segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Batas brancas no Parque

Esta magnifica fotografia, enquadrada com o fundo dos Pavilhões do Parque e do Salão Ibéria, vem do álbum da Lurdes Peça, finalista da Formação Feminina em 1969. As meninas devidamente “equipadas” com a bata branca são; em pé, a Graça Várzea, a Helena, a Clarisse, a Irene, a Maria de Jesus e a Elisa. Em baixo, A Dolores, a Lurdes Peça, a Graça Bento, a Elisabete Pinto, a Victória e a Lurdes Norte. Por detrás da “objectiva” estaria provavelmente a Ana Cândido pois é a que falta na turma. Zé Ventura
Comentários:
Se Eric Rohmer tivesse passado pelas Caldas nesta altura não seria de certeza Laurence de Monaghan, que em 1970, teria ficado famosa, com o seu mítico «le genou de Claire» que pudemos ver na altura, talvez no Condes, talvez noutro qualquer salão da capital do império, e hoje revemos com uma certa nostalgia. Ao ver e apreciar todos estes belos «genoux» acariciados pelo ameno clima do Oeste, teria de certeza posto de lado o «cast» projectado, e repito, Claire teria sido caldense.
O ZV, e outros que poderão aparecer por aqui, dirão se tenho ou não razão sobre a «qualidade» dos joelhos destas garotas ! J.L.Reboleira Alexandre...........10-11-2009
Olá!
Por detrás da Graça Várzea ainda se pode ver um bocado da fachada do cinema "Salão Ibéria", lembram-se?
Beijinhos a todos.
Lurdes Peça..............10-11-2009
Geralmente não comento fotos dos anos 62 ou 63 para a frente, apesar de ter casado com uma aluna que acabou o Comercio em 67, porque fui para Angola e em 66 para o Canadá. A Lurdes Peça e também o Z.V. mencionam o Salão Ibéria como sendo o edifício atrás da foto, o que eu penso que não, pois ele parece estar um pouco encoberto com a vegetação por detrás da Irene e da Maria de Jesus na direcção do coqueiro. A casa maior que se vê era o principio do edifício que continha a vida de Jesus a caminho do Calvário tudo em cerâmica e que agora se encontra no Museu e a outra mais pequena do lado esquerdo, tinha sido uma arrecadação do Sporting clube das Caldas (hoquei), pois o ringue de patinagem era quase em frente. Por detrás desse edifício morava um dos guardas do parque com a esposa e que se chamava Celestino, que caminhava com uma bengala. Ainda do vosso tempo, mas talvez não se lembrem, quase em frente da entrada da ponte da ilha havia uma casa redonda muito bonita e que também servia para arrecadar os patos. Os guardas na altura eram o Chico Cesar e o Enxuto mais tarde o Frederico que por ser mais novo corria muito atrás de nos que íamos (desviar as ameixas vermelhas que haviam em abundância no parque). Se a memoria não me atraiçoa o nome da dita casa redonda era (o casal Seromenho).Se houver alguém dos 50's que diga algo pois eu posso estar errado. Chaves..........11-11-2009

O edifício referido por mim e pela Lurdes Peça como sendo o salão Ibéria é o que se vê (mal) ao lado dos pavilhões do parque.O Chaves refere o que fica no lado direito. Aproveiro para inserir dois postais do mesmo local, de épocas diferentes como se pode observar pela fachada do Salão Ibéria.

Amigo ZV e L.Pessa,como era mencionado que o Salão Ibéria ficava por detras da Graca Varzea eu olhava e não o via, mas hoje com a minha lupa,lá esta ele. De qualquer maneira valeu a pena pois o Zé, mostra-nos estas duas belezas de fotografias que provavelmente muitos de nós não viamos há muito tempo. Zé já agora talvez encontres ai no teu album alguma fotografia da tal casa redonda em frente à ilha e o tal pequeno lago perto dos campos de ténis conhecido por lago das rãs. Obrigado Chaves........11-11-2009 O Joaquim Chaves fala na casa redonda que eu não me recordo, mas das outras coisas lembro, das ameixas vermelhas mesmo onde as meninas de batas brancas estão na foto, eu até penso que a razão da Lurdes e as outras meninas estarem sentadas na foto é só para disfarçar para que o Celestino ( Perna Macouca) não dar com elas a comer as ameixas que ele sempre guardava. Quanto ao ring de patinagem tenho boas recordações dele uma que eu quando era “novito” aprendi a patinar com uns patins que eram do Michael e depois os meus pais viram que eu gostava de patinar compraram-me uns patins e naquele tempo não havia muitos que os tivessem, ainda cheguei a treinar os guarda redes do S.C.das Caldas, também me recordo de ver a equipa do Futebol Clube do Porto jogar contra a equipa das Caldas para a taça de Portugal. Tudo isso acabou, agora a casa de arrecadar os patos não me lembro, mas isto até é um bom exercício á nossa memória. Um abraço a todos. António Abilio………13-11-2009 A "namorada" confirma que era ela que estava por detrás da "câmara". Uma máquina enorme, de qualidade bem boa, para a época, e uns olhos vivos, que ainda hoje mantêm o gosto pela fotografia. Orlando Sousa Santos.......13-11-2009 É só um reparo sem pretensões educativas, desculpa amigo Chaves, mas sou Lurdes Peça, com "c" e com cedilha, pois é o apelido do meu pai e consta nos registos de família. Cumprimentos Lurdes Peça........16-11-2009 Penso ser este o lago das rãs, referido no blog dos alunos da escola B.Pinheiro. Não fui aluna da v/escola, mas visito sempre com prazer o v/cantinho, cheio de recordações da juventude. O lago das rãs, com a tal casa redonda, á direita; nessa casa havia alguns, brinquedos, deixados pelos refugiados da II guerra, lembro-me especialmente, dum automóvel a pedais Cumprimentos (fotos publicadas em http://www.prof2000.pt/users/avcultur/Postais2/CaldasRainha/105CaldasRainha.jpg ) Maria Fernanda Batalha...........16-11-2009 Obrigado à M.F.Batalha pelas duas fotos do parque antigo, que eu me lembrava e que foi (em minha opinião) um erro terem sido demolidos pois eram lindos e faziam parte da historia do nosso parque. Á colega Lurdes Peca (outra vez sem cedilha) as minhas desculpas mas é que eu comprei ai no Zé um teclado português e mesmo carregando nos devidos botões dão-me sempre sinais errados, talvez eu tenha que pagar um bilhete ao Zé para ele vir cã arranjar isto. Agora essa dos dois SS, é um erro se calhar devido ao nome do locutor Fernando Pessa. Podem-me corrigir a vontade, pois agora já nem sei português nem inglês e ate agradeço não se esqueçam de visitar o Blogue “Águas Mornas” há lindas fotos antigas e modernas Bem hajam. Joaquim Chaves.......19-11-2009 Olá Quim, depois de ler o teu comentário e ver o teu dilema talvez tenhas uma alternativa antes de trazeres cá o Z.V. o que daria muito prazer. Há uma maneira de pôr todos os acentos em português mesmo na nosso teclado Canadiano se visitares o site http://www.scribd.com/doc/2151854/Quick-Reference-Guide-Computer-Shortcuts-Special-Characters lá encontras todas as combinações desejadas, por exemplo se carregares nas teclas Alt,zero,2,3,1 sempre a carregar no Alt enquanto teclas os números verificas que escreve ç assim como Alt 0227 =ã, etc, experimenta, isto claro sem tirar a oportunidade do amigo Z.V. vir ao Canadá. Se te puder ajudar estou sempre às ordens. (905-457-6235) ou trluz@rogers.com um abraço amigo. Antonio Abilio........20-11-2009

Sem comentários: