quinta-feira, 19 de julho de 2012

As Férias em S.Martinho do Porto


Olha, António, como parece que mais ninguém está interessado em relatar as suas férias, vamos nós continuando a promover a nossa praia favorita, porque, afinal, os nossos gostos coincidem neste aspecto.
Não disse na altura que, à época, tinha um grande grupo; ano após ano, e durante muitos anos, ali nos juntávamos até que a vida de cada um sofreu outro rumo e tudo acabou.
Eram oriundos de vários pontos do País: eu e o Luís Xavier (aluno do Externato Ramalho Ortigão e cuja irmã mais velha namorava o meu irmão, hoje casados há quase 50 anos) vínhamos de Caldas; o meu marido e irmã eram da Ponte de Sôr (para aqui vieram a conselho médico, porque esta praia era considerada a praia das crianças devido à tranquilidade das suas águas); os 2 irmãos Pires vinham do Bombarral; um casal de irmãos de Almada; um de Sintra, outra da Amadora; outro que vocês conhecem muito bem, talvez o aluno mais nómada e misterioso da nossa Escola, vindo do Cartaxo, o Fernando Nazaré Barbosa; outro, (que creio não estar enganada quando afirmo que também passou pela Bordalo), vindo de Alcobaça, com a sua guitarra sempre pronta a “dar-nos música”, o João Manuel (vi-o numa manhã de um domingo deste Inverno naquele passadiço entre S. Martinho e Salir, nas suas corridas atléticas e quantas saudades se mataram...); outro atingiu notoriedade pública e via-o durante alguns anos nos écrans da nossa TV, como pivot, até que desapareceu – era o José Cândido de Sousa, a quem nós chamávamos, para o diferenciar de outros “Josés”, o Zé dos Sinais, tal era a profusão dos mesmos que tinha na face; outro “jogava em casa”, conhecem-no “de ginjeira”- o sedutor Quaresma, que por lá ia aparecendo de vez em quando nos intervalos das suas conquistas; e, claro, para aí uma meia dúzia vinham da capital.
Alguns deles tinham aí raízes familiares, os seus antepassados nasceram ali. No entanto, a maioria arrendava casa que mantinha o ano inteiro, não apenas no Verão. Os tempos eram outros, as rendas acessíveis!
E ali convivíamos durante quase três meses, nunca menos; o chefe de família ausentava-se no cumprimento dos seus deveres e aparecia apenas ao fim de semana, a mãe ficava.
Entre uma época balnear e a seguinte, sobretudo as meninas, correspondíamo-nos por carta e lá íamos estando actualizadas sobre os estudos, os namoros e os problemas que nos afectavam
As diversões eram variadas – jogos de ringue; cartadas de King e de Sueca; longos passeios com a maré vazia até aos faróis e até às dunas de Salir, as quais, com a maior destreza, se subiam e melhor se desciam, rebolando com a algazarra própria da idade; também se atravessava o túnel que dá acesso à Praia de Santo António, coisa que os mais velhos não viam com muito bons olhos, não sei bem porquê....
Para quem não conheceu o S. Martinho da época, digo-vos que, ao contrário das outras praias, o ambiente nocturno era fantástico!
Passávamos, repassávamos vezes sem fim pela célebre “Rua dos Cafés”, quase pedindo licença para o fazer tal era a multidão que por ali vagueava ou se sentava nas esplanadas; ou, então, percorria-se a marginal e o cais.
Outra opção, era o velhinho cinema, que hoje já não existe!
Mas o passatempo preferido por todos eram os bailaricos. No terraço de uma amiga, ou no terraço do 1º andar da minha casa, ao som de velhos gira-discos, os ritmos sucediam-se: o rock, o twist, o slow, o bolero....bem afastados, pois a supervisão era cerrada e a moral de então não recomendava grandes avanços!
Eis as vedetas da época: os portugueses Sheiks e os Ecos, etc; os britânicos Cliff Richards e os seus Shadows, The Beatles, Tom Jones, os Rolling Stones, Engelbert Humperdinck,etc; os brasileiros Roberto Carlos, Nelson Ned, Nilton César, Cauby Peixoto, Chico Buarque,etc; os latino-americanos Alberto Cortez e António Prieto; os italianos Marino Marino, Renato Carosone, Rita Pavone, Bobby Solo, Gigliola Cinquetti, Gianny Morandi, etc; e, no auge da música francesa, Charles Aznavour, Adamo, Silvie Vartan, Françoise Hardy, Johnny Haliday, Alain Barrières, Michel Polnareff, Claude François, etc, etc, e tantos, tantos outros!
Tenho a certeza que cada uma de nós pensava para si própria: “Ce soir je serai la plus belle pour aller danser!”
E, como na vida, no seio deste grupo, aconteceram amores e desamores!
Daqui sairam 4 casamentos, entre eles o meu e, mais tarde, 3 divórcios.
Pelas contas, escusado será dizer que só o meu persiste!
Então, e as vossas férias, como foram?
Não será difícil imaginar que quase todos vocês viveram tempos inesquecíveis na linda praia da Foz do Arelho ou noutra qualquer. Então, partilhem connosco essas memórias!
Entretanto, boas férias para todos!

Fátima Valente

Comentário:

 Já no anterior post da Fatima V. lhe disse que muitos de nós andámos por aí. O ZV já me desafiou, mas «estas coisas» como tudo o resto aliás, exigem preparação. O filme segue dentro de momentos...

J.L.Alexandre Reboleira..............29-07-2012

Foi a praia que com a minha mulher escolhemos para que os nossos três filhos pudessem brincar sem estarmos com medo do mar (embora tivessemos como é normal, de estar sempre com olho neles...)...
Nesse tempo, alugávamos casa do outro lado da Estação...e enquanto o demo esfregava um olho...já tínhamos atravessado o campo de futebol e entrado praia adentro...
Os cachopos foram crescendo e mudámos para o Baleal...mais tarde para o Bom Sucesso...
E agora, vejam bem...
Há 15 anos que não ponho os pés na praia...
Mas ainda tenho fotografia tiradas com a então minha namorada, na Praia e para além do túnel em cima das muitas pedras junto ao Mar...
Não tenho as histórias que os colegas podem contar de uma vida "feita" em S.Martinho...mas tenho também boas recordações...!!

Um abraço para todos/as

Maximino..............29-07-2012

Sem comentários: