sábado, 19 de novembro de 2011

Blog versus Facebook

Ora até que enfim aparece uma “polémica” que faz acordar as pessoas.
Quem segue o Grupo da Escola no Facebook tem lido várias opiniões sobre a inclusão de Links para o You Tube.
Devo confessar que aprecio mais os Blogs do que o Facebook, mas claro que também lhe acho alguma graça, até porque permite o comentário “na hora” e até alguma troca de opiniões como foi o caso.

Também sou da opinião que enquanto as páginas gerais tem lugar para tudo, os grupos deveriam ser mais dedicados ao tema, caso contrário não faz sentido a existência do “Grupo”, mas, seja no Blog ou no Facebook o que é importante é que as pessoas digam o que lhes vai na alma.

O Blog não tem sido muito participado, mas nem por isso tem tido menos visitantes.
Segundo as estatísticas do Bravenet e do Sitemeter o Blog tem uma média diária de 85 visitantes diferentes o que corresponde a uma média de visitas diárias de 240 páginas abertas.
O Blog que começou em Maio de 2006, já leva 787 post e 1014 fotografias publicadas.
Foram feitos, durante estes 2022 dias do blog, 1850 comentários.
As fotografias publicadas virem dos álbuns de 173 colegas.

Levando em linha de conta estes dados e porque tenho algum retorno do interesse que, quer o Blog, quer o Facebook, tem despertado, vou continuando a fazer uma coisa que me dá muito prazer, falar sobre a nossa Escola, as Caldas e fundamentalmente a importância de ter amigos.

Comentários:

Não posso deixar de estar de acordo com o que escreves. Aliás como autor do tão "polémico" comentário, que parece ter aborrecido algumas pessoas (2), nunca me passou pela cabeça exercer qualquer espécie de censura ao que cada um publica. Manifestei a minha opinião, porque achava que se estava a tornar numa situação descontrolada por parte dos autores dessas publicações. Por vezes não nos apercebemos o quanto estamos a fugir do rumo traçado, levados pela certeza que a nossa publicação vai agradar aos demais. A resposta quase imediata dos utilizadores (ex-colegas) foi disso por demais evidente.
Abraço.

Vitor Pessa............19-11-2011

Caros colegas, amigos, e companheiros. Este Blog está de novo a atravessar o deserto. O Zé Ventura vai pondo umas fotos de "meninas" e "meninos" dos anos sessenta, que lhe vão chegando à mão, e, regra geral ficam "penduradas" à espera que alguém (se é que não fugiram todos para o Facebook) "puxe" pela memória e identifique alguns dos fotografados, ou, apenas umas linhas com um pequeno comentário. Alguém deseja que o Blog morra? Creio que a maioria dirá. Não!!!

Concretamente não sei com que fins o Zé Ventura criou este Blog, mas julgo que o principal seria o reencontro de antigos alunos que por algum motivo se foram dispersando não só pelo nosso país como pelo resto do mundo...

... Interrompo aqui o texto porque nesta altura dei um saltinho ao Blog e deparei-me com a polémica Blogger Facebook. Por isso, antes de mais devo dizer o seguinte: não é por acaso que no meu Mural se encontrem apenas 21 "amigos". É porque, além de nunca me ter entendido muito bem com o Facebook, reparei que de um momento para o outro as pessoas arranjaram centenas de amigos, e, posso estar enganado, mas dá-me a ideia que talvez até involuntariamente se expõem muito. Por isso, prefiro continuar por aqui.
Diz o Z.V. que o Blog tem uma média de 85 visitas diárias. Pois bem; era mais ou menos aqui que eu pretendia chegar quando interrompi o texto. De todos estes visitantes não há nenhum que disponha de um pouquinho de tempo para dar a este espaço que tanto tem contribuído para o reatar de amizades há muito perdidas?

Já em tempos dei uma ou duas "dicas", e lembro-me que a Lurdes Peça, e creio que outra colega por aqui apareceram contando pequenas histórias de namoro do tempo da escola e dos bailes de garagem. Este contributo deu origem a bastantes comentários, e com os "Prédios do Viola" aconteceu o mesmo. Porque não continuar?

O "Lélé", o "Ferro-bias", o "Alentejano", o "Mendicidade", o "Pó", o "Algés", o "Manolete", o "Tarzan", o "Pinto Martelo", e outros que já não recordo, eram alcunhas de colegas e professores da Marquês. Algumas davam para contar uma pequena história. Na Bordalo Pinheiro niguém tinha alcunhas?

Um abraço para todos. Fernando Santos..........................Olhão


Caro Fernando Santos, não sei nem recordo se nos conhecemos, mas também pouca importância isso tem, o simples facto de termos andado na mesma escola é por demais interessante que tudo o resto. Certamente que andámos em anos diferentes, eu fui dos que foram inaugurar a escola nova e saí ao fim dos 3 anos de curso, de modo que a minha vivência com os demais colegas foi curta. As amizades que tenho desse tempo são de facto dos amigos que "nasceram" comigo e que partilhamos juntos as mesmas aventuras e desgostos. Morei no já tão falado Bairro do Viola, os anos suficientes para ter criado um número significativo de amigos. Isto tudo para dizer que concordo inteiramente contigo. Na realidade amigos são os que nos acompanharam durante a vida. Talvez por isso eu não tenha muitos de facto mas os que tenho são bons e merecem também a minha amizade. De facto o FaceBook veio baralhar um bocado as coisas, qual jogo da vida, hoje em dia qualquer um tem centenas, senão milhares de amigos. Ainda não consegui vislumbrar o significado de tamanha aberração, se calhar sou eu que estou errado, mas parece-me que não há limites hoje em dia para a decência, para as atitudes que se tomam. Talvez por isso o País chegou ao ponto em que está, estamos. Eu acho também que o FB veio desmotivar um pouco as pessoas a participarem nos Blogs (eu tenho 2) e sei o que isso é. Mas sei também que quando há interesse e vontade, nada nos consegue demover. Por isso acredito que tudo na vida é passageiro e esta moda do FB também não vai fugir à regra.
Abraço

Vitor Pessa......................19-11-2011

Pela parte que me toca, se o Blog fosse substituido pelo FB...lá se ia pelo menos, a leitura de notícias da minha parte.
Não me converti ao Face e jamais espero fazê-lo...
Até a minha neta já disse à mãe que tinha de abrir uma página para o avô...mas eu não estou para aí voltado...
Dá-me impressão que alguns/as não querem comentar para "não se darem conta" de que já não são os rapazes e as raparigas doutros tempos...
Mas meus amigos e amigas...não se esqueçam que a unica maneira de por cá estarmos (activos...) é ir envelhecendo...
Temos é que encarar essa situação de frente...e ir fazendo umas "pegas de caras" (desculpem-me a analogia), às marradas que a vida nos vai dando...

Abraços para todos/as...!!


Maximino..................20-11-2011

Olá companheiros! (Se é que por aqui ainda vem alguém).
Saí agora do Facebook espantado com os 61 comentários que li. Concordo que todos têm o direito de escrever, colocar vídeos do Youtube, e dar opiniões. Lamento o desentendimento entre dois companheiros e ao que parece a desistência de outros dois.
Foram sugeridas algumas ideias com as quais concordo. Este Blog também é dos Antigos Alunos. Por isso vos peço! Não o deixem vazio! Comentem as fotografias que chegam à mão do Zé Ventura, e aproveitem este espaço para contar as vossas aventuras do tempo de escola.

P.S. A polémica no Facebook, deu-nos a oportunidade de ler muitos e extensos comentários que foram muito além do simples: " gosto disto, tudo bem, magnífico, adoro, muito belo, etc. etc."
Quanto ao escrever bem ou mal, cada um escreve como sabe, e não se deve envergonhar disso.


Fernando Santos.............24-11-2011

Sem comentários: