domingo, 21 de setembro de 2008

Grande Acampamento da Juventude - 1970




















Foi dos acontecimentos mais extraordinários que foram realizados na nossa cidade, mais propriamente na Mata, nos dias 13 e 14 de Junho.
"Pagina 1" Grande programa de rádio, que salvo erro, era transmitido pelo Rádio Clube Português, e onde imperavam grandes locutores como Joaquim Furtado, entre outros.
Este programa de grande qualidade, transmitia sobretudo e promovia a nova música portuguesa e os seus novos interpretes.
Foi este programa, que era ouvido pela grande parte dos jovens portugueses, que promoveu este grande acampamento nacional, trazendo a nele actuar nomes como, Paulo de Carvalho, Os 1111, com José Cid, Manuel Freire, Carlos Mendes, José Afonso, José Jorge Letria, Adriano Correia de Oliveira, Fernando Tordo, Padre Fanhais e tantos outros.
A Juventude aderiu em massa. Jovens de todo o país vieram ate cá.
As fotografias mostram um fotógrafo (?) trajado à época (Jorge Sobral), podendo ver-se ainda várias caras da nossa escola dançando ao som do conjunto Pop Five. Pedro Freitas, Ela, David filho, Luísa Pimenta, Teresa Robim.
Escusado será dizer que este tipo de encontros enquadrava na necessidade que os jovens tinham de encontrar alternativas às formas tradicionais e controladas de convívios onde imperavam rígidas normas instituídas pelo Ministério da educação do Estado Novo.
A verdade é que os jovens acabavam também eles por encontrar novos conceitos de convívio e de elevar o que de progressista havia em Portugal, nomeadamente na música.
Foi uma jornada inesquecível.
Nada voltou a ser igual para os jovens que neste acampamento participaram.
As Caldas voltavam a estar no topo das iniciativas culturais nacionais, desafiando o poder instituído.

Jorge Sobral
Comentários:


De volta depois de umas mini-férias na Peninsula de Gaspé, apenas a 1000 Kms de Montreal, onde descobri que afinal o bacalhau lusitano, além da Terra Nova, vinha muito do Québec igualmente. Mas apenas o de superior qualidade, pois o outro partia para os escravos do Brasil e das Caraíbas. Viagem maravilhosa por espaços imensos, com a descoberta de um autêntico museu vivo sobre a história da pesca e comércio do bacalhau. Como o telemóvel ainda não funciona naqueles sitios o portátil que levei tornou-se inútil. E água em casa só a dos poços artesianos. Voltando ao artigo do Sobral se os nomes nos são familiares, já o evento em si está completamente deleted da minha memória. Era época de exames em Lisboa.
Quanto ao «salvo erro» que ele menciona, o programa não era do Rádio Clube mas sim da Renascença e o locutor da época dava pelo nome de Adelino Gomes. Um dos nossos maiores radialistas da altura e talvez de sempre. Era por mim religiosamente escutado todos os dias da semana a partir das 19;30, se não me engano, no que a hora concerne.As fotos que junto referem-se uma á relação que existe entre o bacalhau de Gaspé e os povos do Mediterrâneo e a outra às rotas marítimas do mesmo.


José L. Alexandre ......28-09-2009

Era o Adelino Gomes e o José Manuel Nunes.
Anónimo.......06-10-2008

Este foi um acontecimento importantíssimo e mostra que as Caldas estavam, nessa altura, na rota desses acontecimentos. Obrigado ao Jorge Sobral pela evocação.
Quanto ao Página 1 era efectivamente na Renascença das 19h30m às 21h com o José Manuel Nunes, não me lembro do Adelino Gomes fazer programas musicais na Renascença nessa altura.
Eu ouvia pouco o Página 1 porque entre as 19 e as 21 horas, de 1965 a 1972, o Rádio Clube em FM apresentava o que foi, sem concorrência, o melhor programa de Rock e Pop de sempre na rádio portuguesa. Chamava-se "Em Órbita" e era apresentado pelo Cândido Mota.

J.J..........14-10-2008

1 comentário:

Alberto Conceição disse...

Olá , eu estive neste acampamento, era um ouvinte assídoo da RR em FM e também do pagina 1, lembro-me perfeitamente, trabalhava de turno na Lisnave, tinha 19 anos e um amigo meu convenceu-me a ir. Posso garantir que para a época foi muito avançado, as musicas estrangeiras na época que eram frequentemente passadas eram "Yelow River" dos Crewdence Clear Water Revivel.E haveria tanto a contar desse episódio. mas escrevi aqui porque procurava efetivamente notícias sobre este evento e dei com isto, os meus parabéns ao autor. O meu nome é Alberto Conceição.