quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A “Escola” foi à praia

Em tempo de verão vem a propósito estas fotografias, a de cima enviada pelo Fernando Pacheco de Lisboa, onde recorda o verão de 70.
Não reconheço muita gente mas o Filipe Domingos, em baixo 2º da direita, de certo dará uma ajuda em identificar os banhistas e até as circunstâncias em que esta foto foi obtida.

A outra fotografia, em baixo, é dos anos sessenta e vem do álbum do João Galrão e a dificuldade de identificar os veraneantes é a mesma.

José Ventura

Comentário:

Basta ver estas duas fotos para compreender como as mudanças aconteceram rápidamente de 60 para 70.
Na de baixo o jovem com a T-Shirt estilo Capitão Fiúza, marinheiro lusitano da série do Cavaleiro Andante, a quem só falta mesmo o boné, ( quem se lembra deste herói dos mares?) será certamente o namorado da bela garota a seu lado. Por baixo deles pode apreciar-se a presença de elementos, certamente da mesma familia.

Na foto de cima, passados apenas 10 anos, qual sacrilégio, as miúdas iam sòzinhas para a praia com os rapazes, pese no entanto o facto de para a posteridade terem ficado bem separadas deles.

A indumentária também se pode ver que mudou radicalmente, para melhor evidentemente.

A influência dos anos sessenta passa toda por aqui.

J.L.Reboleira Alexandre.........13-08-2009

Na segunda foto identifico a Guida, a Solange, o Carlos Galrão e o Rudolfo (para além do João Galrão).
Não sei quem é a pequenita.

Anónimo.............13-08-2009

Publicadas isoladamente, cada uma das fotografias ofereceria de per si muitos elementos curiosos a comentar: as poses, os trajes, os cenários. Só que o inusitado da segunda acaba por ofuscar as potencialidades da primeira. É que, ir à praia de vestido estampado às flores, ainda vá que não vá, agora fazê-lo de pulóver ou de fato e gravata é que não lembraria ao diabo. A influência dos anos 60 (referida pelo J.L.) só começou de facto a surtir efeito entre nós a partir dos anos 70. Muito de mansinho, muito timidamente, com todo o vagar do mundo.

Artur R. Gonçalves...........13-08-2009

Só posso comentar em relação à foto de cima.
As circunstâncias da foto, para ser franco já não me lembro, embora fosse do tempo em que andei a tirar o 7º ano de praia, namoriscando aqui, namoriscando ali, aquilo que fazíamos à época na idade que tínhamos.
Na fila de baixo da esquerda para a direita temos: Luís Frutuoso, Alonso, Pacheco, O Je e o Ramalho.
Em cima e pela mesma ordem: Mulher do Marques da Silva, A irmã do Camané, Elisabete, Anita (uma grande amiga infelizmente já falecida) e a Mila.

Filipe Domingos......15-08-2009

1 comentário:

Fernando Lus Pacheco disse...

A foto de cima não foi no verão de 1970, mas sim no verão de 1966.
Os nomes estão todos certos, menos o Je, que é o Filipe Domingos