terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Santo Antão de 1961

Dia 17 de Janeiro manda a tradição que se suba ao monte da capela de Santo Antão (Óbidos) e se coma o chouriço assado, regado com uma “pinga” a condizer.
Nos nossos tempos de Escola, o ritual era cumprido à risca conforme se pode observar pela foto que nos chega através da Alda Marques e nos recorda o Santo Antão de 1961.
Só há aqui um pormenor que me intriga, Como é que se podia ir para uma festa daquelas de gravata?


José Ventura

Comentários:
É dia 17 (dezassete...!!!)...
nós mudámos mas o Santo Antão continua no mesmo dia...
no mesmo lugar...
na mesma alegria...
À nossa espera...!!!
Eu como habitualmente (mas agora só a água...!!!)...vou estar presente...
Se alguém me quiser fazer companhia, terei muito gosto em dar-lhe um abraço...

Maximino.....15-01-2008

Só vou contigo Maximino se me levares ao colo ou então às cavalitas! É que o meu coração apesar de remendado já não aguenta uma subida daqueles.
Higino......15-01-2008
No topo. Bernardo,-Nobre do Campo,-Zé Oliveira. Entre outros; os irmaos Lopes, o Jaquim e o Toino,O David,Lino Branco,o Santana,o Jaquim de Peniche,o Chico Lemos o engravatado Coutinho e Eu.Se a memoria nao me atraiçoa,lado a lado está o meu colega da instrução primaria o Chico Caetano que já nos deixou, e a sua namorada Isabel. Eu digo namorada porque ali começou o namoro que deu em casamento Podem corrigir
Chaves.........15-01-2008
Vá lá Higino força...com um coração recauchutado...e com medo...???
Às cavalitas não te levo...mas posso sempre dar-te uma ajudinha...quando viermos a descer...!!!
Um abraço e até amanhã dia 17...no alto do Santo Antão...!!!
Maximino.......16-01-2008
Sou uma das fotografadas (a de pescoço esganiçado)e sinto-me incapaz (com muita pena) de reconhecer a larga maioria dos colegas. Achei interessante o reduzido nº de raparigas naquele grupo. Bem diferente do que, felizmente, acontece hoje...
Fernanda Tonelo......16-01-2008
Ó Maximino tu tens um coração de manteiga mas para descer todos os santos ajudam, incluindo o Stº. Antão que é protector de outros animais mas que não consegue proteger um certo suíno que está as portas da morte e que vou ajudar a comê-lo com o meu primo Mapril Higino na terra dos nossos avós -meus e dele- a Fanadia. Contudo como a tua ilusão é a de um dia bem passado entre amigos espero que apareça alguém da malta -como se diz agora -!Um abraço e até breve.
Higino......16-01-2008
Olhando bem para a indumentária e os cabelos bem penteados deste pessoal dá para perceber que afinal os «fabulous four» isto é, John, Paul, George e Ringo, ainda não faziam parte dos idolos desta malta. Os festivais de Woodstock e de Monterrey não eram nem projectos. As flores ainda não estavam nos cabelos das meninas. E mini-saias nem se sabia o que era. Fomos nós que cerca de meia-duzia de anos mais tarde fomos apanhados na revolução dos novos usos e costumes. Este pessoal vai-me perdoar, mas francamente, ir de gravata para o Santo Antão!!! Não lembra o diabo.
J.L.Reboleira Alexandre......16-01-2008
Amigo Reboleira Alexandre...desculpe lá a gravata...
Aquilo era gente fina...e gente fina é outra coisa...
Mas a foto deve ter sido feita logo à chegada...até aposto que à vinda...a maior parte vinha descamisados e desengravatada...e um ou outro talvez até..."algo pingado"..!!!
Era uma malta "porreira" a malta do nosso tempo...!!!
E malta "avisada"...até levaram "as caninhas" para ajudar à descida...!!!
Então... vêmo-nos (alguns...) amanhã...!!
Maximino.........16-01-2008
Chegou o 17 de Janeiro e não vou ao Sant’Antão. É pena, porque a companhia promete ser animada. Fiz a peregrinação uma vez e ficou-me marcado para sempre. Na altura, já não se celebrava o «santo chouriço» de fato completo e gravata, mas a devoção era a mesma. Para os romeiros deste ano, desejo coragem na subida e discernimento na descida. E que os rituais se voltem a cumprir!
Artur R Gonçalves........17-01-2008
O ano da fotografia não está correcto, creio ser de 58 ou 59, pois em 61 eu já estava na Marinha à muito tempo. Aproveito para dizer que reconheço na foto o Bernardo (c/gravata branca),ao seu lado esq. o Nobre do Campo, à sua frente o António Lopes e o David, de boné o Oliveira. Ao lado da menina da drt. está o Caetano. Na última fila lado esq. da foto creio ser o Pancrácio, e a 3ª cabeça lado drt. parece-me ser o Jaime do Paúl.
Um abraço. José Santana Marques.....17-01-2008
Certamente o único ex-aluno presente (mas invisível...) é o fotografo, de qualquer modo, talvez que as fotos lembrem memórias passadas dos que subiram ao Monte do Santo Antão em tempos idos...
Já não é como no nosso tempo...mas a tradição mantém-se...
Para o ano parece que vai ser a um sábado...uma boa razão para nos podermos encontrar no local...
Maximino........17-01-2008
Não ficaria de bem comigo se não fizesse, também, uma "perninha" no dia do chouriço.Já lá não vou há uns anos ... a automotora, julgo, já não sai das Caldas às 3 e um quarto e já não pára em Óbidos. As aulas, agora, decorrem com toda a normalidade. O regresso também já não é possível a pé, que o trânsito é muito, a "barriguita" já pesa e o coração, mesmo sem estar (ainda) remendado, já não permite grandes palpitações. Vale-nos o Maximino, que nos representa a todos ...Hoje, nem já em casa houve chouriço ... assado!
Orlando Sousa Santos.....17-01-2008
Também me agrada a ideia de lá ir para o próximo ano por que se forem muitos poderão dar-me um empurrão na subida por que a descer já tenho ajuda garantida do Maximino. Curiosamente a última vez que fui ao St. Antão também foi com um grupo da escola nos idos de 64 ou 65 mas ainda não apareceram fotos dessa romaria. Lembro-me que a viagem foi de comboio e que no grupo havia uma colega da columbeira e não me lembro de mais nada.
Linda fotografia! Retrata bem aquela romaria. Parabéns pela iniciativa.
Higino.......17-01-2008
Totalmente com o movimento "PRÓ CHOURIÇO 2009". Será um magnifico convívio, e servirá de ensaio para o grande encontro de MAIO.
Santana Marques.......20-01-2008
O Reboleira está enganado, mesmo não havendo os quatro famosos naquela data, mas já havia as flausinas e os baubaus (personagens criadas pelos"Parodiantes de Lisboa) e que já eram ultra modernos. A moda da mini-saia apareceu porque um senhor muito agarrado ao dinheiro e que tinha oito filhas para poupar no material mandou fazer saias curtas para todas. Um especial cumprimento ao Santana
Chaves........21-01-2008
então mais ninguém se inscreve PRÓ CHOURIÇO 2009?
Higino.......23-01-2008
Eu já estou inscrito...por natureza...
Só se me acontecesse uma "esgracia"...que não desejo e por isso...faço uma oração ao Santo Antão...para que me proteja...(só não ponho uma fitinha ao pescoço...!!!)
Maximino.........25-01-2008
Que legal a foto no Sto Antão, muitas caras conhecidas, meu irmão António Lopes, meu primo Ascenso. De outros lembro o nome mas outros só o rosto. Abraços a todos do Duarte Lopes (Serralheiro) Irmão de Joaquim Lopes e António Lopes.
Duarte Lopes........28-02-2008
Adorei este blog. Grande Ventura, só ele.
Sou a irmã dos Lopes a Ermelinda. Mas vou dizer que essa data está errada, pois nesse ano meu irmão Joaquim estava na tropa. Prisioneiro na India, um grande abraço para todos os foliões.
O meu grande amigo Francisco Lemos já não faz parte dos vivos. Já faleceu à quase 20 anos.
Ermelinda Lopes........28-2-2008
Olá a todos, hoje tenho uma notícia triste, o meu Irmão António Lopes que está ao lado esquerdo do David, faleceu no dia 26 Julho.
Ermelinda Lopes......27-08-2009
É para dar os meus sentidos sentimentos à Ermelinda ao Jaquim e ao Duarte . Fui um grande amigo do Toino, tanto na bola como em camaradagem. Na bola ele era o guarda redes e pode-se dizer que fazia bem o seu papel. Como companheiro dos três irmãos chegamos a ir à Lagoa Parceira onde eles tinham a casa e o terreno e era uma boa caminhada. Aos poucos lá vamos ficando pelo caminho é sempre uma tristeza ver um antigo colega partir. Bem hajam
Chaves............28-08-2009

Sem comentários: