terça-feira, 10 de julho de 2012

Exposição Herculano Elias

Até ao dia 13 está patente na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha uma exposição de peças do mestre Herculano Elias que foi aluno e Professor na Escola.

“Faço cerâmica desde os cinco anos. Passei como ouvinte por esta escola aos onze, porque não se podia matricular com menos de catorze anos, e assistia às aulas. Ao mesmo tempo trabalhava na fábrica Bordalo Pinheiro com o meu parente José Elias. Também fui docente de cerâmica nesta escola”
Herculano Elias nasceu em Caldas da Rainha a 8 de julho de 1932, no seio de uma família de ceramistas, a destacar o seu avô Herculano Elias, o seu tio-avô Francisco Elias, discípulo de Rafael Bordalo Pinheiro, e seu primo Eduardo Mafra Elias.
Na sua obra, para além da miniatura, encontra-se simultaneamente escultura cerâmica, mural cerâmico, retratos, cerâmica de autor e, mais recentemente, pintura.
Concluiu as suas primeiras estatuetas de barro em 1937 e iniciou a produção de cerâmica de autor em 1957.
Em 1975 deu início ao ciclo de murais cerâmicos – arte pública: fachada da casa dos óculos na Rua José Malhoa, fachada da Novipal na Rua das Montras e interior do Banco Millenium na Praça da Fruta. Em 1980 fez o mural na sede dos bombeiros.

Sem comentários: