sexta-feira, 12 de junho de 2009

O exame da bicicleta

Ao dar mais uma limpeza á minha papelada antiga olhem só o que encontrei?
O tão comentado “exame da bicicleta”, ponto de exame creio que do meu 5º ano do Curso Comercial, 1969.
Como já vai sendo tempo de dar o meu contributo para o blogue aqui estão as imagens que digitalizei e que incluem a correcção, para assim reavivar a cultura geral da rapaziada da época.
Cultura geral que alguém definiu como sendo “o que nos resta depois de termos esquecido tudo aquilo que aprendemos”.
Nessa época, a nossa, não se formavam Engenheiros ao domingo… nem haviam as “novas oportunidades”… da autoria desses mesmos engenheiros, que não servem para mais do que melhorar as estatísticas
Será que esses engenheiros conseguem resolver algum dos problemas ali colocados?

Creio que a malta daquele tempo vai achar piada e mais uma vez reviver o passado.

Humberto Fidalgo

Comentários:
O mês dos santos populares é também o mês dos santos exames. A quadra é assim propícia ao confronto de provas dos tempos da outra senhora e das provas da senhora dos tempos actuais. Em 1969 já me tinha libertado das Ciências Físico-Naturais. Escapei então ao tal «exame da bicicleta» e escapo agora. Não terei, com certeza, nenhuma «bicicleta» a manchar-me a reputação. Sou incapaz de ler seja o que for no enunciado tão providencialmente preservado para a posteridade. Nem as lentes progressivas nem zoom activado ao máximo me livra do nevoeiro que teima em toldar todo o enunciado escrito...
Artur R.Gonçalves.........15-06-2009
Caro Humberto Fidalgo, nos anos 50's, não se faziam exames aos Domingos, mas... lá se conseguia apanhar o teste do mesmo exame o que iria dar no mesmo. Eu tive um professor de Português "Matos" que nos permitia copiar e até levar o dicionário ou algo mais, pois segundo o seu critério quem fosse "burro" nem sequer sabia copiar. Já agora,os bancos também estão fechados aos domingos e aplicando a canção antiga do marinheiro, loiro estrangeiro que levou todo o dinheiro, para a outra costa do mar.Eu sei fazer o problema da bicicleta, mas como só ando de carro não digo.
Chaves............20-06-2009

Sem comentários: