na Associação de Diabéticos numa alegre jogatana de cartas.
A Jelica (Maria Angelina) estive com ela no mês de Março, quando estive nas Caldas, a mãe dela (D. Conceição, ainda residente lá) fez-nos essa surpresa, foi uma alegria, o reencontro! Trocámos endereços e telefones, foi muito bom revê-la!
A menina que está a seguir ao Leitão, não é a Lena? Irmã do Fanoca? Diz lá Abílio o teu veredicto…
O Bairro naquela altura era residência de trabalhadores que vinham de outras terras, e também de caldenses.
Beijinhos a todos

Lurdes Peça...........25-05-2011

Reconheço que o tema foi dado como encerrado, mas como tive fora por uns dias e agora que estou de volta não queria de perder a deixa de agradecer aos participantes os seus comentários assim como também responder á Lurdes que não tenho a certeza se a menia ao lado do Leitão será a Lena Fanoca? Estava também á espera que alguém nos ajudasse a resolver a situação.

Assim como o nosso amigo Fernando Santos faz a pergunta e bem eu também a faço, onde está a malta desse tempo?
Será vergonha ou simplesmente não se recordam desses tempos menos complicados.

Um abraço amigo para todos

Antonio Abilio ...............27-06-2011


Olá Abílio, eu morei na Rua Fonte do Pinheiro antes de mudar para o Borlão, tenho muitos conhecimentos e familiares residentes no Bairro dos Viola. Sou prima da Jélica, Glória e Lena. O meu tio Carlos irmão da minha mãe que trabalhou na Secla com o primo Arnaldo pai da Jélica, residíu também no Bairro durante muitos anos.
Os meus pais eram muito amigos do Snr. António Paulo,(Bombeiro) Menina Noémia, esposa e filhos, Teresa e Eduardo Jorge. Lembro-m também do Chico (Puxa a Calça) também residente do Bairro que trabalhou com o meu pai na SEOL e no Cine Teatro Pinheiro Chagas.
Mais uma vez parabéns ao Zé e obrigado.
Adeus por agora.


Isabel Alves................07-06-2011

Olá Isabel estamos tão perto mas mesmo assim tão longe, pois já vai á uns anos que não vejo o teu Pai Rafael ou a ti ou tua Mãe, mas isto é a vida do Emigrante num vasto Pais como o Canadá, podemos estar perto mas nunca nos vimos.
Falaste que moravas na Fonte Pinheiro pois eu lembro-me muito bem era numa casa na esquina oposta da loja do Zé da Mer... assim se chamava, ao lado do portão que dava para outras morarias que ficavam no quintal um pouco acima da oficina dos Oliveiras.
Falaste também no Chico Puxa a Calça, bom Homen: Era também um doido por futebol, era dirigente do Futebol Club das Caldas, ele andava sempre a recrutar e mobilizar os rapazes para irem para lá jogar, foi onde eu jogei uma epoca naquele tempo se chamava Principiantes nos quais faziam parte o Leitão, Lucio, Mentira,Vala, Simões, Moura entre outros colegas da nossa Escola.
Obrigado Isabel por apareceres por aqui de vez em quando
Dá cumprimentos aos teus Pais.
Até um dia.

Antonio Abilio.............08-06-2011

Sem comentários: