terça-feira, 10 de maio de 2011

“Editorial”

Os medalhões aqui reproduzidos, nas cores de “Verde Caldas” e “Rosa Velho” são da autoria do nosso colega Mário Morgado, ceramista dos anos sessenta. O desenho da esfinge de Rafael Bordalo Pinheiro foi da autoria de Carlos Moreira.
Estas bonitas peças de cerâmica foram entregues aos participantes do 18º Encontro de Antigos Alunos da Escola Industrial e Comercial de Caldas da Rainha, que decorreu no Sábado passado.
Este ano confirmou-se as previsões que apontavam para um número de participações inferior ao ano passado e assim aconteceu. Contrapondo aos 302 do ano passado, tivemos este ano 230.
Claro que a quantidade não é determinante para o êxito dos Encontros, mas vale a pena alguma reflexão sobre as causas desta quebra.
No que nos compete julgamos que pode haver alguma falta de novidade, outro local, outro tipo de animação e outros pormenores que possam fazer a diferença, mas não é fácil harmonizar isto tudo com o orçamento que dispomos, e mudar só por mudar, não contem connosco para baixar a fasquia, pois sem falsas modéstias julgamos que estas festas têm um padrão de qualidade que nos agrada, pese embora o facto de este ano o segundo prato não ter resultado como gostaríamos.

O que nos parece que tenha sido o factor determinante para o abrandamento, é certamente a grave situação política, económica que o País atravessa, sentimos que as pessoas andam preocupadas, e com razão, mas pior que isso andam desmotivadas e sem espírito festivo, mas meus Amigos, a classe política tem feito os possíveis por destruír este País, não deixem que eles acabem com os nossos Encontros.
Julgamos também que é imperioso a dinamização destes encontros junto das gerações dos anos setenta, pois é a única maneira de garantir a continuidade desta festa.

A Festa precisa de gente nova e de uma nova equipa na organização.
Zé Ventura

Comentário:

Em resposta ás palavras do Ventura e como colega da organização, digo o seguinte:
Fomos 230 pessoas, menos que o ano passado, mas para mim não foi só o devido à situação politica económica que todos atravessamos, vai da forma como, cada um encara este evento ou seja:
Para uns é um dia inesquecível
Para outros é uma seca festa de velhotes.
Para outros nem fazem qualquer comentário porque há um desinteresse.
Faço muitas vezes esta pergunta: onde está a malta do meu tempo ? (anos 70)
Será que ainda se sentem muito novos para estas festas? ou demasiados velhos para conviverem?
Pois eu diverti-me imenso, para o ano cuidado com a Fátima Valente, ela vai tirar um curso de dança intensivo. Vou seguir o conselho da Lurdes Peça praticar muito.

Agradeço a todos que nos honraram com a sua presença e até para o ano
beijinhos

Fernanda Amaro.........13-05-2011

O meu comentário sobre o 18º encontro, é de agradecimento a todos os membros da organização. Creio que o problema não será tanto da situação económica mas mais pelo desinteresse. Basta ver o número de pessoas que aprecem no Blogue. Aqui não se paga nada! É certo que muitos "velhinhos" não têm Internet porque não têm computador. Outros, dizem que esta coisa é para os netos e não estão em idade de aprender...???
A Fernanda Amaro pergunta onde está a malta do tempo dela.
Para mim esta foi a primeira festa. Foi inesquecível, e farei tudo para não ser a última. Não foi uma festa de velhotes mas um convívio de gerações diferentes.
Não estou de acordo com o Zé Ventura quanto à mudança de equipa. Antes pelo contrário! A equipa foi extraordinária!
Jamais esquecerei as agradáveis emoções sentidas nesse convívio.
Obrigado a todos. Obrigado Fernanda. Aquele momento em que me acompanhaste na oferta de rosas às senhoras foi inesquecível! Não digas até para o ano! Tens que dar o exemplo! Aparece por aqui mais vezes. Este espaço tem que animar mais um pouco.

Fernando Santos..... Domingo, 15 de Maio de 2011.
Dia da Cidade!

Concordo com o Zé Ventura de que “a Festa precisa de gente nova”. Os novos garantem o futuro, sendo de estimular o convívio entre as diversas gerações.
Discordo do Zé Ventura no que diz respeito a ser necessária “uma nova equipa na organização”.
Estive presente nos últimos almoços e considero que a organização tem sido impecável. No último almoço ouvi vários elogios aos elementos da organização e ao trabalho desenvolvido pelo Zé Ventura.
Reconheço que dá muito trabalho organizar uma Festa para tantos colegas. Mas os resultados têm sido bastante positivos.
Dou os meus parabéns a todos os colegas da organização da nossa FESTA, desejo força para continuarem, e envio um abraço de agradecimento ao Zé Ventura.

Carlos Esgaio...........15-05-2011

Sem comentários: