sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Noticias da Gracinda Vidigal

O Blog continua a descobrir antigos alunos.
Desta vez quem deu notícias foi a Gracinda Vidigal, que através do Facebook, enviou estas fotografias com a legenda que abaixo transcrevo.  
Tomei a liberdade de importar do facebook a sua foto e se me for permitido, acrescento que os anos não passaram por ela.



 
Caro Zé Ventura, aqui vão as fotos das meninas do Curso Geral do Comércio, penso que do ano lectivo 1958/59, 4º ano.
Em cima, da esquerda para a direita, Lucília, Mariana Buinhas Marques, Glória Lucas Ramos e Maria de Jesus.
Em baixo, Fernanda Simões, Isabel Tavares, Gracinda Vidigal e Lídia Mendes (salvo erro).
Na outra foto podemos ver ainda dois professores de Fisica-Quimica, com os quais nos cruzámos e acederam posar connosco. O de gabardine é o Prof. Caroulo e outro era o "Seringa". Atrás está um colega, o Quim Zé, conhecido pelo "Bananas", porque os pais tinham uma banca de bananas na praça.
Devo dizer que esta foi a primeira turma mista da Escola Industrial e Comercial, pois até aí as raparigas só podiam frequentar o Curso de Formação Feminina.
Espero ter dado um contributo ao blogue da Escola e, quem sabe, reatar algumas amizades que perdi completamente. Um abraço.


Comentários:

São todas alunas do meu tempo e que me lembro bem, mas gostaria de rectificar que não é o nosso "Seringa", mas sim o professor de desenho que se chamava Botelho. O professor Carolo, que por coincidencia tinha um carolo na testa e como chegava sempre atrasado, por vezes calçava com um sapato de cada cor.

Chaves..................09-12-2011Minha cara Gracinda

Gostei muito de a ver nas fotografias.

Contudo há que esclarecer uma coisa: eu terminei o Curso Geral de Comércio no acto lectivo de 1955-56, numa turma mista, e sei que não foi a primeira. Para mim já era a terceira (1º, 2º e 3º ano Geral do Comércio). Mas penso que já antes houve outras turmas mistas.

Um abraço e espero vê-la em breve aqui pelas Caldas, como aliás era hábito.

Luisa Pimenta................10-12-2011

Bons tempos Gracinda. Eu, embora um pouco mais velho, lembro-me bem destas jovens. Quanto ao Quim Zé, conhecido pelo "bananas e/ou bananeiro" era filho da "Maria contratadeira" que tinha uma banca na praça para venda de frutas. Infelizmente já faleceu. Mas a vida é assim, vamos nóa continuando.
Votos de BOAS FESTAS para todos os Colegas (mais novos ou menos velhos) do:

Mário Reis Capinha .............10-12-2011

Meus amigos, agradeço as correcções feitas e peço desculpa, mas estava absolutamente convencida que o professor era o "Seringa". O que me levou a pensar que era ele talvez tenha sido o facto de serem amigos e passearem com muita frequência juntos. Penso até que estavam hospedados na mesma pensão. Quanto ao professor Carolo, lembro-me perfeitamente do carolo na testa, mas o mesmo não acontece em relação aos sapatos de cada cor. Lembro-me, isso sim, de ele andar sempre vestido com aquela gabardine no inverno. Nem nas aulas a despia e tinha duas ou três nódoas que nunca foram tiradas, isto porque, segundo constava, a mulher tinha-o deixado e ele vivia sózinho.
Um beijo para si Luisa, eu continuo a ir às Caldas com alguma frequência, mas, como é óbvio,não tanto para os mesmos lados. Daí que não nos tenhamos visto.
Agradeço a informação dada pelo Mário Capinha sobre o Quim Zé, a quem eu tinha perdido completamente o rasto. Não foi meu colega de turma mas eramos amigos. Os pais ganhavam bem com o negócio e ele tinha sempre dinheiro para gastar em guloseimas, que nunca comia sozinho porque gostava de as repartir pelos colegas. Um abraço para si.


Gracinda Vidigal    .............11-12-2011

Sem comentários: