terça-feira, 25 de outubro de 2011

Uma Escola Secular


Para ilustrar estas fotos de um livro de registos das inscrições dos alunos de 1885, e assinado pelo director de então, Eduardo Gonçalves Neves, vem a propósito um texto publicado no jornal caldense «O PROGRESSO», propriedade do Dr. Leonel Sotto-Mayor e, direcção do Dr. João Vieira Pereira, na edição do dia 15 de Maio de 1947, da autoria de D. Ramos (?), que conta a história da «Escola Industrial e Comercial Rafael Bordalo Pinheiro». 
«... Por despacho de Emílio Navarro, datado de 1884, é criada na então Vila das Caldas da Rainha a “Escola de Desenho Industrial Rainha Dona Leonor”, com o fim de cooperar no desenvolvimento da indústria típica e tradicional da nossa terra, a cerâmica. Esta escola foi instalada nos baixos dos Paços do Concelho (no rés do chão da antiga Câmara) e foi frequentada por 64 alunos.
Por sugestão de Rafael Bordalo Pinheiro, em 1888, esta Escola é dotada de uma aula de química, provida de um dos melhores laboratórios do País, sendo a sua regência entregue ao Professor Von Bonhorst. No ano seguinte o próprio Bordalo Pinheiro rege a aula de pintor vidreiro, que veio a revolucionar a cerâmica caldense.
A reforma do Ensino Técnico de 1818, transforma a Escola de Desenho Industrial, em “Escola de Artes e Ofícios” que se mantém até 1924, data em que se faz a fusão com a “Escola Comercial” que existia desde 1919 e tivera como Directores, o Padre Oliveira Hasse até ao seu falecimento em 1921 e o Professor Moniz Barreto de 1921 a 1924.
Desta fusão surge a “Escola Industrial e Comercial Rafael Bordalo Pinheiro”. A sua população escolar, como descreve o seu autor: ... Distribui-se por três cursos: o de “Modelador Cerâmico”, o de “Costura e Bordados” e o “Comercial”, o primeiro para o sexo masculino, o segundo para o feminino e o último para ambos os sexos, tendo a sua frequência aumentado consideravelmente nos últimos dez anis, acentuadamente no “Curso Comercial”.
Pelas cadeiras do professorado, desfilaram além do Rafael Bordado Pinheiro e Von Bonhorst, Eduardo Gonçalves Neves, Cunha Ferraz, Mestre Francisco Elias, José Fuller, Eduardo Mafra Elias, etc..
Entre os alunos que se revelaram artistas e se notabilizaram nas artes, os escultores João Fragoso, António Duarte, Alexandre Angélico, Vasco da Conceição, o aguarelista António Vitorino, Manuel Rainho, técnicos como Avelino Soares Belo, José Carlos dos Santos, Eduardo Lopes e outros, cujas obras já enriquecem museus.
Desde a fundação, foi confiada a Direcção da “Escola Industrial e Comercial Rafael Bordalo Pinheiro” a: Eduardo Gonçalves Neves, Cunha Ferraz, Agostinho de Sousa, Morais do Vale e ao Dr. Leonel Sotto-Mayor».

Comentário:

Obrigado Zé por nos trazeres este escrito que acrescenta algum conhecimento sobre o inicio da nossa Escola bem como os  nomes de individos mais sonantes e de alto gabarito que fizeram parte e deram seguimento a algo que ainda hoje está a oferecer ensino á juventude da nossa cidade.
Gostei bem Haja.
Abraço.

Antonio Abilio.............26-10-2011

É por esta e por outras que cá o "velhote" anda sempre a vasculhar as gavetas lá de casa à procura de documentos e outras velharias que um dia possam dar a conhecer aos mais jovens a vivência dos nossos antepassados.
Obrigado Zé Ventura por te dares ao trabalho de colocar aqui no Blog preciosidades como esta. Penso que todos nós agradecemos.

Fernando Santos.   - Olhão.................26-10-2011

Eu sou um dos que, profundamente, agradece.
Obrigado caro José Ventura.

Jose Almeida Santos, USA..............28-10-2011

Sem comentários: