domingo, 13 de janeiro de 2013

O Santo Antão

Esta fotografia a lembrar o Santo Antão vem de Espanha e chega-nos pelo mail da Maria Luisa Calderon.
Esta nossa amiga que acompanha o Blog dos Antigos alunos, desde Marbelha,  já nos deu o prazer da sua presença dos nossos encontros por diversas vezes.
Aqui nesta foto, temos a Elisabete Gameiro, a Luisa, o Quaresma (o galã da época) e a Clara Viegas.
Como se recordam o Santo Antão comemora-se a 17 de Janeiro, este ano possivelmente não tenho oportunidade de lá ir, mas também já fiz a minha parte, ontem fui ao Santo Antão de Salir de Matos, e claro lá estava o Orlando Santos o Mestre Raul e outros, hoje já fui ao Santo Amaro de Alfeizerão. Julgo pois que estou dispensado de ir a Óbidos pois já cumpri o meu dever ao fazer esta volta dos velhos.
 
Comentário:
 
É HOJE. DIA DE SANTO ANTÃO.

Mantendo a tradição, vamos fazer greve à escola, formamos os nossos grupinhos, e aí vamos nós bairro Albano acima. Pé ligeiro pois a caminhada ainda é longa. Estamos quase a chegar às Caxinas e ao longe, já podemos avistar o monte. É malta, já cheira a chouriço assado. Vamos trepar e o último a chegar paga a despesa. O monte está apinhado e a maioria são jovens das Caldas que estão aqui para cumprir a tradição.
(pois, pois, para mim isto é o relato do que se passou na década de 50 do século XX. Que saudades)

Mário Reis Capinha 17/01/2013

Sem comentários: