Dia 17 de Janeiro manda a tradição que se suba ao monte da capela de Santo Antão (Óbidos) e se coma o chouriço assado, regado com uma “pinga” a condizer.
Nos nossos tempos de Escola, o ritual era cumprido à risca conforme se pode observar pela foto que nos chega através da Alda Marques e nos recorda o Santo Antão de 1961.
Só há aqui um pormenor que me intriga, Como é que se podia ir para uma festa daquelas de gravata?
Nos nossos tempos de Escola, o ritual era cumprido à risca conforme se pode observar pela foto que nos chega através da Alda Marques e nos recorda o Santo Antão de 1961.
Só há aqui um pormenor que me intriga, Como é que se podia ir para uma festa daquelas de gravata?
José Ventura
Comentários:
É dia 17 (dezassete...!!!)...
nós mudámos mas o Santo Antão continua no mesmo dia...
no mesmo lugar...
na mesma alegria...
À nossa espera...!!!
Eu como habitualmente (mas agora só a água...!!!)...vou estar presente...
Se alguém me quiser fazer companhia, terei muito gosto em dar-lhe um abraço...
Maximino.....15-01-2008
Só vou contigo Maximino se me levares ao colo ou então às cavalitas! É que o meu coração apesar de remendado já não aguenta uma subida daqueles.
Higino......15-01-2008
No topo. Bernardo,-Nobre do Campo,-Zé Oliveira. Entre outros; os irmaos Lopes, o Jaquim e o Toino,O David,Lino Branco,o Santana,o Jaquim de Peniche,o Chico Lemos o engravatado Coutinho e Eu.Se a memoria nao me atraiçoa,lado a lado está o meu colega da instrução primaria o Chico Caetano que já nos deixou, e a sua namorada Isabel. Eu digo namorada porque ali começou o namoro que deu em casamento Podem corrigir
Chaves.........15-01-2008
Vá lá Higino força...com um coração recauchutado...e com medo...???
Às cavalitas não te levo...mas posso sempre dar-te uma ajudinha...quando viermos a descer...!!!
Um abraço e até amanhã dia 17...no alto do Santo Antão...!!!
Maximino.......16-01-2008Às cavalitas não te levo...mas posso sempre dar-te uma ajudinha...quando viermos a descer...!!!
Um abraço e até amanhã dia 17...no alto do Santo Antão...!!!
Sou uma das fotografadas (a de pescoço esganiçado)e sinto-me incapaz (com muita pena) de reconhecer a larga maioria dos colegas. Achei interessante o reduzido nº de raparigas naquele grupo. Bem diferente do que, felizmente, acontece hoje...
Fernanda Tonelo......16-01-2008
Ó Maximino tu tens um coração de manteiga mas para descer todos os santos ajudam, incluindo o Stº. Antão que é protector de outros animais mas que não consegue proteger um certo suíno que está as portas da morte e que vou ajudar a comê-lo com o meu primo Mapril Higino na terra dos nossos avós -meus e dele- a Fanadia. Contudo como a tua ilusão é a de um dia bem passado entre amigos espero que apareça alguém da malta -como se diz agora -!Um abraço e até breve.
Higino......16-01-2008
Olhando bem para a indumentária e os cabelos bem penteados deste pessoal dá para perceber que afinal os «fabulous four» isto é, John, Paul, George e Ringo, ainda não faziam parte dos idolos desta malta. Os festivais de Woodstock e de Monterrey não eram nem projectos. As flores ainda não estavam nos cabelos das meninas. E mini-saias nem se sabia o que era. Fomos nós que cerca de meia-duzia de anos mais tarde fomos apanhados na revolução dos novos usos e costumes. Este pessoal vai-me perdoar, mas francamente, ir de gravata para o Santo Antão!!! Não lembra o diabo.
J.L.Reboleira Alexandre......16-01-2008
Amigo Reboleira Alexandre...desculpe lá a gravata...
Aquilo era gente fina...e gente fina é outra coisa...
Mas a foto deve ter sido feita logo à chegada...até aposto que à vinda...a maior parte vinha descamisados e desengravatada...e um ou outro talvez até..."algo pingado"..!!!
Era uma malta "porreira" a malta do nosso tempo...!!!
E malta "avisada"...até levaram "as caninhas" para ajudar à descida...!!!
Então... vêmo-nos (alguns...) amanhã...!!
Maximino.........16-01-2008Aquilo era gente fina...e gente fina é outra coisa...
Mas a foto deve ter sido feita logo à chegada...até aposto que à vinda...a maior parte vinha descamisados e desengravatada...e um ou outro talvez até..."algo pingado"..!!!
Era uma malta "porreira" a malta do nosso tempo...!!!
E malta "avisada"...até levaram "as caninhas" para ajudar à descida...!!!
Então... vêmo-nos (alguns...) amanhã...!!
Chegou o 17 de Janeiro e não vou ao Sant’Antão. É pena, porque a companhia promete ser animada. Fiz a peregrinação uma vez e ficou-me marcado para sempre. Na altura, já não se celebrava o «santo chouriço» de fato completo e gravata, mas a devoção era a mesma. Para os romeiros deste ano, desejo coragem na subida e discernimento na descida. E que os rituais se voltem a cumprir!
Artur R Gonçalves........17-01-2008
O ano da fotografia não está correcto, creio ser de 58 ou 59, pois em 61 eu já estava na Marinha à muito tempo. Aproveito para dizer que reconheço na foto o Bernardo (c/gravata branca),ao seu lado esq. o Nobre do Campo, à sua frente o António Lopes e o David, de boné o Oliveira. Ao lado da menina da drt. está o Caetano. Na última fila lado esq. da foto creio ser o Pancrácio, e a 3ª cabeça lado drt. parece-me ser o Jaime do Paúl.
Um abraço. José Santana Marques.....17-01-2008
Certamente o único ex-aluno presente (mas invisível...) é o fotografo, de qualquer modo, talvez que as fotos lembrem memórias passadas dos que subiram ao Monte do Santo Antão em tempos idos...
Já não é como no nosso tempo...mas a tradição mantém-se...
Para o ano parece que vai ser a um sábado...uma boa razão para nos podermos encontrar no local...
Maximino........17-01-2008Já não é como no nosso tempo...mas a tradição mantém-se...
Para o ano parece que vai ser a um sábado...uma boa razão para nos podermos encontrar no local...
Não ficaria de bem comigo se não fizesse, também, uma "perninha" no dia do chouriço.Já lá não vou há uns anos ... a automotora, julgo, já não sai das Caldas às 3 e um quarto e já não pára em Óbidos. As aulas, agora, decorrem com toda a normalidade. O regresso também já não é possível a pé, que o trânsito é muito, a "barriguita" já pesa e o coração, mesmo sem estar (ainda) remendado, já não permite grandes palpitações. Vale-nos o Maximino, que nos representa a todos ...Hoje, nem já em casa houve chouriço ... assado!
Orlando Sousa Santos.....17-01-2008
Também me agrada a ideia de lá ir para o próximo ano por que se forem muitos poderão dar-me um empurrão na subida por que a descer já tenho ajuda garantida do Maximino. Curiosamente a última vez que fui ao St. Antão também foi com um grupo da escola nos idos de 64 ou 65 mas ainda não apareceram fotos dessa romaria. Lembro-me que a viagem foi de comboio e que no grupo havia uma colega da columbeira e não me lembro de mais nada.
Linda fotografia! Retrata bem aquela romaria. Parabéns pela iniciativa.Higino.......17-01-2008
Totalmente com o movimento "PRÓ CHOURIÇO 2009". Será um magnifico convívio, e servirá de ensaio para o grande encontro de MAIO.
Santana Marques.......20-01-2008
O Reboleira está enganado, mesmo não havendo os quatro famosos naquela data, mas já havia as flausinas e os baubaus (personagens criadas pelos"Parodiantes de Lisboa) e que já eram ultra modernos. A moda da mini-saia apareceu porque um senhor muito agarrado ao dinheiro e que tinha oito filhas para poupar no material mandou fazer saias curtas para todas. Um especial cumprimento ao Santana
Chaves........21-01-2008então mais ninguém se inscreve PRÓ CHOURIÇO 2009?
Higino.......23-01-2008
Eu já estou inscrito...por natureza...
Só se me acontecesse uma "esgracia"...que não desejo e por isso...faço uma oração ao Santo Antão...para que me proteja...(só não ponho uma fitinha ao pescoço...!!!)
Maximino.........25-01-2008Só se me acontecesse uma "esgracia"...que não desejo e por isso...faço uma oração ao Santo Antão...para que me proteja...(só não ponho uma fitinha ao pescoço...!!!)
Que legal a foto no Sto Antão, muitas caras conhecidas, meu irmão António Lopes, meu primo Ascenso. De outros lembro o nome mas outros só o rosto. Abraços a todos do Duarte Lopes (Serralheiro) Irmão de Joaquim Lopes e António Lopes.
Duarte Lopes........28-02-2008
Adorei este blog. Grande Ventura, só ele.
Sou a irmã dos Lopes a Ermelinda. Mas vou dizer que essa data está errada, pois nesse ano meu irmão Joaquim estava na tropa. Prisioneiro na India, um grande abraço para todos os foliões.
O meu grande amigo Francisco Lemos já não faz parte dos vivos. Já faleceu à quase 20 anos.
Ermelinda Lopes........28-2-2008Sou a irmã dos Lopes a Ermelinda. Mas vou dizer que essa data está errada, pois nesse ano meu irmão Joaquim estava na tropa. Prisioneiro na India, um grande abraço para todos os foliões.
O meu grande amigo Francisco Lemos já não faz parte dos vivos. Já faleceu à quase 20 anos.
Olá a todos, hoje tenho uma notícia triste, o meu Irmão António Lopes que está ao lado esquerdo do David, faleceu no dia 26 Julho.
Ermelinda Lopes......27-08-2009
É para dar os meus sentidos sentimentos à Ermelinda ao Jaquim e ao Duarte . Fui um grande amigo do Toino, tanto na bola como em camaradagem. Na bola ele era o guarda redes e pode-se dizer que fazia bem o seu papel. Como companheiro dos três irmãos chegamos a ir à Lagoa Parceira onde eles tinham a casa e o terreno e era uma boa caminhada. Aos poucos lá vamos ficando pelo caminho é sempre uma tristeza ver um antigo colega partir. Bem hajam
Chaves............28-08-2009
Sem comentários:
Enviar um comentário