domingo, 4 de março de 2012

A primária da Matilde




Os anos da primária da Matilde estão documentados nestas fotos que correspondem aos anos lectivos de 1959/60 a 1962/63.
São fotografias tiradas pelo Senhor José Neto Pereira, creio, mas a da 3ª classe, no recreio, é tirada pelo Sargento José da Costa, pai da Mena (Filomena), que pertencia à turma.
Desse ano, não possuo a foto junto ao Pinheiro Chagas, pois, quando foi feita, eu estava doente, o que me estava sempre a acontecer e me roubava estes pequenos prazeres.
Lembro-me do nome de muitas das colegas. Surpreende-me não saber de toda a gente e haver caras que não reconheço. Parece que nunca mais na vida nos vamos esquecer e depois... a memória trai.
Um abraço.
Matilde

Comentários:

Reconheço na 1ªfoto a Lurdes Norte, na 2ªfoto a Assunção, a Lurdes Norte e será a Ana Maria Cândido a menina do chapéuzinho branco? Na 3ªfoto a Lurdes Norte, a Maria de Jesus, que foi sempre a mais alta da turma, e a Assunção, e na 4ªfoto só a Lurdes Norte e a Assunção. Espero por ajuda!Beijinhos.

Lurdes Peça ..............07-03-2012

A Ana Cândido não fez parte desta turma. A do chapéu de palha sou eu.

Matilde..............09-03-2012

Ahahah! Peço desculpa Matilde, mas é tal e qual, para mim, a carinha da Ana.Beijinhos.

Lurdes Peça................23-03-2012

Fotografia da 1ª classe, datada de 24 de Maio de 1960.
Há meninas de quem já não me recordo, de outras não me ocorrem os nomes.
Aquelas das quais me lembro dos nomes são as seguintes: Ema Vaquinhas, Helena Fonseca, Filomena (Mena) Fonseca, Maria José Henriques, Elisabete Gameiro, Lígia, Alice, Matilde, Cecília, Teresa Vieira Lino, Clara(?), Isabel Fino Ramalho, Maria do Rosário, Ana Maria Beja, Amélia, Joana Neves, Isabel Tavares, Lurdes Norte Isabel.
As duas meninas de igual, ao lado direito, não pertenciam à turma.
A nossa Professora era a D. Olímpia Carvalho Lalanda Ribeiro, esposa do Professor Lalanda, que acompanhou a turma da 1ª à 2ª classe, na Escola da Praça do Peixe.


Matilde....................14-03-2012

Estive aqui a olhar para estas fotografias e quero rectificar o meu comentário de resposta à Lurdes Peça. Quando a Lurdes refere a menina do chapeuzinho branco na 2ª foto, essa é a Teresa Vieira Lino; quando eu respondo quanto à menina do chapéu de palha, refiro-me à 1ª foto.
Matilde................15-04-2013

Sem comentários: