segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Homenagem ao Prof. Barreto

Estas fotografias que o Carlos Gouveia encontrou nos álbuns do seu Pai, “O Sr. Gouveia da Secretaria”, remontam ao ano de 1967 quando os Professores promoveram um almoço de homenagem ao Prof. Barreto para assinalar a sua reforma do ensino.
Para completar a legenda, esta homenagem aconteceu em 26 de Outubro de 1967.






Comentários:

Apesar de não ter sido meu professor, recordo o Prof. Barreto, como um senhor muito calmo, é a palavra que me ocorre de momento.
Em 1967 já eu tinha passado para as aulas nocturnas, nas Secções Preparatórias.
No entanto ainda reconheço nas fotos algumas figuras que marcaram a minha educação enquanto aluno.
A Dra. Margarida, quem não se recorda desta figura, que nos fazia lembrar um pouco aquela "mãe". O Bento Monteiro, grande caçador, pescador e outras coisas tais. Grandes histórias ele contava, que todos nós ouvíamos com imensa atenção, apesar de sabermos que em nada correspondiam à verdade.
O saudoso eng. Piriquito, grande mestre com quem tive o privilégio de aprender na arte do Desenho.
Recordo também o Sr. Gouveia, figura incontornável na gestão da secretaria da escola.
Julgo reconhecer outras figuras mas não me ocorre o nome.

Vitor Pessa.................06-12-2011

Como já por aqui não "ando" há muito tempo, aqui fica o meu contributo para a identificação de ilustres e marcantes figuras da minha juventude. Primeiro, aqueles de quem fui aluno: Abílio Moniz Barreto (o homenageado), Elvira Bento Monteiro, José Manuel Bento Monteiro, Maria do Céu, Margarida Ribeiro, Jorge Gonçalves Amaro; depois, os que não me deram aulas mas que marcaram bem os corredores que percorri: Silvano Piriquito, Maria Xavier, Eduardo Loureiro, ...... Venda, Calheiros Viegas, Ermelinda Santos, Nicole Loureiro, Carlos Gouveia. Na foto 3 reconheço, ainda, a esposa do Prof. Barreto, Lavínia Barreto, e a filha, cujo nome já não recordo. Ainda nesta foto, parece-me mas não tenho a certeza de ser o médico Amílcar Campos, que também foi meu professor de uma disciplina chamada Higiene.
P.S. - Pode ser que um dia conte uma "estória" acerca da higiene dos que têm a "fábrica coberta".

Orlando Sousa Santos...................07-12-2011

Meu caro Orlando
A filha do Prof. Barreto era a Maria Elmana.


Anónimo.........................09-12-2011

Sem comentários: