quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Finalistas de 1974

Esta é mais uma fotografia que vem do álbum da Gina, e transporta-nos até ao ano de 1974 onde o grupo de finalistas fez uma viagem ao Norte. Além dos alunos está também na fotografia o Eng. Pinto Correia que julgo que só dava aulas aos cursos nocturnos pois se não me engano era funcionário da SEOL, agora EDP.

Comentários:

É o Sr. Pinto Correia, pai da Helena Arroz, mas não são os finalistas de l974. Não sei de quando são, mas são uns anitos mais antigos.

Carlos Gaspar...................01-12-2011

Em 1974 já eu tinha regressado de terras de África, por conseguinte já tinha saído da escola há alguns anos. No entanto tenho uma pequena história com o Eng. Pinto Correia, que gostaria de partilhar convosco.
Em 1964, quando iniciei o curso de Formação Electricista, juntamente com mais 27, o Eng. Pinto Correia era professor da disciplina de electricidade. Recordo que num dos exercícios mensais (pontos) para avaliação de conhecimentos e atribuição da nota do período, o Eng. PC atribuiu-me a classificação de 0,5 valores na disciplina. Acho que foi a nota mais baixa, alguma vez atribuída na escola.
Não satisfeito com o que se estava a passar em relação ao meu ponto, fui falar com o então director Leonel Sotto Mayor e expus a minha indignação por tal acontecimento. Recordo que ele me mandou acalmar dentro do seu gabinete e que iria saber o que se passara.
Mais tarde soube que ele próprio tinha rectificado o ponto sem contudo ter dito nada ao eng. PC.
Como resultado dessa 2ª correcção foi-me atribuída a nota de 14,5 valores.
Naquela altura o eng. PC era um superior hierárquico na ex-Seol, onde trabalhava o meu pai, sendo esta situação bastante comentada naquela empresa, com os comentários que vocês adivinham.
O eng. Pinto Correia, nunca mais fez uma gracinha daquelas, porque acho não o ter apanhado nos anos seguintes. Lembro que dos 28 que iniciaram o curso, passaram 8 para o 2º ano e depois 4 para o 3º. Era a turma mais pequena da história da escola.


Vitor Pessa..............01-12-2011

Finalmente estou de volta e posso vos dizer que além de ter sido professor de electricidade (cursos diurnos) era também professor de Fisica e Quimica. Foi meu professor nessas disciplinas.  

Chaves...............01-12-2011

Amigo Zé
O Engº Pinto Correia era funcionário da SEOL. Trabalhei ainda algum tempo com ele. Infelizmente partiu cedo.
O Engº Pinto Correia e o meu grande amigo "Pai Pessa" pessoa de quem eu muito gosto, foram os meus ensaiadores das peçinhas de Teatro de Natal que a Empresa realizava nessa altura.Os "artistas" eram os filhos dos funcionarios, ou seja prata da casa.
Lembro com saudade esse tempo teriamos aí os nossos nove dez anos era uma alegria. Dava-se valor ao Natal, contentava-mos com pouco.

Alguns desses ensaios foram na casa do EngºPinto Correia.
Anos mais tarde (1971) entrei como funcionária, e os papéis inverteram-se,passei de artista de teatro a colaboradora para tratar da Festa de Natal, aí compreendi e admirei, o trabalho e a carolice dessas pessoas.

Já agora aproveito para desejar a todos Antigos Alunos um Santo e Feliz Natal.

Lúcia Vital Vasconcelos................03-12-2011


É verdade amiga Lúcia!
O Eng.º Pinto Correia foi funcionário da SEOL e também tive o privilégio de trabalhar com ele. Obrigada pelas tuas lindas palavras que dirigiste ao meu pai, “Pai Peça”, o tal homem que fazia de tudo para nesta quadra festiva, as crianças e familiares dos funcionários da SEOL, tivessem um Natal em família e que pudessem ver um presépio quase em tamanho original, tudo feito por ele e que teve vários prémios a nível nacional, entre Delegações e Sede.
Agora fala-se em reciclagem, mas naquela altura já se fazia esse trabalho, pois os escudos eram poucos e a imaginação era fértil!
Quando entraste na SEOL, saí eu, pois casei em Outubro de 1971 e saí das Caldinhas perdendo o contacto e vivência com muitos dos meus amigos.
A minha memória por vezes me atraiçoa, mas o Eng.º Pinto Correia nunca me esqueci dele, pois ia inúmeras vezes à casa de meu pai entregar trabalhos.
Também desejo a todos os antigos alunos da nossa escolinha um BOM NATAL!


Lurdes Peça............05-12-2011

É na realidade a viagem de finalistas do ano 1974(cursos noturnos) que como sabem não era na sua maioria, para meninos até aos 18 anos, mas sim para pessoal que já trabalhava há uns anitos e que em duplo sacrifício ia tirar o curso comercial que poderia no minimo durar até 6 anos.
Como no meu caso só completei o curso depois de terminar o serviço militar, eis a razao porque só em 1974 fiz a viagem de finalistas. eu não estou na foto mas fui o fotógrafo.E agora perguntam os colegas o que faz aqui a Gina (minha esposa) pois ela sim, já possuia o curso frequentando a escola de dia.Durante o nosso atribulado namoro decidiu ir tirar frances e ingles ,na escola à noite, para assim estar mais perto, durante umas horas, do querido namorado e por isso tambem aparece na excursão.Mas o pitoresco desta excursão é o seguinte:Casámos em janeiro desse ano e era estranho entre a rapaziada estudante ir um casal ainda por cima em quase lua de mel.Mais estranho foi no hotel onde ficámos conseguir arranjar um quarto para um casal de alunos. não fosse o bom serviço prestado pelo meu amigo Antonio Alberto e tinhamos ficado separados,rapazes para um lado raparigas para outro, como era da praxe, pois a recepcao não estava a perceber qual a razao do pedido.É preciso lembrar que ainda não tinhamos chegado a Abril, faltava um pouquinho.
um abraço


Guilherme..........................05-12-2011

(A foto é na citania de briteiros, perto de Guimaraes na frente está a Dra. margarida,Fisica e quimica, depois não me lembro o nome eng. Pinto Correia e a espreitar está o Inácio).

Ainda não tinha lido os comentários e pensei, será que estou a ver bem, aquela menina na foto,a Gina, parece a minha cunhada, e é mesmo.
O Sr Eng Pinto Correia tambem foi meu professor na escola, já fiz o meu modesto comentario no Facebook e penso que é a primera vez que estou a fazer aqui neste blog e penso que vou continuar pois é maravilhoso recordar os velhos tempos e no outro lado as vezes aparecem coisinhas que não gosto muito, o meu irmão Antonio Guilherme acabou o seu curso quando saiu da vida militar e eu faltava um ano para ser finalista ,mas como tive a sorte de tirar o mesmo curso de electricista na Escola Militar de Paço de Arcos, que era equivalente e quando sai, consegui logo emprego a razão que não cheguei a ser finalista da E.B.P.           

Jose Gomes Santos..............06-12-2011

Sem comentários: