quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

As meninas foram ao parque

As meninas do 2º Ano da Formação Feminina de 1963, foram até ao parque para tirar estas fotos que se publicam e vêm do álbum da São Venda.
Ao ver estas imagens das meninas todas “fardadas” com a bata branca, fico a pensar nas mudanças operadas nesta meia centena de anos.
Como reagiria a classe estudantil se as batas voltassem a ser uma obrigação?

Comentário:

É caso para perguntar…
Então São, quem são estas brancuras?
Só ficamos a saber, através das fotografias, que eram lindas, especialmente… hum, esta e, e, e, hum, hum… aquela, e… que certamente continuam a ser pois o que é belo dificilmente se transforma com o tempo.
A esta pergunta só a São Vendas e as outras meninas poderão responder com acerto. Embora sejamos do mesmo tempo a minha memória só fixou o que provoca uma emoção estética relegando para o esquecimento os nomes das “obras perfeitas”. É, a idade não perdoa!

Quanto à observação do Zé sobre o que diriam as estudantes de hoje sobre usarem batas?, não saberei responder porque já naquele tempo era discordante do seu uso.
O uso das batas poderia ter várias explicações tais como:
- Poupar os vestidos que eram usados por baixo;
- Esconder as belezas que se adivinhavam por sob a bata;
- Demonstrar que quem as usava eram estudantes e por isso superiores intelectualmente;
- Aberração dum sistema politico caduco;
- … e, eu sei lá que mais…
Mas que lhes ficavam muito bem, ai isso ficavam.
Que venham outras opiniões.
Um abraço

A. Justiça........05-02-2010

Ao ver estas lindas meninas todas de branco vestidas e depois de ler o comentário do Justiça há que fazer «justiça» às cabeças bem pensantes do anterior regime.

As batas brancas segundo eles, serviam para que ricos e pobres todos vestissem de igual, e as diferenças sociais não fossem visiveis à primeira vista. Se era esta a razão aplaude-se, mas então porque motivo as nossas colegas do ERO também tinham batas? Mais exóticas, diga-se.

Sinais dos tempos, por aqui está-se de novo a impôr lentamente o regresso ao uso de uniformes para todos os alunos do primário e secundário, seja ele público ou privado. O privado sempre exigiu os uniformes brancos, amarelos ou de outras côres,para toda a gente .

Como pai, os meus aplausos, como homem não tanto. É que ultimamente era um verdadeiro espectáculo admirar a indumentártia, e o pouco que ela escondia das jovens adolescentes.

Este voltar atrás será afinal retrocesso ou apenas um pouco de bom senso? Vou mais pela última hipótese!

J.L.Reboleira Alexandre......05-02-2010

Este site está espectacular!
Parabéns!

Anónimo.........10-02-2010

Sem comentários: